Para-armadilha
Dispositivo tecnológico. Designação para um sistema de armamento, também chamada de armadilha psi (às vezes também paragrade), cuja tarefa é aprisionar seres vivos dotados parapsiquicamente e impedi-los de continuar a usar suas capacidades. Essas instalações geralmente são direcionadas contra teleportadores, mas também podem ser usadas para desativar outros paradotados, como telepatas e telecinetas. Os campos psi também podem atuar como para-armadilhas.
Tecnologia
Consiste de um campo de proteção energética de quinta dimensão, que pode ser gerado tanto por um projetor apropriado ou por materiais pentadimensionais. Portanto, elas estão fisicamente ligadas ao local e não são visíveis porque não estão presentes no espaço quadridimensional.
Efeito
É um tipo de arma energética usada exclusivamente na defesa contra a ação de mutantes ou criaturas parapsiquicamente dotadas, para pô-los fora de ação, eliminando ou paralisando seus poderes. Reage diante das frequências mentais anormais, que são típicas de mutantes legítimos. Qualquer tipo de atividade psiônica é lançada de volta para dentro pelos campos, ou o campo absorve a atividade, como faria um campo defensivo energético. Certos tipos de para-armadilhas também têm outros componentes que são difíceis para os ocupantes - sabe-se que para-armadilhas podem até matar um teleportador depois que esses são pegos, algumas forçam o teleportador, por exemplo, a ter um tipo de teleportação permanente, e outros paradotados relataram pressão na cabeça, dores de cabeça e outros efeitos que podem durar até a inconsciência e experiências piores.
Disseminação
As para-armadilhas geralmente são bastante raras, desde que o povo tenha pouca experiência com criaturas psionicamente dotadas. No entanto, isso muda muito rapidamente quando as primeiras experiências negativas são feitas. No entanto, em geral, as para-armadilhas são usadas apenas para proteger instalações particularmente importantes, como edifícios governamentais, instalações de pesquisa do mais alto nível de segurança, instalações de defesa do sistema e da frota (Nathan, as instalações de pesquisa no planeta Mercúrio e localidades semelhantes). Uma disseminação na área civil é bastante rara - mesmo que, por exemplo, as forças policiais às vezes tenham para-armadilhas móveis.
Para-armadilhas conhecidas
- Paragrade dos tefrodenses; projetor antipsi dos ploohns.
História
Durante a chamada Batalha do Abismo (ano 3460), Gucky, Ras Tschubai, Dalaimoc Rorvic e Tatcher a Hainu caíram em uma para-armadilha a bordo da nave ploohn Vantey Veynste, da qual eles só puderam escapar depois de horas com a ajuda do tenente Pyotr Godunov. No ano 3581, Gucky caiu em uma para-armadilha dos zgmahkonenses quando tentou libertar três especialistas da noite. Essa o impediu de se teleportar para uma nave espacial e o manteve preso fora da fuselagem da nave.
Fontes
- PR290, PR294, PR295, PR310, PR400, PR541, PR692, PR742, PR852.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Parafalle”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.