Cientista (povo)
Povo humanoide da Via Láctea. Eles são um povo colonial dos terranos. Por causa de seu mundo principal Copérnico, eles também se chamam de copernicanos.
Dados Gerais
Após o fim da guerra contra os dolans, muitas alianças de interesses, similar aos livres-mercadores anteriormente, separaram-se do Império Solar. A principal preocupação era a forma de governo e de vida livre e autodeterminada. Os cientistas estabeleceram-se no planeta Copérnico, no sistema Newton, perto do centro galáctico. É um mundo parecido com a Terra com o continente principal Kalup. A forma de governo escolhida era a autocracia individual, significando que não havia dinheiro nem bens pessoais, exceto ideias e projetos. No topo dos copernicanos estava o Conselho Científico. Esse se reunia na capital planetária Utópolis, numa torre rotativa que girava constantemente em rotação e percorria um curso arbitrário pelas ruas da cidade. Os piratas sob Tipa Riordan tradicionalmente mantinham bons relacionamentos com os cientistas. Da mesma forma, os prospectores, incluindo Joak Cascal. São um grupo político terrano independente. Formavam uma liga de homens e mulheres orientados exclusivamente no sentido da ciência, governada por um conselho espiritual. No ano 3430, reunia meia dezena de características político-estatais. Tinham como sede o planeta Copérnico. Estavam divididos em dois grupos. Os dois grupos eram os realistas e os lapalistas. Os realistas conformavam-se com a situação e ofereciam resistência passiva, escolhendo cuidadosamente as pessoas a quem vendiam suas invenções. Esse grupo era dirigido por Cylopher Hepong. O outro grupo, o dos lapalistas, cujo nome vinha do seu chefe, Gerinos de Lapal, era muito mais rigoroso. Com suas invenções queriam alcançar basicamente a mesma coisa que os realistas, ou seja, restabelecer o status quo de um milênio atrás ou criar uma situação parecida. Ambos os grupos queriam a mesma coisa, mas divergiam nos métodos.
Espaçonaves conhecidas
- Doro
Cientistas conhecidos
- Eucherinys de Goombay, Gerinos de Lapal, Hepong Cylopher, Markhor de Lapal (aliás, Kol Mimo), Patricia dela Baree, Pontel Lavony, Taschin Gaszet.
História
No ano 3432, um grupo de cientistas liderados por Gerinos de Lapal introduziu uma nova agenda na física temporal. Depois disso, esse grupo de lapalistas queria fazer experimentos de tempo para restaurar a unidade da Humanidade. A ferramenta para isso foi dada a eles pelo conhecimento dos tefrodenses, que imigraram para a Via Láctea desde o final dos senhores da galáxia. A documentação de construção dos transmissores de tempo dos senhores da galáxia veio depois para Copérnico e, a partir disso, os lapalistas desenvolveram o deformador de tempo-zero após décadas de pesquisa. Perry Rhodan encarregou o agente da Segurança Solar Joaquim Manuel Cascal que impedisse o nascimento do supermutante Ribald Corello com o deformador de tempo-zero dos lapalistas. Mais tarde, um grupo de lapalistas liderado por Markhor de Lapal (também conhecido como Kol Mimo) construiu um segundo deformador de tempo-zero que foi usado para impedir a epidemia da DAP através de um paradoxo temporal. Sob a liderança de Pontel Lavony, o desestabilizador de paraligação de fluxo constante, abreviado para aparelho DPFC, foi desenvolvido em Copérnico como a principal arma contra as naves CEV dos lares.
Fontes
- PR404, PR410, PR411, PR416, PR619, PR657, PR662, PR845.
- RP-96.
- Lepso nº 1.
- O Império Vermelho nº 1 e 2.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Wissenschaftler”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.