Cristal de criipas
Material. Tipo de mineral, um cristal pentadimensional.
Dados Gerais
O criipas, que no idioma dos juelziishs é denominado tlysiniim, é um hipercristal com potencial hiperenergético muito alto. O mineral à base de quartzo é um hipercristal violeta, cuja cor resulta de hiperjatos com comprimento de onda de 411 nanômetros que surgem durante a flutuação do hiperbário e “degeneram” na luz normal. O peso atômico oscila entre 256 e 1024; a “hiperporção” chega até cinquenta por cento. Para efeito de comparação, no hovalgônio é de apenas dez por cento. Uma de suas localizações é o planeta Caiwan, situado na Via Láctea.
História
No ano 1344 NCG, os gatasenses conseguiram estabilizar os cristais de criipas usando o hormônio B produzido pelos jovens blues a tal ponto que 54,3% do grau de eficiência pré-hiperchoque pôde ser alcançada. O cristal modificado dessa forma é denominado tlynosiim. Em meados do século XVI NCG, os epsalenses começaram a construir conexões ferroviárias intercontinentais a vácuo. Para isso, adquiriram grandes quantidades de criipas amplamente utilizados, que serviram como fonte de energia para os supermagnetos do trem.
Fontes
- PR3030.
- Volume Azul nº 14.
- PR-Extra nº 16.
- Atlan-Traversan nº 4.
- Glossário: PR3030.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Hyperkristall”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Criipas). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.