Synn Phertosh
Phersunense. Ele era o advogado da candidata Phaatom e dirigia uma chancelaria sob o gelo.
Aparência
O seu rosto era achatado, quase bidimensional. A sua pele parecia metálica e brilhava em um tom prateado-avermelhado. Até mesmo as íris exibiam essa coloração. Como todos os seus congêneres, ele possuía em suas têmporas chifres curvados para trás, o lephend.
Características
Normalmente, os phersunenses de uma família ou clã têm o mesmo sobrenome; essas famílias são chamadas de “phertosh”. O advogado não era oriundo de nenhuma dessas famílias, por isso o seu sobrenome correspondia à designação geral para as famílias.
História
No ano 2046 NCG, ele era o advogado da candidata Phaatom, a entidade responsável pela galáxia Ancaisin, e supervisionava a chancelaria, uma estação phersunense em uma geleira do mundo gelado de Gattcan, situado no sistema Huphurn. Perry Rhodan foi mantido em cativeiro sob seus cuidados. Phertosh colocou Rhodan para dormir e entrou em seus sonhos para aprender mais sobre ele — porém, sem sucesso. Outros prisioneiros foram a cientista Gry O’Shannon e o mutante Iwán Mulholland. Depois que os três prisioneiros conseguiram escapar, ele recebeu ordens de Phaatom para trazer os fugitivos de volta, pois a candidata havia desenvolvido um “gosto” por eles. Em sua caçada, Phertosh foi ao sistema Spoorn com a espaçonave especial Appu. Um de seus assistentes, o trotonês Monboddo (um telepata cuja capacidade o tornava uma espécie de mecanismo de busca vivo), havia captado pistas sobre a presença das pessoas que procurava. O advogado bombardeou o planeta com um hiperparalisador. Havia vários guardiões do Índice ali. Phertosh teve que impedir que os guardiões do Índice se aliassem aos galácticos. Durante uma luta, a oxtornense Siad Tan o atacou e ele a matou em um duelo. Entretanto, Rhodan e dois guardiões do Índice conseguiram escapar. Para sua busca posterior, ele recebeu um rastreador de ressonância abissal. Isso permitiu que ele localizasse pessoas como Gry O’Shannon, que haviam passado pela dispersão abissal. Foi assim que ele tomou conhecimento do planeta Khaiguna, no sistema Siuvar. Quando os galácticos tentaram invadir a Zona Zero, Phertosh os atacou com mais naves de combate de grande porte phersunenses. Entretanto, ele não conseguiu impedir que um cruzador de batalha voasse pelo portal da Zona Zero. Após os eventos no sistema Siuvar, ele perseguiu a nave Ras Tschubai até o sistema Suzny. Ali, no planeta Zpud, ficava a masmora abissal da superinteligência Vecu. Durante uma tentativa de fuga dos galácticos, a matéria vetorial da prisão foi liberada. Phertosh ordenou a evacuação dos habitantes do planeta. Ele queria fazer parecer que os galácticos tinham destruído o planeta deliberadamente. Todos os povos astronáuticos de Ancaisin foram chamados para caçar a Ras Tschubai para que os assassinos pudessem ser punidos.
Fontes
- PR3039, PR3046, PR3047, PR3048, PR3049, PR3054.
- Glossário: PR3046.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Synn Phertosh”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.