Chaveador temporal
Dispositivo tecnológico, uma arma empregada presumivelmente por Seth-Apophis no ano 424 NCG contra mundos com postos comerciais da Hansa Cósmica. Era uma invenção dos porleyteranos, que mais tarde foi roubada por Seth-Apophis.
Descrição
Os chaveadores temporais não podem ser detectados pelos sistemas de localização convencionais. Em termos de forma e perfil, eles lembram vigas em T ou trilhos gigantescos, bifurcados em uma das extremidades, que são combinadas para formar um Y com uma coloração de brilho dourado, de aproximadamente vinte quilômetros de comprimento. As extremidades das “pernas” ficam separadas por cerca de dez quilômetros de distância uma da outra. Na região das pernas, o material parece desgastado e se projeta numa espécie de névoa radiante, dentro da qual tempestades de energia parecem se enfurecer. Os chaveadores temporais possuem um tipo desconhecido de sistema de defesa, que pode destruir objetos que se aproximam, deixando apenas nuvens de gás. Nenhuma nave ou objeto pode chegar mais perto do que oito quilômetros, senão queima. Teleportadores também eram jogados de volta dessa posição. A barra em T superior tem seis quilômetros de comprimento. A uma distância de milhares de quilômetros, os instrumentos de naves que se aproximam enlouquecem, e a comunicação via rádio fica quase impossível. Os chaveadores temporais são feitos de um material que, pelo menos à distância, lembra uma das características da energia moldada das naves CEV dos lares. Cada chaveador temporal se move pelo espaço sideral a uma velocidade de quase 8.000 km/h rumo a um ponto imaginário no espaço vazio. Os chaveadores temporais inicialmente se mostraram indestrutíveis, diante dos quais todos os sistemas de armas falharam. De uma maneira ainda desconhecida, eles trazem matéria morta e viva, o lixo do tempo, de seiscentos mil no futuro, a partir de um ou mais mundos. Tudo que é trazido se materializa do nada em mundos que são direcionados pelo chaveador temporal como alvo. Todo esse material inicialmente sai claramente no final do trilho, onde causa explosões curtas e quase imperceptíveis. A extremidade do chaveador expele os materiais e, sem nem mesmo materializá-los adequadamente, os repassa para seu destino.
História
Em outubro do ano 424 NCG, Perry Rhodan recebeu uma mensagem de Julian Tifflor sobre notícias estranhas de cinco postos comerciais, incluindo Arxisto, Tolpex e Dawoque-2. Ele falou de mudanças inexplicáveis na paisagem. Um ataque da superinteligência negativa Seth-Apophis foi presumido. De fato, Arxisto foi alvo de um ataque por um chaveador temporal que causou o caos por materializações sem sentido de seres e matéria e forçou a evacuação do posto comercial da Hansa. Simultaneamente, chaveadores temporais apareceram sobre outros quatro planetas. Perry Rhodan foi para Arxisto via passo de distância zero com o Olho de Laire. Um ataque direto ao chaveador temporal com canhões conversores e outros sistemas de armas não obteve êxito. Os outros chaveadores temporais apareceram nos postos comerciais de Tolpex, na Grande Nuvem de Magalhães; Dawoque-2, no setor Arphan-Zor; Warphem, no Eastside; e Serphine-4, na periferia do setor central galáctico. Eles também forçaram a evacuação ali. Pouco depois da evacuação, o chaveador temporal em M-13 deveria ser destruído como parte da missão Ponte do Tempo usando bombas de Árcon e bombas gravitacionais. Perry Rhodan participou pessoalmente da ação. Ele e seus companheiros conseguiram se aproximar do chaveador temporal através de uma “ponte do tempo” formada por dez naves Tsunamis estabelecidas no futuro relativo. A missão não teve sucesso. Todas as bombas e dois acompanhantes de Rhodan foram irradiados para Arxisto juntamente com vários lixos do tempo. Um sexto chaveador temporal foi erigido em março do ano 425 NCG, a dois anos-luz do sistema Vega. Quatorze naves espaciais dos estranhos que Gucky designou como "sawpaneses" estavam ocupadas com a construção. Assumiu-se que as operações dos cinco chaveadores temporais mais antigos fossem apenas testes e que o sexto chaveador temporal atacaria o Sistema Solar. Esse chaveador temporal ficou operacional em 7 de março e realizou dois testes. No segundo teste, duas bombas especiais foram levadas para dentro do chaveador temporal. Anteriormente, Gucky e Ras Tschubai entraram no interior do chaveador temporal e foram transferidos por esse para o continuum a partir do qual o chaveador temporal buscava o lixo do tempo. Os dois mutantes depositaram as bombas ali. O chaveador temporal foi destruído em 9 de março pela explosão das bombas. Os cinco chaveadores temporais antigos permaneceram ativos.
Fontes
- PR1020, PR1022, PR1023, PR1024, PR1031, PR1046, PR1054, PR1056.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Zeitweiche”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.