Apaso

Povo inteligente e não humano da Via Láctea, originário do planeta Apas, situado no Eastside galáctico.

Descrição Física


Eles são um dos muitos povos blues.

Sociedade


Tradições e costumes

Costumam usar como fórmula de cumprimento a frase “bênçãos do céu vermelho!” ou “que o céu vermelho o abençoe!”.

Arquitetura

A arquitetura dos apasos não conhece ângulos. Da mesma maneira que os olhos dos blues são capazes de abranger todo o círculo visual, seus edifícios também permitem a visão simultânea para todos os lados. Em outras palavras, a forma circular predomina. As residências, os depósitos, os edifícios de escritórios, todos eles se distinguem pela área, pela altura, mas não no perfil básico.

Tecnologia


Espaçonaves

A forma típica das espaçonaves dos blues é a nave-disco.

Apasos conhecidos


Alguns apasos conhecidos são:

  • Alathuy, Apathuy (chamado de Zodi pelos terranos), Epethultik, Hurut Iirp e Ipotheey.

História


Por volta do ano 7000 AC, uma colônia dos gatasenses foi fundada em Apas. Depois de descobrir o processamento do molkex, os gatasenses puderam exercer mais pressão sobre o antigo mundo colonial de Apas. Por volta do ano de 1850, um grupo de resistência, do qual os apasos faziam parte, estava empenhado em libertar os demais blues do jugo do povo principal, os gatasenses. Para isso, eles levaram vermes do pavor para vários planetas do Westside galáctico. Nos ovos dos vermes do pavor, um fusível de tempo foi instalado, o que permitiu usar sua maturidade apenas em um determinado momento. Em março do ano 2327, um grupo de cientistas terranos encontrou-se com alguns integrantes dessa resistência no labirinto do planeta Eysal. Os apasos, que haviam redescoberto os antigos planos, foram dar uma olhada. Pouco depois, um comando terrano pousou em Apas. Por volta do ano 3300, houve uma epidemia com risco de vida para os apasos, que pode ser curada pela ajuda médica do planeta Tahun. Por causa disso, os apasos se sentiam particularmente ligados a Tahun. Por volta do ano 3587, os apasos conseguiram produzir uma variante artificial do molkex. Esse molkex era até mesmo imune contra as bombas antimolkex. Durante a crise dos orbitantes, inicialmente eles permaneceram não envolvidos, já que não eram inimigos para os orbitantes. No entanto, eles não vieram em auxílio da COPOG com suas espaçonaves recém-desenvolvidas (que teria sido seu dever como aliados) porque eles queriam manter secreto o segredo sobre o molkex artificial. Em 11 de setembro do ano 3587, houve um tremor espacial que atingiu Apas duramente. Apenas as 264 naves de molkex sobreviveram à onda do tremor sem danos. Os sobreviventes fugiram em direção a Tahun. Já na proximidade óptica do planeta, as naves foram completamente destruídas pela prensa do molkex, um terço dos apasos a bordo foi morto, o resto pôde ser resgatado por naves da COPOG.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR166, PR167, PR975, PR1192, PR1309, PR1335, PR1802, PR2548, PR2664, PR2860.
  • Stellaris nº 8, 12.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Apasos”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: