Priorado da Sinapse

Termo tecnológico extraterrestre. Trata-se do centro nervoso de uma maquinaria que abrangeu a Lua — ou seja, provavelmente a tecnomalha em sua totalidade — e que, como um todo, formou um mecanismo de transição englobando o corpo celeste, que o tolocesteno Na Casa da Radiologia chamou de “rede de transpositores”, que alcançava as profundezas e as larguras.

Dados gerais


O campo estrutural necessário para o deslocamento é produzido por certos geradores, os chamados transpositores. Esses estão espalhados às dezenas de milhares por toda a Lua e são equipados com pontos de controle, as “sinapses”, para formar uma rede. Essas sinapses formam aglomerações ou agrupamentos em muitos lugares; o Priorado da Sinapse no Mare Nubium lunar controla todo o processo. As partes individuais são conectadas e fundidas entre si, ligando-se umas às outras repetidas vezes e de forma mais eficaz do que antes. Não há máquinas separadas, mas um tecido da máquina, modelado em uma malha nervosa. Se necessário, uma região pode assumir a função de outra — como um sistema nervoso biológico. O Mare Nubium forma assim uma das estruturas mais sensíveis da tecnomalha, se não a mais sensível. Toda a rede de transpositores é uma tremenda peça de maquinaria. Cerca de dez por cento de toda a tecnomalha em volta da Lua serve apenas para isso.

Membros da estação conhecidos


  • Na Casa da Radiologia (tolocesteno), Juio Katannric (onryonense, inspetor da instalação).

História


Desde a chegada dos onryonenses na Lua e o início da construção da tecnomalha, a construção também estava acontecendo no Priorado da Sinapse, despercebida pelos selenitas. Estava abaixo de uma das estruturas mais visíveis na tecnomalha - a Estrutura Núbia, e é por isso que os selenitas finalmente a notaram em primeiro lugar. No entanto, como todas as estruturas visíveis, entrar na área era estritamente proibido. Em 1514 NCG, a Resistência Lunar finalmente descobriu o verdadeiro significado do Priorado da Sinapse - ele poderia ser usado para mover a Lua por grandes distâncias. Em 30 de julho do ano 1514 NCG, um grupo da Resistência Lunar conseguiu penetrar no Priorado da Sinapse. No entanto, eles foram enganados pelo caçador jaj Leza Vlyoth, que queria armar uma armadilha para eles. Somente graças aos sentidos telepáticos de Shanda Sarmotte, o grupo viu através da armadilha e, após um tiroteio mortal, conseguiu escapar do caçador e penetrar mais fundo no Priorado da Sinapse. Ali, eles encontraram o tolocesteno Na Casa da Radiologia e aprenderam o verdadeiro significado do Priorado da Sinapse — com ele, a Lua poderia ser movida por grandes distâncias. O grupo finalmente conseguiu evitar outra emboscada de Vlyoth, com Angh Pegola se sacrificando, e voltou para Luna City.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR2713.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Synapsenpriorat”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: