Artefano

Povo inteligente não humano habitante do planeta Tronko Y Artefo, situado dentro do Enxame.

Descrição Física


Eles são seres graciosos, de andar ereto, cabeça grande singular. Um artefano tem uma altura de cerca de 2,20 m. Um olho verde-claro dominava a face inteira. Sobre as pálpebras superiores elásticas e enrugadas, estão os órgãos olfativos e auditivos. Cinco órgãos da fala estão dispostos em série sob a cobertura inferior. O artefano tem dois braços com dedos delicados. Como os artefanos são parapsicamente dotados, os ídolos do Enxame criaram uma radiação de inibição. Os artefanos expressam satisfação por uma forma de O de suas bocas. Os artefanos são capazes de pensar em diferentes níveis simultaneamente. Eles podem influenciar o tempo e tornar os níveis temporais uma realidade. Mas eles não podem usar essas habilidades de maneira controlada.

O sistema social durante o domínio dos ídolos


Os artefanos foram usados pelos ídolos do Enxame para as tripulações de suas espaçonaves. No entanto, como os ídolos estavam com medo de suas capacidades psi, foi desenvolvida a radiação para cobrir todo o planeta e lentamente obliterar a capacidade dos artefanos. Em um único dia do ano, o Dia DIS, a radiação se apagava. O planeta inteiro caía no caos. Aqueles artefanos que haviam perdido sua capacidade eram enviados através dos Portões da Pureza e destinados ao serviço nas espaçonaves dos ídolos. Esses portões eram transmissores. Muitos daqueles artefanos “purificados” que não conseguiam chegar aos portões a tempo ficavam loucos. No Dia DIS, os membros dos outros povos em Tronko Y Artefo eram levados a dormir profundamente, de modo que nada lhes era feito pela fúria parapsíquica dos artefanos. Apenas os chamados Guardiões de Aço, ou seja, robôs dos ídolos, não tinham que recear efeitos negativos. No ano 3443, Tronko Y Artefo, o mundo natal dos artefanos, era governado por três povos minoritários, usados pelos karduuhls: as grandes autoridades (com 3,60 m de altura, que lidavam com a burocracia do governo), as autoridades rastejantes (semelhantes a caracóis, uma casta de mercadores que lidavam com a economia) e as autoridades ambulacrárias (milhares de indivíduos que cuidavam das finanças). Eles baseavam seu poder no Tabora escondido no planeta. Alguns artefanos estavam extremamente insatisfeitos com o governo pelos povos minoritários, já que a economia estava sofrendo com os constantes acidentes de trânsito nas ruas e o governo não estava fazendo nada. Os artefanos formaram “grupos”, especialmente para se preparar para o Dia DIS e realizar rituais de limpeza. Outros interesses também foram perseguidos, por exemplo, havia centenas de milhares de grupos que procuravam o Tabora, a maioria com o fundo patriótico para derrubar o governo. Os chamados “grupos mistos” também toleravam as autoridades em suas fileiras, porém, apenas cinco grupos mistos também eram caçadores do Tabora.

Artefanos conhecidos


  • Hayg, Logyon, Wayar.

História


No ano 3443, um space-jet da nave Capella pousou em Tronko Y Artefo para investigar e finalmente roubar o Tabora. Eles desembarcaram seis dias antes do Dia DIS e contataram um grupo de caçadores do Tabora. No entanto, todas as pistas dos caçadores do Tabora se mostraram erradas. Seguindo o conselho de Arman Signo, o comandante da Capella em órbita finalmente desencadeou um prematuro Dia DIS com hiperimpulsos especiais. A confusão ajudou a equipe de ação sob Perry Rhodan a escapar do cativeiro do ídolo Y'Chatramyr, mas causou um caos total no planeta. Não se sabe se as paracapacidades dos artefanos puderam ser contidas em tempo por uma reativação da radiação de inibição.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR564.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Artefoker”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: