12º Ciclo: Afilia

Edição Alemã
Série
Número do Ciclo
12
Título Original

Die Aphilie

Grande Ciclo
Episódio Inicial
700
Episódio Final
799
Quantidade de Episódios
100
Publicação na Alemanha
1975–1976
Época da Narrativa
3580–3583
Duração da Narrativa (Anos)
4
Salto Temporal Inicial (Anos)
120
Edição Brasileira
Título

Afilia

Publicação no Brasil
2003–2006
Editora

Sob a influência do sol Medalhão, a Humanidade torna-se insensível. Perry Rhodan é banido pelos afílicos e voa com sua nave de longa distância, a SOL, para tentar alcançar a Via Láctea e quebrar o poder do Concílio dos Sete. Na Terra, afílicos e imunes se unem para tentar salvar o planeta de um abismo espacial. Perry Rhodan desentende-se com Atlan e, em seu voo de regresso à Terra, entra na esfera de influência das superinteligências cósmicas.

Resumo: 

Em 3540, cerca de oitenta anos se passaram desde a estabilização da Terra na órbita do sol Medalhão. Nessa época, é descoberta uma radiação pentadimensional emitida pelo sol que desencadeia nos humanos uma alteração psíquica: as pessoas perdem a capacidade de ter sentimentos, e a lógica torna-se o princípio maior de seus atos. Assim começa o tempo da afilia, da falta de amor. Os portadores de ativador celular são, assim como algumas outras pessoas, imunes à radiação solar, e dessa forma surge um conflito entre os dois grupos. Reginald Bell é o único portador de ativador não imune, e ele planeja um golpe de Estado. Ele ordena a detenção de todos os imunes, condena-os em um processo sensacionalista e os bane a bordo da recém-construída espaçonave de longa distância SOL. A volta à Terra é proibida sob pena de morte aos banidos, e as coordenadas da Via Láctea são retiradas do cérebro de bordo da nave, denominado Sêneca.

Quarenta anos mais tarde, no ano 3580, o regime se fortifica. Somente uma organização clandestina, que se autodenomina Organização Bom Vizinho (OBV), oferece resistência. Roi Danton é o líder do grupo. Bell conduz um regime de terror impiedoso. Em cada ser humano, é implantado um codificador, o chamado CIP, com o qual o governo pode, a qualquer momento, verificar o paradeiro do seu portador. Nas chamadas casas do silêncio, idosos que perderam o valor para a sociedade são segregados. O regime coloca a seu serviço os outsiders, pessoas nas quais a afilia se desenvolvia de maneira especialmente forte, como caçadores dos imunes.

Em agosto de 3580, acontece algo totalmente inesperado: uma insurreição de robôs sem partes de bioplasma. O robô particular de Reginald Bell, Breslauer, causa uma explosão em uma parte de sua positrônica. A onda de choque resultante tem tal influência sobre o ativador celular de Bell que este é libertado da afilia. Ele renuncia ao cargo e passa para as fileiras da OBV.

Na Via Láctea, Atlan cria o Novo Império Einsteiniano (NIE) na nebulosa Punho de Provcon. Com isso, o planeta Gaia torna-se o novo baluarte da Humanidade. Entretanto, a Via Láctea continua ainda sob o domínio dos lares. Quando surge o boato de que os dias de Leticron estariam contados, Atlan envia emissários para toda a Galáxia. Entre eles, está o portador de ativador celular Ronald Tekener, que vive como escravo em Marte. Ele é enviado para Leticron na lua Titã. Leticron aspira à imortalidade, mas logo em seguida é assassinado por seu sucessor, Maylpancer.

Enquanto isso, 38 anos após o exílio da Terra, Perry Rhodan e seus seguidores estão ainda à procura da Via Láctea. A caminho da sua galáxia natal, eles encontram na minigaláxia Balayndagar os keloskianos, que, para surpresa de todos, se apresentam como o povo estrategista do Hetos dos Sete.

Em um voo de reconhecimento na minigaláxia, os terranos destroem por acidente uma máquina vital para os keloskianos, o Altrakulfth. Esse aparelho estabilizava há tempos um buraco negro no centro de Balayndagar. Após a destruição do Altrakulfth, o buraco negro começa a sugar todos os sóis da galáxia. O grande computador dos keloskianos, o Shetanmargt, conecta-se a Sêneca a bordo da SOL, e o mestre-calculista dos keloskianos, Dobrak, embarca junto com mais 45 de seus conterrâneos a bordo da nave de longa distância. Como último recurso contra a derrocada iminente da galáxia, Perry Rhodan decide, por sugestão de Dobrak, adentrar o buraco negro.

Trevor Casalle toma o poder na Terra, e a OBV escapa com seu quartel-general para o Planeta Ovaron, colonizado décadas atrás por um contingente de mulheres não afílicas. Casalle tenta incutir uma pseudolembrança nos humanos, arrasar por completo a OBV e apoderar-se do ativador celular de Reginald Bell. Entretanto, esse plano é frustrado.

Quase todos os esforços do NIE para conseguir ajuda para a Via Láctea dominada falham. Porém, Atlan consegue instituir secretamente uma congregação dos principais povos da Galáxia contra os lares, e é fundada a Coalizão da Dignidade dos Povos Galácticos (COPOG).

Enquanto isso, a SOL resiste bem ao voo através do buraco negro e alcança, por meio de um túnel dimensional, a chamada zona dakkar, um mundo intermediário entre a quinta e a sexta dimensões. Os relógios a bordo já mostram o ano 3581. Pelo Olho de Veludo do buraco negro, a SOL dirige-se para um aglomerado de sóis e planetas. O Olho de Veludo interliga-se a dezoito túneis dimensionais, que desembocam em um igual número de outros buracos negros, sendo um deles o de Balayndagar. Os terranos descobrem que, no balão dakkardim, vivem os zgmahkonenses, uma raça reptiloide beligerante.

Os mutantes da SOL conseguem capturar o zgmahkonense Olw, um dos especialistas da noite. Graças a ele, Rhodan fica sabendo que os zgmahkonenses são o sexto povo do Concílio dos Sete e os verdadeiros senhores do Concílio, que operam no anonimato graças à proteção do balão dakkardim. O sétimo povo não é conhecido por Olw.

Há muito tempo, os doze especialistas da noite foram geneticamente gerados por um dos maiores cientistas zgmahkonenses. Graças à sua imortalidade e às suas capacidades parapsíquicas de controlar o Olho de Veludo, os especialistas foram usados pelos dirigentes zgmahkonenses ao longo dos milênios para controlar povos situados no universo normal e, assim, ir construindo gradativamente o Hetos.

Com uma nave especial capturada dos zgmahkonenses, os terranos ousam uma empreitada de risco: a entrada na galáxia de origem dos lares, de onde eles trazem um dispositivo especial dos keloskianos, o Beraghskolth. Esse equipamento permite a quem o utilizar a passagem pelos túneis dimensionais.

No início do ano 3581, a CS-2, que seguira antes da SOL e da CS-1 de Balayndagar para a Via Láctea, surge secretamente na Galáxia. Seus tripulantes aproveitam o mito de Vhrato, o Enviado Solar, que se difundira ali nas últimas décadas, e espalham o medo e o terror entre os algozes da Humanidade.

Finalmente, consegue-se instalar o Beraghskolth na SOL. Porém, enquanto Rhodan planeja o golpe decisivo contra o Hetos, manifesta-se de forma repentina um novo poder: os últimos koltonenses do balão dakkardim. Gucky é o primeiro a estabelecer contato com Voillocron, como essa manifestação se denomina, e ele descobre dessa forma os últimos segredos do Concílio das Sete Galáxias. De acordo com ele, os koltonenses eram um povo antiquíssimo que compreendeu, há centenas de milhares de anos, antes de seu declínio, o segredo dos buracos negros e dos túneis dimensionais. Logo, seus membros começaram a se desmaterializar, porém procuraram um meio de passar seu conhecimento adiante. Na sua procura, encontraram o povo zgmahkonense. Por meio de influência parapsíquica, fizeram o cientista Galkon Erryog criar os doze seres que receberiam todo o conhecimento dos koltonenses: os especialistas da noite. Por último, criaram Voillocron, uma manifestação de si mesmos.

Em seguida, os doze especialistas da noite encontram-se a bordo da SOL e fecham, com a ajuda de suas capacidades parapsíquicas, todos os túneis dimensionais para isolar definitivamente os zgmahkonenses. Somente para a SOL eles deixam um túnel aberto, para que ela possa deixar o balão dakkardim. Os especialistas da noite deixam a SOL por um miniburaco negro que eles mesmos criaram. Para espanto de Perry Rhodan, Alaska Saedelaere junta-se a eles.

Enquanto os especialistas da noite chegam à sua terra natal, Saedelaere aterrissa no planeta Derogwanien, o mundo natal do misterioso manipulador de marionetes Callibso. Saedelaere resolve devolver a Callibso o Traje da Destruição, que ele recebeu do cyno Schmitt. Porém, Callibso, o atemporal, não aceita de volta o Traje, pois não precisa mais dele. O atemporal relata a Saedelaere detalhes sobre a locomoção por meio da chamada fonte do tempo e exibe uma visão de uma Terra desabitada. No fim do ano 3581, Alaska Saedelaere utiliza a fonte do tempo e volta à Terra, que, para seu espanto, realmente está desabitada. A SOL, que esperava em vão o retorno de Saedelaere, ruma enfim para a Via Láctea.

Nesse ínterim, a Terra segue cada vez mais depressa em direção ao Abismo, um gigantesco redemoinho energético situado no Turbilhão Estelar. Para evitar a catástrofe, forma-se até mesmo uma aliança dos afílicos com a OBV. Porém, esses planos são frustrados por Nathan e sua projeção parafísica, Rafael. Logo surge na Terra a chamada Pílula, uma droga que liberta os humanos temporariamente da afilia. Por trás da distribuição da Pílula e de um plano de longo prazo relacionado com elas para salvar os vinte bilhões de seres humanos, está ninguém menos que Aquilo. Em 2 de setembro de 3581, o superser apodera-se de todas as consciências que ainda se encontram sobre a Terra quando essa, juntamente com a Lua, se precipita no Abismo. Somente alguns imunes deixam a Terra e refugiam-se no Planeta Ovaron a tempo, entre eles Bell e Danton.

Nesse mesmo 2 de setembro, Perry Rhodan alcança com a SOL a Via Láctea e ruma para o Sistema Solar. Lá, o amigo dos pos-bis, Galto Quohlfahrt, fornece uma visão geral da situação na Via Láctea. Em seguida, Atlan e Rhodan entram em conflito, pois ambos têm diferentes opiniões sobre a forma de investir contra os lares. Os keloskianos enganam os lares, afirmando que vieram de Balayndagar por meio de um buraco negro, e desenvolvem por iniciativa de Rhodan o “Plano de Oitenta Anos” para libertar a Via Láctea. Hotrenor-Taak não percebe o joguete dos keloskianos. Enquanto isso, no planeta Wardall, Icho Tolot pega para si o ativador celular da falecida pirata Tipa Riordan.

Após a queda da Terra no Abismo, ela emerge juntamente com Medalhão, Castelo de Goshmo e a Lua em uma região totalmente estranha do Cosmo. Ali, o pesquisador Douc Langur observa casualmente o surgimento do sistema e pousa na Terra. Ele encontra Alaska Saedelaere e outros humanos que não desapareceram durante a passagem pelo Abismo. Esse pequeno grupo tenta alcançar Terrânia. Alaska, Douc Langur, o robô K-2 Augusto e alguns humanos reúnem-se e formam a Patrulha da Terra, para encontrar as outras pessoas do planeta quase desabitado e determinar a sua localização no Universo. O chefe dessa organização é o ex-integrante do governo Jentho Kanthall. Douc Langur, que nada se lembra de sua vida pregressa e não sabe se é ou não um robô, afirma estar em uma missão da Imperatriz de Therm. Porém, ninguém conhece esse nome na Terra.

A contenda entre Atlan e Rhodan ainda continua, mas, quando eles percebem que seus planos encontram pouca aprovação junto aos gaianos, decidem procurar a Terra. Atlan entrega a presidência do NIE para Julian Tifflor, e os dois imortais vão para bordo da SOL.

Durante o voo de regresso, ocorre no planeta Rasterstop o nascimento simultâneo de 27 crianças que estão em contato telepático com os keloskianos. Entretanto, as crianças desaparecem no hiperespaço no prosseguimento da viagem. Quando a espaçonave alcança o Turbilhão Estelar, a Terra já não se encontra mais em suas coordenadas anteriores. Pelo sinal de um sol localizado nas proximidades, os solanenses encontram os fugitivos do Planeta Ovaron. Após o reencontro com Bell e Danton, a tripulação da SOL inicia um novo voo rumo ao desconhecido.

A bordo da SOL, Perry Rhodan consegue de Dobrak as primeiras informações sobre o modelo de “cascas de cebola” das civilizações cósmicas e fica sabendo sobre poderes superiores, as chamadas superinteligências. Elas dominam as concentrações de poder, que podem abranger diversos grupos galácticos. Aquilo é uma dessas superinteligências. Logo em seguida, Gucky consegue fazer contato com um mensageiro de Aquilo, que tenta preveni-lo de um perigo. Entretanto, o mensageiro informa somente um nome misterioso: Bardioc... No seu voo, Rhodan e seus amigos encontram mais povos que estão subordinados à Imperatriz de Therm e ameaçados por uma encarnação chamada Vernoc, como os tbahrgs e os feyerdalenses.

No início de 3582, pousa na Terra uma espaçonave dos hulkoos, que implantam na Noruega um poderoso cérebro denominado Pequena Majestade. Trata-se de uma ramificação da encarnação Clermac, que tenta subjugar mentalmente os seres da Terra. Clermac faz uma visita à Terra e, num contato com Alaska Saedelaere, revela que ele, assim como Vernoc e Shernoc, é uma projeção da superinteligência Bardioc. Alaska consegue vencer o primeiro confronto contra Clermac com a ajuda de seu fragmento cappin. Douc Langur lembra-se de ter trabalhado por muito tempo a bordo de uma gigantesca estação chamada Módulo.

Após um primeiro contato com a Imperatriz de Therm, esta pede a Rhodan que procure a Módulo e resgate dali um dispositivo chamado Comp, que deve conter dados importantes sobre as fronteiras dos territórios das superinteligências Bardioc e a Imperatriz de Therm. Em contrapartida, o terrano receberia as coordenadas atuais da Terra. Contra a resistência dos hulkoos, o Comp é resgatado. Este assume imediatamente o comando da SOL. Em seguida, os guarda-costas da Imperatriz de Therm, os choolks, também entram em cena. Enquanto o recém-nascido senhor da guerra dos choolks assume a luta contra Bardioc, a SOL põe-se a caminho do sistema central da Imperatriz de Therm.

Na Via Láctea, os lares tentam explodir todos os ativadores celulares por meio de um campo de destruição de código genético. Porém, eles só têm sucesso no caso dos ativadores de Runeme Shilter e Nos Vigeland, bem como dos dispositivos espalhados por Aquilo no ano 2326 e até então não encontrados oficialmente. Sem saber, Tifflor é salvo pela cobertura de poeira do Punho de Provcon.

Na Terra, a Patrulha da Terra se vê obrigada a desistir finalmente de sua luta contra a Pequena Majestade e retirar-se do planeta. Restam ainda apenas alguns humanos, que permanecem totalmente sob o controle do cérebro de Clermac.

Ciclos Imediatos
Ciclo Anterior: 
Próximo Ciclo: 
Créditos: 

Capa da edição alemã: Copyright (c) Pabel Moewig Verlag KG.

Capa da edição brasileira: Copyright (c) Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda.

Sinopse básica e resumo do ciclo obtidos da edição brasileira da SSPG Editora. Publicado com autorização expressa da SSPG Editora.