Ivã Ivanovitch Goratchim

Terrano. Ele era um portador de ativador celular e membro do antigo Exército de Mutantes. Tratava-se de um gêmeo siamês com duas cabeças e um corpo comum. Ele era chamado também de mutante bicéfalo.

Descrição Física


Goratchim era de origem russa. Ele tinha duas cabeças e pele verde escamosa. Quando Ivã nasceu era um monstro de duas cabeças, pesando 7,5 kg. Ele tinha cerca de 2,50 m de altura e era bastante corpulento. Suas pernas eram compridas e robustas. Com grande esforço seu pai conseguiu evitar que o matassem.

Características Psicológicas


Ambos os “irmãos” possuíam igualdade de direitos sobre o corpo em comum. Com isso, muitas vezes surgiam pesadas disputas e discussões entre eles, embora geralmente não muito graves e que sempre terminavam no nada. A causa mais comum para a disputa era a afirmação da cabeça direita, que tinha o nome de Ivã ― o que no fundo era uma falsidade e uma tolice ―, de que sua consciência havia despertado dois segundos e meio antes da outra cabeça. Da mesma forma, não se justificava que a outra cabeça fosse tratada de Ivanovitch. A atribuição desses nomes resultara de um engano do Supercrânio, que nunca dera a menor atenção ao fato de que os costumes russos exigem dois nomes para cada pessoa; no caso de Goratchim, Ivã era o nome propriamente dito, enquanto Ivanovitch apenas significava “filho de Ivã”. Mas aconteceu o que tantas vezes se vê: do erro resultou um nome chistoso e permanente…

Paracapacidade


Tinha a capacidade de provocar um incêndio atômico em matéria que contenha cálcio ou carbono. Por isso é chamado de detonador.

Nota: No episódio PR349, Goratchim precisava apenas memorizar o lugar que ele queria detonar - também sobre muitos quilômetros. Ele não precisava ver o lugar. Ele o via apenas em sua imaginação.

História


A infância e a juventude

Ele nasceu em 29 de abril do ano de 1950, na Sibéria, na Tundra russa. É filho de Ivã Vassilevitch e Ludmila Goratchim, dois cientistas nucleares soviéticos. No ano de 1953, seus pais já estavam mortos. Com 15 anos, Ivã já era tratado de igual para igual dentro da comunidade. No ano de 1973, no entanto, um homem de uma comissão que visitava a aldeia tentou levar Ivã a força. Foi então que seus poderes se manifestaram, pois suas células genéticas mutadas concederam-lhe o dom de detonar qualquer porção de matéria contendo cálcio ou carbono. No ano de 1978, o Supercrânio surgiu e obrigou Ivã com seu poder hipnótico a segui-lo. Ele o trouxe para a América, e submeteu-o à sua formação.

À serviço do Supercrânio

No ano de 1981, ele servia o Supercrânio, que o usava como sua arma principal na sua luta contra Perry Rhodan, para ataques terroristas contra a Terceira Potência. Goratchim agiu voluntariamente, pois o supercrânio se aproveitou do grave complexo de inferioridade do mutante bicéfalo, que sofria desde a infância devido à sua aparência monstruosa. Somente devido aos encontros com os assistentes de Perry Rhodan, especialmente a mutante Betty Toufry, Ivã Ivanovitch Goratchim conheceu um verdadeiro relacionamento. Ele se libertou do constrangimento do Supercrânio e contribuiu consideravelmente para sua derrota.

Na época da Terceira Potência

No ano de 1981, com o fim do Supercrânio, Ivã passou a trabalhar para Perry Rhodan, que o incorporou ao Exército de Mutantes secreto, encontrando reconhecimento humano e aceitação nas forças especiais de Rhodan. Ele era especialmente popular devido à sua boa índole, que contrastava fortemente com seu exterior e sua capacidade destrutiva. No ano de 1982, Goratchim recebeu em Peregrino a primeira de uma série de duchas celulares que lhe dava uma imortalidade relativa por 62 anos. Ivã Ivanovitch Goratchim se envolveu em muitas missões para a Humanidade, contribuindo especialmente para a derrota dos saltadores que invadiram a Terra. No ano de 1984, ele voou com Perry Rhodan para Árcon, apoiando-o nas lutas contra o Robô Regente. Goratchim foi especialmente eficaz na destruição da base secreta dos aras no planeta Gom.

Na época do Império Solar

No ano 2044, ele participou de uma missão de comando secreta no planeta Zalit, que buscava o ativador celular roubado de Atlan da Gonozal. No ano 2102, ele participou do voo de teste de longa distância da Fantasy. Após a descoberta não planejada do Sistema Azul dos aconenses e da subsequente fuga, ele sobreviveu a uma grave explosão a bordo da nave. Ele pertencia aos 82 sobreviventes que encalharam no planeta de plasma e foram mais tarde resgatados pela Lyzard de Samuel Graybound. Em setembro do ano 2113, ele foi, como membro de uma tropa de ação conduzida por Rhodan, com um salto de transmissor mal orientado, desviado para o planeta Surprise, onde ele pode colocar suas qualidades de lutador contra os laurins à prova.

Como portador de ativador celular

No ano 2326, ele recebeu um ativador celular. No final de abril do ano 2328, ele se envolveu em uma grande ação dos terranos no planeta Gatas. Juntamente com outros mutantes, ele conseguiu obrigar os blues a negociar, devido à destruição dos seus estoques de molkex. Ainda no mesmo ano, ele foi aprisionado por algum tempo, no curso do conflito com o ditador Iratio Hondro, no planeta Plofos, contudo, foi libertado por Gucky. No ano 2388, Goratchim derrotou um agente de cristal que tentava dominar Quinto Center e assumir o controle da USO.

Na galáxia Andrômeda

Em agosto do ano 2400, Goratchim estava a bordo da Crest II, quando a nave capitânia foi lançada pelo transmissor solar hexagonal para o sistema de Gêmeos. Ele contribuiu significativamente para a escapada do sistema de armadilha representada por Horror. Na superfície do planeta oco, no entanto, sua capacidade também falhou sob a influência do condensador potencial. No ano 2401, ele lutou novamente na vanguarda quando surgiram os primeiros confrontos com os maahks no sistema de Gêmeos. Ele também teve um papel importante na defesa de Quinta durante a tentativa de invasão pelos maahks. No ano 2402, ele fazia parte da operação que destruiu a central de comunicação de longa distância dos mobys em Andro-Beta. Em janeiro do ano 2404, Goratchim acompanhou Perry Rhodan a bordo da Crest III em sua primeira incursão em Andrômeda. Ele contraiu uma afecção cutânea altamente infecciosa em Gleam. Junto com outros membros do Exército de Mutantes, ele conseguiu debelar um ataque dos duplos.

Na luta contra Old Man

No final de setembro do ano 2435, o detonador participou na “Missão Old Man”, durante a qual conhecimentos importantes sobre o surgimento do robô gigante no setor Alvorada puderam ser conhecidos. Em dezembro, ele, Gucky e Jumpy conseguiram rastrear e desativar o cristal máter dos agentes de cristal no planeta Danger I.

Na galáxia M-87

Em janeiro do ano 2436, Goratchim pertencia à tripulação da Crest IV, quando ela foi arremessada para M-87, por um efeito paratron. Em março, ele foi peça fundamental na libertação dos halutenses Icho Tolot e Fancan Teik. Um mês depois, ele, Gucky, Ras Tschubai e Melbar Kasom sabotaram a fortaleza cósmica Castelo de Baiwoff, para levar o engenheiro de base a capitular. Em meado de maio, Goratchim e seus companheiros capturaram dois conversores paratron no sistema Molak, o que permitiria o retorno à Via Láctea, contudo, os equipamentos foram logo perdidos. Em julho, ele participou da missão que seguiu a frota de caixões transparentes dos okefenokees até Monol, onde testemunhou o processo biofísico de hiper-regeneração.

No ano 2437

Nessa época, ele seguiu com a Crest V para o centro da Pequena Nuvem de Magalhães e tomou parte de um pequeno grupo que descobriu os segredos dos baramos.

No ano 2909

Nessa época, o detonador seguiu com Perry Rhodan para Ragulot, onde ocorreu a última tentativa frustrada de trazer os oito mutantes afetados pela Segunda Crise de Geração de volta à razão.

A morte

Ele foi morto em 16 de junho do ano 3432 no planeta Anchorot pelos robôs do supermutante Ribald Corello. Corello substituiu seu corpo despercebido por uma imitação em que o mentalmente escravizado por ele anti Sacon Hashey se escondeu. O supostamente abatido Goratchim foi levado pessoalmente por Gucky para o Sistema Solar, que se encontrava nessa época no abrigo do campo de alternância antitemporal. Hashey pode se assentar despercebidamente e fugiu para Mercúrio, para sabotar o conversor de alternância principal postado ali. Contudo, ele pôde ser neutralizado antes que pudesse fazer maiores danos. O ativador celular de Ivã foi guardado por Perry Rhodan e, mais tarde, dado para Roi Danton.


 

Créditos: 
  • Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.

Fontes


  • PR27, PR31, PR39, PR46, PR47, PR85, PR96, PR100, PR101, PR139, PR177, PR184, PR203, PR205, PR208, PR218, PR243, PR250, PR259, PR263, PR303, PR304, PR320, PR341, PR348, PR349, PR358, PR361, PR390, PR391, PR408, PR409, PR2238.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Iwan Iwanovitch Goratschin”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: