Comp

Dispositivo computacional da Imperatriz de Therm. É um centro computacional, um banco de dados. No entanto, o Comp não apenas é diferente dos bancos de dados terranos, mas também não se parece com uma coisa que poderia ter sequer o mínimo a ver com processamento de dados.

Estrutura


Em sua aparência externa, ele se parece com uma torre de mais de trinta metros de altura e aproximadamente dez metros de diâmetro, ou seja, um artefato relativamente maciço. A torre, que, aliás, é oca, é composta de um material desconhecido, que mostra possuir uma integridade muito alta, mas não parece ter nenhuma outra característica digna de comentário. Ele é quase escuro, quase preto.

Função


Um Comp é uma unidade de conexão da Imperatriz de Therm, sobre ele a superinteligência está em conexão com seus súditos. O Comp também é um armazenador de dados; na chamada Módulo ele tinha a tarefa de arquivar toda a informação coletada pelos pesquisadores. O Comp possui sua própria inteligência independente e também pode sentir emoções que, no entanto, se concentram exclusivamente nos interesses da Imperatriz de Therm. Além disso, ele tem a premissa suprema de nunca cair nas mãos de um inimigo.

O Comp Negro


No quarto planeta do sistema Yoxa-Sant, Lugh-Pure, nasceu o denominado Comp negro. Esse era um Comp, que se desenvolveu a partir dos filhos mortos e ameaçou tornar-se um perigo para a Imperatriz de Therm. A ameaça foi banida pela grã-mãe superiora de Lugh-Pure, Zamya-Lo, com a ajuda de Gucky e Icho Tolot em abril do ano 3583.

História Conhecida do Comp


O Comp da Módulo

O Comp da Módulo, que caiu na armadilha de Bardioc, perdeu o contato com a Imperatriz de Therm. Foi recuperado por Perry Rhodan e a SOL no início de janeiro do ano 3583. Depois disso, o Comp conseguiu controlar sem problemas a nave-haltere. Ele fez de Joscan Hellmut o primeiro-ordenança do Comp, implantando uma minúscula apara de cristal na parte de trás do pescoço. Assim, Hellmut tornou-se o porta-voz da Imperatriz de Therm, como seu representante, o Comp, se sentia. Apesar de alguma resistência, Rhodan finalmente recuperou o controle da SOL. Seu agente Choolk veio a bordo e assumiu o controle depois de pouco tempo. Ele anunciou que os terranos eram muito imprevisíveis para entrar em contato com a Imperatriz de Therm diretamente e que o Comp deveria ser entregue ao seu povo. O Comp e Choolk a partir de então formaram uma espécie de simbiose. Invisíveis linhas de força passaram por toda a nave. Aqueles que entravam em contato com elas, caíam em frenesi ou simplesmente se tornavam impotentes. Choolk movia-se com sua ajuda através da nave fugindo dos mutantes. Mesmo as paredes e os pisos não eram obstáculo para ele. Embora Rhodan tenha conseguido enganar Choolk, a SOL finalmente teve que se render para uma frota de espaçonaves com a forma de Saturno. O Comp, então, trouxe a SOL assim escoltada para o planeta Alwuurk, na pequena galáxia Alfa-Morvon, onde a tripulação primeiramente se familiarizou com os choolks. Ali, o Comp foi descarregado e entregue aos choolks.

Outro Comp

Em Alwuurk, o Mini-Comp-Dois serviu como computador de grande porte da central de contato local.


 

Créditos: 

Fontes


  • P790, P791, P796, P797, P800, P802.
  • PRC791.
  • Glossário: P800/801.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “COMP”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2
Seção do Site: