Cinturão de asteroides

Formado por pequenos corpos celestes se movendo aproximadamente na mesma órbita em torno da estrela central.

Dados Gerais


Trata-se de uma faixa de fragmentos ou destroços do Sistema Solar formada por milhares de pequenos corpos celestes, que são designados como planetoides ou asteroides, que orbitam o Sol entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Supõe-se disso que haja mais de um milhão de asteroides com um diâmetro de mais de um quilômetro - cerca de noventa por cento dos planetoides possuem um diâmetro inferior a sessenta quilômetros. O maior asteroide é Ceres com um diâmetro de 1.023 quilômetros. Ele foi descoberto no ano de 1801. Até o momento, aproximadamente 3.500 asteroides foram catalogados e numerados. Esse cinturão é o que restou do antigo quinto planeta do Sistema Solar, chamado Zeut.

Sistemas estelares com cinturões de asteroides conhecidos


Cinturões de asteroides com maior ou menor força são muito comuns. Muitos cinturões de asteroides são de origem artificial, o que significa que consistem em corpos planetários que foram destruídos – às vezes intencionalmente.

  • Aariam, Ash, Damorgen, Marcor, Ogretan, Sol, Tennaz, Thorrtimer.

Créditos: 

Fontes


  • PR27, PR450, PR541, PR1343, PR1511, PR1863.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Asteroid”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: 
Verbete Principal: