Frota

Grupo de frotas. Com frota ou, mais especificamente, frota espacial, é designado um grupo formado de muitas espaçonaves.

Frotas civis


Todas as naves de uma firma, um consórcio, um planeta ou de uma potência são igualmente designadas como frota. Este conceito pode, pois, ser muito variável. Também a totalidade dos táxis espaciais de um pequeno empreendimento é designado como frota. As espaçonaves de uma frota civil são, por exemplo, transportador, nave mercante, cargueiro, prospectoras, e o que mais se imaginar. O chefe de uma frota é em geral o armador. Entre as frotas mais conhecidas na Via Láctea pertencem as naves cilíndricas dos saltadores. Embora não possuam uma potência militar central, suas naves, contudo, são sim armadas; sua estrutura é no mínimo paramilitar.

Exemplos

Frota mercante

A soma de todas as espaçonaves de um armador construídas principalmente para o comércio.

Frotas militares


Assim como um grande grupo de espaçonaves sob um comando definido como também a totalidade de todas as naves militares de uma potência são designadas como frota. A nave de comando de uma frota é a nave-capitânia. Uma frota espacial consiste comumente de muitos grupos de frotas diferenciados. Quanto a tarefa um grupo pode de tal modo conhecer seu tamanho assim como tal frota. Uma grande frota é feita de muitas frotas avulsas formalmente. Estas frotas avulsas novamente consistem igualmente de grupos avulsos. Pequenos grupos nomeiam-se também esquadra. A nave de comando da esquadra não é designada como nave capitânia, contudo as naves de comando avulsas das frotas avulsas.

Exemplo

  • Frota de defesa; Frota de Execução; Frota Experimental; Frota Explorer; frota doméstica; frota de combate; frota de guerra; frota robotizada; frota especial; frota de tênderes; frota de vigilância.

Comando

Grupos avulsos, pelo tamanho e tarefa, em geral um general ou almirante. Subgrupos, designado exatamente também como flotilhas, um comodoro. A totalidade da frota é comandada por um comando supremo. Uma expressão histórica é por isto almirantado.

Naves auxiliares


Com espaçonaves de grande porte, por exemplo, naves portadoras, é designado a totalidade das grandes naves auxiliares igualmente como “frota”. Esse conceito é na verdade figurativo, contudo, não oficial e não militar. O conceito correto é flotilha. A unidade menor de muitas pequenas naves auxiliares é uma esquadrilha. A ordem de grandeza mais próxima é uma esquadra. Uma ainda tão grande quantidade de naves auxiliares é sempre permanecer uma flotilha. Esquadrilhas, esquadras e flotilhas não têm nenhuma nave capitânia destacada apenas naves de comando.

História


A construção da primeira frota terrana começou no ano de 1972. Perry Rhodan solicitou fundos aos governos mundiais para esse empreendimento e, com sua empresa GCC, também queria contribuir com uma grande quantia. No final, setenta bilhões de dólares foram arrecadados, permitindo o início da construção de fábricas e instalações de produção para a produção em massa. Dezoito bilhões vieram dos EUA.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR07, PR13, PR20, PR21, PR23, PR48, PR400, PR434, PR450, PR478, PR665.
  • RP 234.
  • Volume Azul nº 14.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Flotte”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Verbete Principal: