Crônica da Armada
Espaçonave extraterrestre que constitui o registro abrangente da história da Armada Infinita, acomodada em um enorme tetraedro. Por causa de sua superfície escura como breu, composta de um metal desconhecido, é chamada de Pirâmide Negra.
Dados técnicos
Possui mais de quatro quilômetros de altura e está capacitada para voos espaciais com a ajuda de blocos goon flangeados. O seu interior está repleto de inúmeras cavidades imensas, nas quais bilhões de recipientes em forma de caixa abrigam as criaturas chamadas wommes, o verdadeiro meio de armazenamento do material de dados da Crônica. Cada womme possui o conhecimento de um único episódio da história da Armada, que abrange vários milhões de anos. Quando o recipiente dele é aberto, ele expressa seu conhecimento com um forte impulso hipnossugestivo. Grosso modo, um único womme armazena dentro de si o equivalente a um milhão de caracteres armazenados em computador - ou doze milhões de bits. Acredita-se que a Pirâmide Negra contenha pelo menos dez bilhões de wommes. Assim, toda a história registrada da Armada Infinita abrange pelo menos 100 trilhões de bits. A existência da Crônica é bem conhecida entre os povos da Armada, mas ninguém sabe se e por quem ela é usada para obter informações e como novos dados são inseridos nela. O armazenamento de dados históricos nas mentes dos wommes criados especificamente para esse fim é único dessa forma na história conhecida das civilizações técnicas.
Nota: Embora a existência da Crônica da Armada fosse conhecida em todas as unidades da Armada, contudo, não a sua localização. Da mesma forma, pouco se sabe como as informações eram armazenadas nos wommes.
História
Em janeiro do ano 427 NCG, a Pirâmide Negra foi encontrada naufragada por uma expedição da Frota Galáctica no planeta Teia de Aranha. A operação de salvamento planejada falhou porque, ao mesmo tempo, os langquarts, um povo da Armada, estavam tentando se apossar da Crônica. Como um terceiro concorrente, os rebocadores da Armada apareceram das profundezas do espaço e transportaram a pirâmide para um destino desconhecido — um revés para os esforços da Frota Galáctica de Perry Rhodan para obter mais conhecimento sobre a história, recursos e propósitos da Armada Infinita. A história foi escrita pelo próprio Ordoban.
Fontes
- PR1118, PR1119, PR1148, PR1200.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Armadachronik”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de/Armadachronik). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.