Mundo dos Cem Sóis

Mundo central dos pos-bis e sede do Plasma Central. Tal como os outros mundos dos pos-bis situados no espaço vazio intergaláctico, esse também é um corpo celeste isolado que não orbita nenhum sol.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Outro nome: Mundo central dos pos-bis
Sistema estelar: Nenhum
Galáxia: Espaço vazio
Distância para a Via Láctea: 311.625 anos-luz
Tipo: Mundo escuro e mundo de oxigênio
Período de rotação: Nenhuma rotação própria
Gravidade superficial: 1,13 g
Atmosfera: Similar a da Terra, respirável
Povos conhecidos (habitantes): Pos-bis e willys das esteiras
Características especiais: 200 sóis atômicos (satélites)
Instalações técnicas: Sede do cérebro de controle impotrônico com o Plasma Central, instalações defensivas pesadas

Dados Gerais


Ele recebeu esse nome por causa dos cerca de 200 sóis atômicos artificiais, os quais rodeiam o planeta e garantem um dia interminável. Muitos desses sóis acabaram sendo destruídos nas batalhas contra os laurins. Uma vez que facilita o uso linguístico, os galácticos falam apenas do “Mundo dos Cem Sóis”.

  • Nota: Na edição brasileira da série Perry Rhodan, por razões fonéticas, foi chamado de “Mundo dos Duzentos Sóis”.

O planeta está situado a 289.412 anos-luz dos limites da Via Láctea. Possui um envoltório atmosférico, pois o plasma depende do oxigênio para sobreviver. O conteúdo de oxigênio da atmosfera é bastante alto para permitir a existência humana. A temperatura média devia ficar em torno de 23°C. Em sua superfície não há alternância de dia e noite. Pois é abastecido de luz e calor por cerca de cem sóis atômicos artificiais. Só nos polos livres de gelo havia um leve crepúsculo. Após a comunicação com o Plasma Central, a partir do século XXII os terranos construíram uma base. Desde cerca do ano 2140, há no planeta algumas grandes bases terranas. O porto espacial está cercado de edifícios até onde a vista alcança. Além disso, existem seis gigantescos estaleiros espaciais, nos quais as naves terranas de todos os tipos, por maiores que sejam, podem ser submetidas a uma revisão geral. Dois desses estaleiros contam com um porto espacial. As instalações terranas no Mundo dos Cem Sóis tinham sido construídas com a permissão expressa do Plasma Central. No mundo central dos pos-bis estão distribuídos milhares de estações de localização e posições de canhões (dados do ano 3442). O termo dinheiro não era conhecido no Mundo dos Cem Sóis. Somente após o contato com os terranos foi introduzido o valor do dinheiro para o contato com outros povos. No entanto, o Mundo dos Cem Sóis permanece relativamente independente do tráfego de pagamentos da Galáxia. Em uma área de dez por dez quilômetros abaixo da superfície, estenda a hiperimpotrônica e o Plasma Central. Essa área é fortemente protegida.

Suntown

Além das instalações técnicas, há um centro residencial para a guarnição terrana que permanece constantemente no Mundo dos Cem Sóis. Eram cinco mil pessoas vivendo em grandes alojamentos, nos quais encontravam todas as formas possíveis de luxo. Ao lado do centro residencial da guarnição básica foi construída uma cidade-hotel. O conjunto é chamado de Suntown, a Cidade Solar. Consiste essencialmente em extensas instalações de arranha-céus e bangalôs. O edifício mais alto da cidade era o Hotel Transuniverso. Ele foi destruído durante as ações de combate no ano 3442.

História


Aproximadamente no ano 30.000 AC, os laurins, com a ajuda dos seres do planeta Mecânica (que foram forçados a cooperar), criaram os robôs pos-bis a partir de máquinas e plasma celular inteligente (a partir do planeta Rando I, na galáxia Andrômeda), de modo a ter um exército invencível. No entanto, um dia, os seres artificiais se voltaram contra seus criadores e depois atacaram toda a vida orgânica ao seu alcance.

No ano 2114: A descoberta pelos terranos

Os terranos alcançaram-no pela primeira vez em abril do ano 2114. Perry Rhodan e Atlan foram capazes de destruir o circuito do ódio que trazia a morte. Em meados de julho desse ano, os laurins atacaram o Mundo dos Cem Sóis para tirar proveito da disputa agora emergente entre a hiperimpotrônica e o plasma celular e também para destruir os sóis atômicos que dão vida ao planeta. Os terranos sob Rhodan intervieram a favor dos pos-bis e restabeleceram o equilíbrio entre os dois componentes, para que os pos-bis pudessem fazer o golpe decisivo contra os laurins. Desde que o tratado de amizade foi concluído depois disso, os pos-bis são considerados os ajudantes mais fiéis da Humanidade.

No ano 2436

Em abril do ano 2436, o novo robô Paladino semelhante a um halutense foi testado pela primeira vez no Mundo dos Cem Sóis.

No ano 3442: Na época da crise do Enxame

Durante a crise do Enxame e da imbecilização na Via Láctea, os cientistas liderados por Geoffrey Abel Waringer, se mudaram de Last Hope para o mundo dos pos-bis. Na virada do ano 3441/3442, o planeta estava nas mãos dos arautos do paraíso de Quinto Center, liderados pelo coronel Tahiko Anaka. No início de janeiro do ano 3442, Tahiko Anaka assumiu o controle do Mundo dos Cem Sóis, destruindo a maioria dos condutores biopon entre a hiperimpotrônica e o Plasma Central. Com os poucos condutores biopon restantes, o Plasma Central não conseguiu recuperar o poder sobre a hiperimpotrônica. Somente a intervenção de Perry Rhodan fez com que a conexão entre a hiperimpotrônica e o Plasma Central fosse restaurada. O coronel Anaka foi morto nos combates. Em janeiro do ano 3442, 80 mil cientistas e técnicos, homens e mulheres, sob a direção de Waringer, vindos de Last Hope foram alojados em Suntown. Com essa equipe enorme se poderia pensar em combater as influências negativas do Enxame sobre as civilizações galácticas em geral, e da manipulação da constante 5-D em especial. O Mundo dos Cem Sóis oferecia condições ideais para isso. A melhor solução surgiu no ano 3443 com a rede CICOG. Em junho do ano 3442, os cynos tentaram em vão colocar o planeta sob o seu poder a fim de transferi-lo para o centro da Via Láctea.

No ano 3459: Durante o domínio dos lares

Os pos-bis atacam uma frota dos lares: a paraválvula Hoschtra a bordo das espaçonaves fornece um sucesso inicial, porém, a vitória finalmente vai para as naves CEV dos lares.

No ano 3575: Um amigo dos pos-bis

O robotólogo Galto Quohlfahrt alcançou o Mundo dos Cem Sóis no ano 3575 e foi reconhecido quatro anos depois como um pos-bi completo.

No ano 3587

Em dezembro do ano 3587, o planeta caiu brevemente sob o encanto da Torrente Margor psiônica do Punho de Provcon, o que levou o Plasma Central a uma atitude negativa em relação aos terranos. A nave BASE com Rhodan, que retornava de uma viagem de longa distância, também foi afetada, antes que a radiação finalmente se extinguisse.


Créditos: 
  • Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.

Fontes


  • PR144, PR148, PR149, PR350, PR521, PR550, PR660, PR750, PR844, PR998.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Fanzine: Nathan 08 (PRFCB).
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Hundertsonnenwelt”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm).
Seção do Site: