Sextagônio

Material, um tipo de elemento que não é achado naturalmente e deve ser produzido sinteticamente. É utilizado tanto no propulsor dimessexta da nave Marco Polo quanto nos rastreadores dakkar do deformador de tempo-zero.

Dados Gerais


Trata-se de um elemento artificial 6-D, resultante da transformação do hovalgônio supersaturado pelo bombardeio de quintrônios, de origem terrana e cappin. É um material violeta e irradiante na área hexadimensional do hiperespectro, que pulsa levemente (originalmente), e que constitui a base para a avançada tecnologia dakkar dos cappins. O elemento está sujeito a um leve sombreamento de cor e a um processo variável de dilatação e compressão. Enquanto o sextagônio produzido pelos cappins tinha uma meia-vida de 80 milhões de anos, o sextagônio terrano da bomba que foi instalada no Satélite da Morte em Taimon (como os cappins chamavam o planeta Zeut) por uma expedição do tempo se desintegrou dentro de 200 mil anos.

História


O sextagônio terrano produzido um pouco mais tarde para a construção do propulsor dimessexta da Marco Polo finalmente alcançou a estabilidade comparável à do sextagônio dos cappins. A equipe do professor dr. Geoffry Abel Waringer fez suas primeiras tentativas de fabricar sextagônio no ano 3434, na base do Império Solar instalada no planeta Last Hope. Os terranos levaram dois anos para produzir sextagônio estável. Nesse contexto, o hovalgônio foi convertido em sextagônio irradiante violeta, ligeiramente pulsante, pelo bombardeamento de quintrônios de 910 bilhões de quintron-Wari. Quando a instabilidade inicial do hovalgônio ameaçou degenerar explosivamente durante essas primeiras tentativas de fabricação, o supermutante Ribald Corello interveio com sua energia sextadim psiônica. Com grande esforço, ele conseguiu estabilizar o elemento recém-criado pelo reagrupamento da massa de aglomeração de alta energia hexadimensional. Através da imitação da física sextadim desse procedimento, os terranos conseguiram ganhar o cobiçado e urgentemente necessário sextagônio.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR430, PR431, PR435, PR436, PR437, PR444, PR450, PR533, PR537.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Hyperkristall”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: