Inquelônio

Material existente em estado de metal e de minério. Fornece ligas extremamente resistentes. É o novo elemento, que foi descoberto em 18 de maio do ano 3432 pelo prospector Derbolav de Grazia no planeta Maverick, situado no sistema estelar Pash, no Eastside da Via Láctea.

Formação e propriedades


Pertence à série de elementos altamente pressurizados, também conhecidos como “termoelementos altamente pressurizados de elevado nível de periodicidade”, que são muito estáveis. Esses elementos só se formam nos lugares inacessíveis dos gigantes maiores que Júpiter, cujas condições não podem ser imitadas em nenhum laboratório. Outra localidade pouco conhecida está no planeta Hertschos, no sistema estelar Faynroith. A formação do campo local de inquelônio ainda não está claro, já que no planeta gelado prevalecem condições ambientais completamente diferentes. O minério brilha em todas as cores do arco-íris, mas o elemento, de acordo com a luz e ângulo de visão, tem uma cor vermelho-rubi forte ou iridescente. O inquelônio neutraliza a reação destrutiva entre a matéria e a antimatéria, provavelmente porque, no universo dos accalauries, não existe nenhum elemento que corresponda exatamente ao inquelônio. O seu minério serve para melhorar a qualidade do aço terconite. No final do século XXXVI, o preço do quilo variava entre 500.000 e 700.000 solares.

Material e ligas


  • Inqueterque: Combinação de inquelônio com terconite. Esse material é usado principalmente na construção de espaçonaves. Aumenta a força de resistência em 30 vezes e tem um ponto de fusão de cerca de 100.000 ºC.
  • Inquenite: Tem alta resistência térmica. Usado geralmente como material de base para emissores de campo (por exemplo, em propulsores lineares).

História


O sistema estelar Pash foi pesquisado pelo investigador particular terrano Urdamar Simmerich Pash, que batizou o sol e deu ao único planeta o nome de Maverick. Mais tarde, a área foi adicionada à área de interesse dos blues. O inquelônio foi encontrado originalmente naquele planeta pelo velho patriarca Pray Butseh no ano 3432. Uma antiga mina de inquelônio dos blues em Maverick foi destruída em uma rebelião de tefrodenses capturados. O prospector Derbolav de Grazia baseou-se na sua redescoberta nas informações que o prospector Pray Butseh encontrara nos destroços de uma nave dos blues. O Império Solar tomou conhecimento do sistema estelar Pash através de naves dos accalauries, reivindicando-o para si após a descoberta do inquelônio e suas propriedades particulares. Com a ajuda das chamadas capas Maverick instaladas na nave Rolin, foi possível o contato com a frágil nave do accalaurie Accutron Mspoern no ano 3432. Além dessa, a Neomav e sua nave-irmã Pilbo também foram equipadas com uma capa Maverick e usadas para missões especiais. Na sequência, algumas naves da Frota Solar - por exemplo, a Marco Polo no ano 3437 - foram construídas a partir de ligas de inquelônio-terconite.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR407, PR584, PR595, PR676, PR700, PR865.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Ynkelonium”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: