Punho de Provcon
Nebulosa escura situada imediatamente ao norte do centro da Via Láctea, no setor Interno Norte-Zero. Os terranos inicialmente chamavam-na de Point Allegro. Na língua dos provconeses ela é denominada de “Provcon-Hatra”, termo que designa também o movimento rebelde.
Dados Gerais
A nebulosa escura forma uma esfera oca medindo apenas cinco anos-luz de diâmetro, cercada com uma cobertura de poeira de um ano-luz e meio de espessura. A densidade da matéria dessa nebulosa era maior do que aquela de outras nebulosas escuras conhecidas. De certa forma, ela se comportava como um corpo fixo. Ela apresentava uma rotação considerável em torno de um eixo mais ou menos próximo do eixo polar da Galáxia e corria paralelamente a ele. Espaçonaves que nela penetravam eram literalmente desgastadas pelas massas de poeira. Mesmo o melhor dos campos SAE não resistia ao constante choque das pequenas partículas de poeira. No seu interior, encontravam-se 22 sistemas solares, quatro dos quais, entre eles Prov e Teconteen, têm planetas habitáveis - Gaia, Vincran, Tekheter, Zwottertracht. O sistema com o Mundo da Manta Negra encontra-se no manto de poeira. No ano 3583, o manto de poeira impediu a radiação do campo DCG dos lares e, portanto, a morte do portador de ativador celular Julian Tifflor.
História
Lemurenses
Parte dos lemurenses havia se salvado durante a guerra contra as bestas/halutenses na nuvem escura e se estabeleceram no planeta Vincran. A paradotação de seus descendentes, os vincraneses, como pilotos do vácuo ou paraescutas, permitiu-lhes penetrar na cobertura de poeira pela detecção dos corredores.
Terranos
Os terranos a viram pela primeira vez no século XXI e a chamaram de Point Allegro.
Concílio dos Sete
O sistema Prov na nebulosa escura foi usado durante a invasão dos lares como base dos rebeldes lares do povo dos provconeses e, após a aliança com os terranos, pelo Império Solar. No ano 3459, ela abrigava as bases da mais importante organização de resistência contra os lares e o Concílio das Sete Galáxias. Mais tarde, após o desaparecimento da Terra e da Lua, as forças armadas remanescentes do Império Solar (e da USO) recuaram para o planeta Gaia do sol Pov. Lá, o Novo Império Einsteiniano (NIE) foi fundado. Os tekhetenses se separaram dos vincraneses e se estabeleceram na lua Tekheter do planeta gigante Arwalal II no sistema Arwalal. Em contraste com os vincraneses, que rejeitavam a viagem espacial, os tekhetenses propagavam ativar novamente o tráfego das espaçonaves ociosas e também para avançar fora da nebulosa escura. Mas as capacidades astronáuticas dos tekhetenses no ano 3460 eram muito modestas. Depois que a maior parte dos gaianos deixou o Punho de Provcon como parte do Projeto Peregrinador, ali ficou muito mais tranquilo. Muitos pilotos do vácuo perderam seus empregos e se retiraram para Vincran. No ano 3587, o mutante criminoso Boyt Margor nascido no planeta Zwottertracht assumiu o poder na nebulosa escura por pouco tempo. Como auxílio serviu-lhe as psicopeças, que ele conseguiu programar de acordo com sua vontade. Então, ele pode fazer de cada uma delas um receptor de comando de obediência.
Fontes
- PR657, PR658, PR706, PR720, PR736, PR761, PR765, PR792, PR795, PR812, PR855, PR924, PR942, PR970.
- Computer (edição impressa): PR720.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.