Martappon

Quarto planeta do sistema estelar do sol Roggyein, situado na Via Láctea e componente da Instalação do cavaleiro das profundezas Armadan de Harpoon.

  • Nota: A distância originalmente declarada ao Sistema Solar de 49.118 anos-luz deve ser considerada desatualizada. Vide também os comentários sobre informações de distância no artigo Instalação.
Dados Astrofísicos
Dados Valores
Distância para o Sistema Solar: 49.118 anos-luz
Período de rotação: 32,8 h
Diâmetro equatorial: 15.678 km
Gravidade superficial: 1,21 g
Temperatura média diurna: 78ºC
Atmosfera: Oxigênio e nitrogênio
Superfície: Mundo normal, partes da superfície foram remodeladas há 1,2 milhão de anos e subdivididas em três grandes zonas: zona do equador para respiradores de hidrogênio, regiões polares para respiradores de oxigênio, zonas intermediárias para respiradores de gás cloro; as áreas serviam aos vários tipos básicos de orbitantes, que foram criados a partir de células primordiais neutras
Habitantes (povos conhecidos): Nenhum (no passado, petronianos, e no ano 3587 orbitantes, temporariamente)
Instalações técnicas: É o mundo principal da Instalação, locais de produção sob demanda para os orbitantes e suas espaçonaves-cunha

Dados Gerais


Para Armadan de Harpoon, Martappon era considerado o planeta mais importante da Instalação, onde ele remodelou partes da superfície de acordo com suas ideias. A partir de células primordiais neutras, ele deixou os orbitantes se desenvolverem no planeta. Para que fosse possível o maior número possível de modelos básicos, a superfície do planeta foi dividida em três grandes zonas e projetada de maneira correspondente. Acima da zona equatorial, predomina uma atmosfera de hidrogênio artificial, as duas regiões polares foram modificadas para os respiradores de oxigênio. Entre elas estão zonas com uma atmosfera de cloro gasoso. Nas atmosferas de oxigênio, gás cloro e hidrogênio, as condições de gravidade podem ser modificadas. As instalações técnicas para produzir os orbitantes se estendem a uma profundidade de 3.900 metros.

História


Em abril do ano 3587, a Instalação foi ativada pelos tremores espaciais. Em agosto do mesmo ano, Martappon foi o primeiro planeta dos orbitantes alcançado pelo robô Vario-500, que queria descobrir o segredo da Instalação. Ele desembarcou ali para tentar reunir as primeiras informações sobre a produção de orbitantes e descobrir se havia pessoas de alto escalão que pudessem estar convencidas de que não havia garbeschianos na Via Láctea. Finalmente, ele encontrou o Grande Entediado, que, no entanto, se recusou a qualquer comunicação e, em vez disso, o atacou e quase o matou. Somente pela intervenção de Charlie, um orbitante do modelo refego, o Vario pôde decidir o duelo a seu favor. Pouco tempo depois disso, o ex-cavaleiro das profundezas Harden Coonor - que foi irradiado através de sua estação de resgate localizada no planeta Sentimental, quando os colonos souberam que ele os havia enganado sobre sua identidade, e não conhecia nenhuma outra rota de fuga -, chegou a Martappon. Originalmente, Coonor queria evitar o transporte para Martappon porque ele não se sentia mais como um cavaleiro das profundezas. Inicialmente, ele se aliou com o Vario, mas acabou sendo capturado com ele pelos orbitantes e levado para o planeta Durzuul. Um pouco mais tarde, em outubro, o líder das Hordas de Garbesch, Amtranik, foi despertado e decidiu voar com a sua nave capitânia, a Vazifar, para Martappon e, ao chegar lá, ele enganou o controle sobre a Instalação para procriar o seu próprio exército com novas tropas de combate. De fato, ele conseguiu permanecer indetectado e enganar os orbitantes locais. Ele ainda conseguiu começar a produzir seus próprios orbitantes. Em seguida, ele foi perseguido pelo cavaleiro das profundezas Jen Salik. Depois de uma batalha espacial, Amtranik conseguiu escapar com a Vazifar e 12.000 naves-cunha capturadas. Salik então destruiu os locais de produção de orbitantes para evitar mais abusos. Ao seu comando, todas as espaçonaves-cunha enviadas para a Via Láctea se reuniram novamente na área da Instalação.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR961, PR962, PR970, PR971, PR984, PR985, PR995.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Martappon”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm).
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: