Andrômeda
Galáxia espiral gigante, com um diâmetro de 100.000 anos-luz, constando nos catálogos estelares dos terranos como M-31, distante 1,45 milhão de anos-luz da Via Láctea.
Observação: o valor estipulado originalmente para a distância entre a Via Láctea e Andrômeda no início do 5º ciclo da série não corresponde ao valor astronômico correto na nossa realidade, que atualmente é avaliado em 2,54 milhões de anos-luz; além disso, o diâmetro da galáxia chega na verdade a 220.00 anos-luz.
Dados Gerais
Andrômeda é a maior galáxia do Grupo Local de Galáxias, ao qual também pertence a Via Láctea. Para o tempo de ação atual, ela é, entre outras coisas, a pátria dos tefrodenses e dos maahks. No centro de Andrômeda encontrava-se um transmissor de hexágono solar cuja contrapartida situava-se no centro da Via Láctea. A destruição do transmissor em julho do ano 2405 pelos terranos levou a uma espécie de reação em cadeia, que atraiu mais de 2.000 estrelas afetadas. É chamada de Segunda Galáxia pelos terranos. Ela foi dominada pelos chamados senhores da galáxia e suas hordas. Possui duas galáxias-satélite: Andro-Alfa e Andro-Beta.
Sistemas estelares conhecidos
- Alara, AnAb-6613, Andro-hexágono, Atrun, Big Blue, Donit, Esmeralda, Eyhoe, Gercksvira, G-K 5000, Histo, KA I-4465 Erl-9238, Kraltmock, Kulloch, Luum, Magnetizador, Multika, Nubraton, Ollus, R-345678-C-C, Redeye, Redeye I, Redeye II, Rhabos, Sistema dos Destroços, Sol A, Sol B, Sulvy, Taro, Tefa, Tibot, Três Madres.
Planetas e luas conhecidos
- Alara IV, Ariakh, Bengala, BX-570, Chemtenz, Esmeralda I, Eyhoe II, Eyhoe VIII, Eyhoe IX, Eyhoe XII, Gord, Hathora, History, Hoel, Lando, Lemúria, Luum-2, Luum-3, Multidon, Multika, mundo matriz, Musgur, Ollura, Oskus, Peschnath, Planeta-Museu, Ruargh, Runaway, Sepul, Tamania, Tefrod, Terminal, Thetus, Tibot III, Tockton, Vario.
História
Primórdios
O povo dos hathors desenvolveu-se há 2,5 milhões de anos, em Andrômeda. Por isso, Andrômeda também é chamada de Hathorjan. De uma parte dos hathors desenvolveram-se mais tarde os Guardiões da Luz. Uma outra parte dos hathors retirou-se de volta. 800.000 anos atrás, os últimos 12 Guardiões da Luz defendiam Hathorjan de uma invasão de outro continuum. Apenas Yuga e Marduk Lethos, os mais tarde pais de Tengri Lethos, sobreviveram ao conflito. 50.000 anos atrás, Andrômeda foi dominada pelos maahks.
Os senhores da galáxia
Desde o ano 50.000 AC, a imigração de lemurenses aconteceu pelos transmissores solares construídos pelos engenheiros solares, em um laço de tempo, por incumbência de Agaia Thetin. Os lemurenses designavam Andrômeda como Karahol, como Grande Ilha. A imigração desenvolveu-se em uma fuga em massa diante das feras (halutenses) que esmagaram o império lemurense na Via Láctea. Após a queda do Grande Tamanium, os lemurenses começaram a fugir para Andrômeda, para se propagar sem compromisso, e começaram uma campanha de extermínio contra os maahks. Os últimos guardiões da luz em Andrômeda, Yuga e Marduk Lethos, colocaram seu filho Tengri Lethos em sua Nave da Eternidade em sono profundo e tentaram intermediar entre os povos em guerra, porém foram mortos. Finalmente, os maahks derrotados fugiram, por uma cadeia de estações espaciais, para a Via Láctea. O centro dos esforços de colonização lemurense inicialmente foi Lemúria e mais tarde Tefrod. Derivado disso, os lemurenses em Andrômeda logo designavam-se em geral como tefrodenses. No total, cerca de 50.000 mundos na região central de Andrômeda foram colonizados pelos tefrodenses. Por volta do ano 17.600 AC, os 13 senhores da galáxia (SdG) ganharam o domínio sobre o espaço da colonização tefrodense. Nos milênios seguintes, eles expandiram seu poder sobre toda a Andrômeda e as pequenas galáxias adjacentes. Como base de poder, os SdG construíram a infraestrutura da zona central, entrementes isolada, que foi declarada como zona proibida.
Nota: Os dados literários sobre este tema variam bastante, o valor indicado aqui se baseia nos dados originais contidos no episódio PR287 “20.000 anos antes do ano 2404”, outras fontes falam de 28.000 anos após a fuga para Andrômeda, logo, cerca de 22.000 AC.
Por volta do ano 8.000 AC, os maahks fugitivos se chocaram na Via Láctea com os arcônidas e fugiram após as chamadas guerras de metano pelo transmissor solar de volta na direção de Andrômeda. Lá, eles foram submetidos pelos senhores da galáxia e se estabeleceram como povo auxiliar em Andro-Alfa. Os laurins e twonosers também se tornaram povos auxiliares dos SdG em Andro-Beta. Por volta do ano 1600, os senhores da galáxia em Andrômeda classificaram o povo dos ambulantes, devido ao seu modo de vida e capacidades, como uma ameaça potencial para seu domínio e os exterminaram quase completamente. Os ataques dos laurins no século XXII contra os pos-bis na Via Láctea igualmente aconteceram por incumbência dos SdG. Originalmente, os pos-bis deveriam ser feitos como um povo auxiliar. O domínio dos SdG terminou no início do século XXV, na batalha com a aliança de maahks insurgente e o Império Solar com os pos-bis aliados.
Entrementes
Em seguida veio a hegemonia dos maahks sobre Andrômeda e longas batalhas de sucessão duradouras entre maahks e tefrodenses. Há muito era temida uma derrota e extermínio definitivo dos tefrodenses. Isso resultou, entre outras coisas, para a colonização no Eastside da Via Láctea pelos tefrodenses. O hathor e Guardião da Luz Tengri Lethos conseguiu, juntamente com seus ajudantes, o modular Baar Lun e o oxtornense Omar Hawk, intermediar entre os maahks vitoriosos e os tefrodenses e impediu o extermínio dos tefrodenses pelos maahks. Durante a imbecilização pelo Enxame, uma frota dos maahks apoiou o Império Solar. Os maahks entregaram aos terranos um transmissor de situação. Em contrapartida, ao Concílio dos Sete os maahks mantiveram neutralidade em detrimento do Império Solar (vir a lutar entre maahks e terranos). Independente disso, a evacuação planejada da Terra por meio de transmissor solar para Andrômeda falhou. Na investigação do paradeiro da Terra, foi descoberto a última portadora de ativador celular lemurense, Ermigoa Merota, que, contudo, no curso dos acontecimentos tirou a própria vida. Quando o Hetos dos Sete entre os anos 3460 e 3586 assumiu o domínio sobre a Via Láctea, Andrômeda encapsulou-se sob a liderança dos maahks. Nessa época, um novo tipo de maahk desenvolveu-se com talento psíquico consciente. Através do zekrath eles podiam se comunicar com as consciências conservadas de seus mortos. Um pedido de ajuda do NIE inicialmente foi rejeitado. Durante o reinado de Monos na Via Láctea, o contato entre a Via Láctea e Andrômeda foi interrompido novamente. O Plasma Central dos pos-bis e os halutenses encontraram refúgio comum no sistema estelar Halpora.
Fontes
- PR231, PR251, PR253, PR255, PR257, PR258, PR259, PR260, PR261, PR262, PR263, PR265, PR278, PR286, PR288, PR289, PR290, PR295, PR296, PR297, PR298, PR299, PR375, PR681, PR682, PR683, PR721.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Andromeda”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.