Harno

O Ser Energético Amigo dos Terranos.

Entidade esférica om paracapacidades especiais. É um dos amigos mais leais da Humanidade, mas também um dos mais enigmáticos.

Dados Gerais


Harno é um ser único e, segundo a sua própria informação, surgido por acidente, um componente material do antigo Suprahet e transformado em uma criatura semienergética e semimaterial. Ele é um ser energético que nasceu por volta de cinco milhões anos AC, originário do universo de antimatéria dos accalauries, conhecido como a esfera do tempo e do espaço. Tem a forma de uma esfera com cerca de 50 cm de diâmetro, podendo aumentar ou diminuir de tamanho. Também é conhecido como o televisor vivo, pois tem a incrível capacidade de projetar em sua superfície imagens remotas. Pode deslocar-se e voar tanto no espaço como no tempo. Alimenta-se de energia e da luz das estrelas. Comunica-se por telepatia.  A sua capacidade especial — além da comunicação telepática com um alcance de pelo menos 200 anos-luz — é o televisionamento, o que lhe permite projetar em sua superfície imagens de qualquer parte do Universo, independentemente da distância. No ano 2044, ele tinha se tornado um membro pleno do antigo Exército de Mutantes terrano. Por causa de seu distante parentesco com os accalauries, ele consegue entrar em contato físico tanto com a antimatéria quanto com a coinomatéria, como a matéria do nosso universo é chamada por aqueles seres de antimatéria. O próprio Harno descreve isso como “fisicamente neutro”. O ser energético é um ser único, e, de acordo com suas próprias declarações, ele não envelhece. Sobre sua origem, ele não pôde dar nenhuma informação exata no primeiro contato. Harno pode viver em qualquer lugar, mesmo no vácuo. O seu formato esférico representa a mais favorável de todas as formas; assim, é mais fácil de compensar a perda de pressão ou a pressão máxima. Enquanto normalmente Harno flutua como se estivesse preso a um antígravo, de acordo com suas próprias informações, ele usa o hiperespaço para superar grandes distâncias. No entanto, ele também diz que voa pelo hiperespaço; isso pode indicar um modo de locomoção que tem pouco em comum com a transição conhecida ou a tecnologia linear. Para Harno, há pouca dificuldade em viajar pelo tempo. Nesse contexto, no entanto, ele está sujeito a várias proibições.

Nota: De quem provêm essas proibições ainda é desconhecido.

História


Segundo o próprio Harno, ele foi criado como um produto do acaso, único e, portanto, não atribuível a nenhum povo. Como os vermes do pavor, ele também surgiu de fragmentos do Suprahet, durante a domação desse pelos oldtimers há 1,2 milhão de anos. Assim, Harno também é um parente distante dos accalauries. Desde cerca do ano 1283, estava preso numa pequena lua do quarto planeta do sistema estelar 221-Tatlira. Em maio do ano de 1983, ele foi encontrado pela primeira vez pelo sargento Harnahan. Dizia ter cerca de 5 milhões de anos. A criatura pediu ao terrano que falasse para Perry Rhodan a seu respeito. Ela propôs ajudar os terranos em troca de um pouco de energia para prosseguir sua viagem. Pouco depois, o ser esférico entrou em contato telepático com Rhodan e prometeu ficar a sua espera. Com o tempo, ele ajudou os terranos no âmbito concedido a ele pelo superser Aquilo.

Na época do Império Solar

No ano 2043, Rhodan mandou buscá-lo para ajudar na sua luta contra os druufs. É quando esse estranho ser adota esse nome, em memória de seu primeiro amigo humano. No ano 2044, tornou-se membro temporário do antigo Exército de Mutantes terrano. Acompanhou a ação no planeta Zalit. Seu surgimento geralmente ocorre de forma inesperada, depois que ele desaparece novamente por um longo tempo. Mas em certas circunstâncias, ele pode ser convocado telepaticamente pelos mutantes. Foi o que aconteceu no ano 2113, quando ele revelou um ataque dos pos-bis no planeta Salorat. O próximo contato é feito por Harno no ano 2402. Em outubro desse ano, a entidade de energia aparece no planeta Gleam, situado na minigaláxia Andro-Beta. Ele diz que está voltando do final dos tempos. Ele repete suas sugestões de que ele é obrigado por lei em suas ações sem entrar nele. A próxima vez que Harno relata em dezembro do ano 2405 em Gucky. Leva os terranos para o planeta Multidon. Milhares de anos se passam antes que Harno se torne perceptível novamente. No final de março do ano 3433, o ser de energia faz contato telepático com Gucky e Fellmer Lloyd. Harno afirmou vir de um futuro distante (do fim dos tempos). Agora ele sabe mais sobre sua a linhagem. No ano 3433, ele revelou aos terranos que é aparentado com os accalauries, sendo uma espécie de mutante daquele povo. Não é mais feito de antimatéria, mas sim de uma matéria neutra.

Citação: “[...] Sou um accalaurie, da mesma forma que no fundo e de coração Gucky é um terrano. [...]”.

Durante a crise do Enxame

No início de janeiro do ano 3442, Gucky e Corello tiveram sucesso em um experimento parapsíquico. Chegou-se a um contato com a consciência de Gucky por um curto período de tempo se fundindo parapsiquicamente com Harno. Ao fazê-lo, Harno pediu ao ilt para libertá-lo. O ser de energia era prisioneiro no Enxame. A equipe resgatada resgata que Harno está no planeta Cristal das Almas Aprisionadas, mais especificamente capturado na cabeça do ídolo Y'Xanthomrier. A força-tarefa em torno de Gucky conseguiu, em 17 de fevereiro do ano 3442, eliminar os campos de força parapsíquicos que condenam Harno a trabalhar como um olho conhecedor do Y'Xanthomrier. Com seus salvadores, Harno chega na Good Hope II em 20 de fevereiro do ano 3442. Lá, ele vai para os cuidados de Gucky para se recuperar de seu aprisionamento. Desde sua libertação, a criatura, encolhida em uma bola do tamanho de um punho, ficou descansando na cabine de Gucky. Qualquer tentativa de acordar Harno de sua rigidez falharam então. Somente no final de junho do ano 3442 que surgiu um contato telepático com Gucky. Harno explicou sua condição pelo fato de que sua consciência foi colocada no futuro milhões de anos atrás com o súbito rompimento das algemas e ele teve que encontrar o caminho de volta primeiro. Após o breve contato com Gucky, onde ele aponta para o sistema Interno-Alfa, a consciência de Harno desaparece novamente. Ele deixa seu corpo esférico na Marco Polo.

Durante a época da afilia

Em fins do verão do ano 3583, ele apareceu no mundo colonial No e fez contato com a população. Ele veio para avisar Julian Tifflor da armadilha montada pelos lares no Sistema Solar, cujo objetivo era capturar seu ativador celular. Pelo esforço, ele ficou tão esgotado que Julian Tifflor o levou para Gaia para se regenerar. Harno disse-lhe que fizera uma viagem até o fim dos tempos. Depois de tudo isso, ele precisaria de anos para se recarregar, pois ele não podia apenas chegar perto de um sol, senão sua infraestrutura ficaria danificada, mas tinha que se conformar com os raios controlados de um sol artificial.

Durante o conflito com Bardioc

No ano 3586, ele pediu para ser levado para a Terra, mas acabou vivendo uma fantástica aventura que tinha relação com os eventos do presente, onde conseguiu indicações sobre Deméter. Enquanto estava sendo levado por Hotrenor-Taak, um poder estranho tomou conta dele e o lare levou-o ao planeta Mugnammor para proteger o planeta Gaia, onde os dois viajaram através de um campo de tempo para Creta por volta do ano 2500 AC e assim encontraram as primeiras pistas de Deméter ali.

Durante a busca pelos castelos cósmicos

Depois que Harno passou algum tempo no planeta Alkyra II para se recuperar, ele recebeu impulsos mentais que o perturbaram. Ele não pôde interpretá-los corretamente e, portanto, foi numa busca de amplitude galáctica. Quando chegou na galáxia Erranternohre, ele encontrou o cemitério de espaçonaves Tacintherkol. Ali, estava o concepto duplo Ellert/Ashdon e uma frota de volcanos capturados e atacados pelos engolidores de fogo. Harno enviou Ellert/Ashdon ao lugar no espaço, que ele chamou de Local do Silêncio Completo, acreditando que as ordens vinham de lá para fazer com que Ellert matasse Ashdon. Ele disse ao concepto de que o desejo de eliminação pararia ali e provavelmente encontraria Aquilo lá também depois que ele procurasse. Ele então libertou os volcanos, direcionando os disparos dos engolidores de fogo de volta para eles. Ele mesmo não conseguiu penetrar no sorvedouro de matéria, mas finalmente teve uma ideia. Ele se carregou em uma estrela com hiperenergia pura e descarregou-a de uma só vez na fronteira com o sorvedouro de matéria. De fato, ele conseguiu se teleportar para o sorvedouro de matéria. No entanto, devido às circunstâncias especiais, ele também deu um pequeno salto para o futuro. Depois disso, ele estava tão exausto que entrou em um estado de coma que só terminou depois que Aquilo e todos os outros que vieram em seu auxílio já haviam deixado o sorvedouro de matéria. Os fragmentos de mundo criados por Aquilo começaram a se desintegrar, incluindo aquele em que Harno havia descansado. Harno absorveu a energia dos fragmentos de mundo e conseguiu deixar o sorvedouro de matéria com sua ajuda. Ele foi rastreado por Gucky e resgatado a bordo da BASE. Um pouco mais tarde, ele decidiu também se deixar absorver por Aquilo. E assim, com vários mutantes, o ser energético então foi absorvido pelo superser no ano 3587.

Durante o confronto com a Armada Infinita

No início do ano 427 NCG, Harno concedeu a Ernst Ellert uma visão do futuro no planeta Éden II, mas que Ellert só percebeu subconscientemente.

Informação útil


Segundo a sinopse, Harno teria tido sua última aparição no episódio PR420. Ernst Vlcek cita K. H. Scheer no volume do workshop: “[...] Harno voa [...] de volta para seu lar [...] Ele se despede de Rhodan e declara que também deve desaparecer para sempre. Por favor, preste muita atenção a essa informação e não a corrija a seu próprio critério de forma que Harno ainda exista. [...]”.


 

Créditos: 
  • Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.

Fontes


  • PR37, PR76, PR77, PR84, PR91, PR135, PR244, PR295, PR420, PR523, PR524, PR541, PR792, PR794, PR827, PR862, PR880, PR935, PR983, PR1154.
  • RP-11;
  • Volume Azul nº 14.
  • Enciclopédia: PR1817.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Harno”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: