Moritator

Povo humanoide e inteligente da galáxia Gruelfin. São um povo dos cappins, descendentes dos ganjásicos.

Sumário


Possuíam muitos mundos chamados planetas-oficina e misteriosos planetas-arquivo, nos quais eram guardadas informações sobre o mais remoto passado de todos os povos cappins. Eles eram invioláveis, intangíveis. Eles eram respeitados até mesmo pelos takeranos. Ninguém atiraria propositadamente numa nave dos moritatores, pois eles eram importantes demais como informadores, repórteres. Era o povo mais misterioso de Gruelfin. Até então, ninguém sabia onde se originara este povo.

Espaçonaves


Em contraste com a forma de ovo predominante, as espaçonaves dos moritatores têm a forma de cones de pirâmides delgados. Na popa estão os propulsores. A central pode ser encontrada na ponta da proa. As espaçonaves desarmadas e em grande parte obsoletas são passadas dos comandantes para os seus filhos.

Dados Técnicos
Dados Valores
Tamanho: 155 m de comprimento e 100 m de comprimento da borda da popa.
Propulsão subluz: 4 propulsores de impulsos.
Aceleração: máx. 350 km/s².
Propulsão ultraluz: Propulsor linear.
Armamento: Nenhum.
Naves auxiliares: 4 naves auxiliares com capacidade para 20 pessoas.
Tripulação: 60 pessoas.

Moritatores Conhecidos


  • Abschena, Escroplan, Halikasch, Hollkas, Hollkees, Kalabasch, Lavascha, Pagellan, Schekonu, Schewaba, Shoslschowo, Ybsanow.

História


Metas e Tarefas em Gruelfin

Eles viram como sua tarefa educar o povo de Gruelfin sobre as condições outrora pacíficas em Gruelfin. Para isso, eles se mudaram com suas naves-pirâmide - bibliotecas de mídia voadoras - por Gruelfin. Em seus relatórios, os moritatores usaram os recursos mais atualizados disponíveis para eles. Esses incluíam a hipnose raramente usada, bem como documentos preciosos e antigos e também cantando. Um motivo central das histórias dos moritatores era o retorno do Ganjo Ovaron. Os moritatores não eram apenas contadores de histórias, mas também vistos como mediadores da paz. Apesar de sua mensagem de que um dia o Ganjo virá e trará a paz e a justiça de volta a Gruelfin, os moritadores desfrutaram da liberdade dos tolos por parte dos takeranos governando brutalmente. Mesmo em Takera, os moritatores foram autorizados a aparecer e pregar sobre o retorno do Ganjo. Por causa de suas histórias, narrativas e profecias, os moritatores também eram bastante populares entre os takeranos. Além disso, os moritatores também eram bem-vindos aos clientes que gostavam de fazer compras e muito com os takeranos. No entanto, eles só foram tolerados pelas classes dominantes porque os takeranos manipularam secretamente os antigos arquivos dos moritatores em seu principal mundo, Molakesch, para levar ao poder um Ovaron artificialmente criado que deveria governar em seu nome.

Após o Retorno do Ganjo

Quando o verdadeiro Ganjo Ovaron retornou a Gruelfin no ano 3437 a bordo da Marco Polo, ele encontrou um amplo apoio dos moritatores em Gruelfin. Os representantes dos moritatores ficaram felizes em ajudar o Ganjo que retornou com informações sobre a situação em Gruelfin, concedendo alojamento e refúgio em seu planeta, ou até mesmo lançando uma operação de resgate em Takera em março do ano 3438. No entanto, eles não podiam fornecer nenhum apoio militar, apesar das naves armadas ocasionais. Apenas durante a guerra ganjásico-takerana, alguns moritatores também se uniram militarmente ao seu Ganjo. Destemidamente, algumas naves-pirâmide participaram das lutas. No entanto, a principal tarefa dos moritatores durante a guerra foi o estabelecimento de células revolucionárias nos planetas ocupados pelos takeranos.

Iniciados

Há entre os moritadores alguns homens que são considerados “iniciados”. Os iniciados são moritatores que têm um potencial espiritual especial e, além disso, também parapsíquico. Para um moritador poder se tornar um “iniciado”, ele deve ter a capacidade de localização de tryzom. Cada localizador tryzom é capaz de reconhecer o Ganjo Ovaron pela radiação de suas partículas tryzomas. Entre os iniciados conhecidos estavam Scholschowo e Schekonu.


 

Créditos: 

Fontes


  • Pf450, Pf451, Pf459, Pf460, Pf461, Pf462, Pf476, Pf496.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Moritatoren”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: