Duende
Designação terrana para uma estrela anã branca extinta da Via Láctea. Uma esfera branca de aspecto granuloso e pouco brilhante.
Dados | Valores |
---|---|
Distância para o Sistema Solar: | 40.831 anos-luz |
Tipo espectral da estrela: | Anã branca |
Diâmetro: | 188,67 km |
Massa: | 1 massa da Terra |
Número de planetas: | Nenhum |
Dados Gerais
Seu tamanho é de apenas 188,67 km de diâmetro. É uma estrela anã branca clássica. Essa estrela, igual a todas as outras, originara-se da contração de matéria interestelar. Tinha uma temperatura superficial de dez mil kelvin. Sua massa era semelhante à da Terra. Isso indicava que um centímetro de sua densíssima matéria pesava algumas centenas de quilos e, de acordo com os comportamentos gravitacionais do planeta onde fosse pesada, poderia chegar até várias toneladas. Se fosse possível pesá-la.
História
Foi descoberta em fins de novembro do ano 3440 por duas naves Explorer terranas pertencentes ao Comando de Pesquisa da Herança Lemurense (CPHL), circulando um dos três gigantes vermelhos do sistema estelar que foi chamado pelos terranos de Arquimedes, o Arqui-Tritrans. Movia-se numa órbita ao redor da estrela do vértice Gama a uma distância incrivelmente pequena. Isso dificultou a sua imediata localização pelo pessoal das Explorer. Em outubro do ano 3459, como parte da Operação Bebê Solar, Duende foi retirada de sua órbita ao redor de Gama por uma frota de 187 naves liderada por Atlan, usando raios tratores. Em 28 de outubro do ano 3459, às 12h24, a estrela anã branca foi irradiada para o Sistema Solar. Em órbita ao redor do Sol, ainda dentro da órbita de Mercúrio, Duende passou a formar o transmissor solar Sol-Gêmeo com o Sol, através do qual a Terra e a Lua foram transmitidas para o distante sistema estelar do sol Medalhão, situado no Turbilhão Estelar, em 7 de março do ano 3460. Nos anos seguintes, e em conformidade com o Grande Plano, a estrela anã passou a ocupar a posição da Terra no Sistema Solar, para manter o equilíbrio gravitacional. No ano 3581, o keloskiano Dobrak descobriu que a troca da Terra pela Duende tornara o Sistema Solar inteiro instável que ameaçava submergir a longo prazo. No ano 3583, agentes do NIE notaram um aumento da hiper-radiação da estrela. Eles suspeitavam que Duende estivesse sujeito a um efeito de transmissor e que desapareceria em breve. Isso, no entanto, era uma manobra de engodo dos lares, que queriam montar uma armadilha para o portador de ativador celular Julian Tifflor. Esse, no entanto, foi advertido no último momento por Harno e retornou para Gaia. No decorrer do ano 3585, por iniciativa de Aquilo, Duende se transformou em um buraco negro. Ao mesmo tempo, em paralelo, o sol Medalhão também entrou em colapso e se desenvolveu para um buraco negro. Como resultado, a Terra e a Lua, através de um túnel dimensional que se formou entre Medalhão e Duende, retornaram à sua antiga posição no Sistema Solar em 28 de junho do ano 3585. Assim, o buraco negro Duende foi jogado em alta velocidade perpendicular à eclíptica no espaço vazio interestelar.
Fontes
- PR666, PR667, PR668, PR669, PR670, PR671, PR672, PR673, PR750, PR792, PR848, PR849.
- Glossários (edição impressa): PR698/699, PR700/701.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Kobold”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.