Heytschapan

Terceiro planeta do sistema Eppyla-Pharo, situado na Via Láctea, também chamado de planeta dos redespertados. A estrela branca-amarelada tem um total de oito planetas.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Eppyla-Pharo
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 12.103 anos-luz
Luas: Nenhuma
Tipo: Mundo de oxigênio
Período de rotação: 29,9 h
Diâmetro equatorial: 13.481 km
Gravidade superficial: 1,103 g
Atmosfera: Oxigênio
Temperatura média diurna: 25,6ºC
Povos conhecidos (habitantes): Terranos (livres-mercadores), nativos

Dados Gerais


A superfície desse mundo consiste principalmente em desertos de rochas e cascalho. 220.000 livres-mercadores instalaram-se em Heytschapan para extrair os suprimentos de hovalgônio. Pouco antes do início da crise do Enxame, cerca de 52.000 colonos viviam no assentamento principal chamado Weyko-Prada. O nome do planeta foi dado pelos livres-mercadores independentes por causa dos animais chamados de tschapans pelos nativos, cujo grito de motivação soa como “Hey!”. Os nativos provavelmente chamam o seu planeta por outro nome. Antes da chegada do Enxame, a Segurança Solar tinha instalado uma base secreta no deserto Pelukatan. O total de 18 homens estava estacionado para observar os livres-mercadores.

Habitantes

Comumente, Heytschapan é dominado por um sistema de matriarcado, e não há nenhum nome uniforme para os nativos. Eles possuíam dois braços, duas pernas, tronco, pescoço e cabeça. A pele é amarela e parece amarrotada. Extremo dimorfismo sexual. As mulheres dos nativos são chamadas chiguens, os homens guels e as crianças, dependendo do sexo, daa-chiguens ou to-guels. Os homens atingem uma altura média de 1,25 metro, são relativamente magros, com pele amarela e amassada. Eles preferem vestir largos casacos com capuz, que chegam até os tornozelos. As mulheres, por outro lado, têm 2,56 metros de altura e, além disso, são redondas como uma bola.

História


Quase toda a guarnição da base secreta morreu durante a onda de imbecilização. O único sobrevivente foi Oronk Ayai. Em junho do ano 3442, um comando sob a liderança de Dalaimoc Rorvic foi enviado para Heytschapan, pois havia a suspeita de atividades do Império Secreto ali. De fato, quatro cynos estavam ativos em Heytschapan. Com uma estação de ativação da inteligência, eles levantaram a imbecilização do planeta e devolveram a todos os habitantes sua inteligência original. Os cynos queriam colocar o planeta no Enxame. Para isso, eles colocaram em operação um projetor que emitia radiação de hovalgônio. Como resultado, a crosta do planeta parecia consistir em onze por cento de hovalgônio e Heytschapan seria um alvo interessante para o Enxame. Os cynos esperavam que os 220.000 livres-mercadores, uma vez capturados no Enxame, lutassem contra seus governantes. Esse cálculo, no entanto, não funcionou, porque os cynos destruíram todas as instalações depois que o comandante Dalaimoc Rorvic e Tatcher a Hainu os colocaram em fuga.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR539, PR546.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Heytschapan”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm).
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: