Tellus

Planeta principal do sistema Rheia, situado na Via Láctea.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Rheia
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 3.109 anos-luz
Distância para o sistema Agni: 5.532 anos-luz
Período orbital: 3.312 anos
Atmosfera: Oxigênio e nitrogênio
Tipo/superfície: Mundo normal com órbita bastante excêntrica; habitável apenas por quatrocentos anos quando perto do sol, caso contrário, é um mundo gelado
Povos conhecidos (habitantes): Nenhum
Instalações técnicas: Base do Império Solar por um curto período no século XXV do calendário antigo

Dados Gerais


A distância até o Sistema Solar é de 3.109 anos-luz; a distância até o sistema Agni é de 5.532 anos-luz. É um mundo normal, com órbita bastante excêntrica — possivelmente, um errante capturado por Rheia. O seu período orbital é de 3.312 anos; é habitável apenas por quatrocentos anos, quando chega perto do sol, caso contrário é um mundo gelado.

História


Por quase três mil anos, Tellus e suas formas de vida primitivas ficam enterrados sob uma camada de gelo em sua órbita longe do sol. Ao se aproximar da estrela central, as condições para uma biosfera ativa na qual a vida desperta existe por cerca de quatrocentos anos. Por quarenta anos no periélio extremo, a superfície fica tão quente que a vida planetária recua para os polos e para as profundezas dos mares. No início do ano 2436 do calendário antigo, uma base do Império Solar foi estabelecida em Tellus, mas o contato foi imediatamente perdido durante a guerra dos dolans que se seguiu. Durante essa época, o condicionado em segundo grau Rar Eln invadiu a base e matou a guarnição. O Exta energético, parte de um ser coletivo itinerante, tentou em vão impedir esse ato. Esse ser de luz foi capaz de parar o tempo para Eln; contudo, involuntariamente se tornou parte do parceiro simboflex dele e, desse modo, ficou preso com ele em Tellus. O próprio planeta, que gradualmente congelou novamente, não desempenhou nenhum papel significativo depois disso. Em meados do século XXI NCG, ou na Era Cairanesa, Tellus estava novamente em sua fase de degelo. No outono do ano 2045 NCG (ano 5632), os shenpadris, seres serpentoides, liderados pelo arqueólogo e guardião das ruínas Shanlud, descobriram o “berço da Humanidade” sob as camadas de gelo derretidas: as supostas ruínas da cidade de Terrânia. Essa descoberta surpreendente foi particularmente explosiva porque o planeta Terra só havia sido considerado um mito em toda a Via Láctea por centenas de anos. Depois disso, a nave Explorer terrana Ney Elias, sob o comando de Amma Vargas, igualmente voou para Tellus — entre os passageiros, também estava Perry Rhodan, que havia perdido 493 anos em um campo de alternância caotemporal. Curiosamente, a instalação descoberta e as determinações de idade não deixaram dúvidas de que as ruínas realmente representavam a capital terrana, mesmo que inúmeras estátuas de Rhodan ali colocadas não se encaixassem na imagem conhecida. Mais pesquisas tiveram que ser interrompidas logo em seguida, pois os esporos da florescente vida vegetal de Tellus afetaram negativamente tanto os shenpadris quanto os humanos. Ao mesmo tempo, o condicionado em segundo grau recém-despertado atacou os visitantes, com o mutante Donn Yaradua guiando e libertando o Exta de seu parceiro simboflex no processo, e também conseguindo pacificar o vigilante de vibrações. O ser de luz retomou sua jornada no Universo enquanto Rar Eln, então não mais um condicionado, queria se tornar um guardião da vida. Quando uma nave-olho cairanesa apareceu no sistema Rheia, Rhodan, bem como Donn Yaradua, que eram procurados por mandados, conseguiram escapar para a nave Bjo Breiskoll usando um space-jet e um blefe. Somente em outubro do ano 2046 NCG (ano 5633) que foi definitivamente estabelecido que a cidade encontrada em Tellus era uma réplica magistral ou uma falsificação dos shenpadris encomendada pelos cairaneses.

Outro


Tellus é o nome da deusa da terra na mitologia romana.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR3005, PR3096.
  • Glossário: PR3014.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.
Seção do Site: