Transmissor de situação

Designação dada a campos energéticos gerados por geradores de impulsos de choque para o deslocamento espacial de objetos.

Dados Gerais


É um tipo de transmissor de matéria. Transmissores de situação são aparelhos que gastam quantidades gigantescas de energia e, além disso, criam uma série de efeitos colaterais. Eles constroem um campo de transporte hiperdimensional por onde podem transportar objetos de qualquer tamanho ao longo desse campo, bastando que haja energia suficiente à disposição, sem que seja necessário, como nos transmissores de matéria convencionais, que exista um polo oposto. Os senhores da galáxia possuíam equipamentos desse tipo. Tipicamente, trata-se de geradores que produzem campos de teletransporte de um milhão de quilômetros de diâmetro ou mais. No arsenal dos senhores da galáxia, contudo, encontravam-se também microtransmissores de situação que podiam transportar apenas uma pessoa.

Nome


Apesar de sua designação terrana, um transmissor de situação não é um transmissor. Esse nome veio do Lorde-Almirante Atlan, que observou o surgimento de um anel de fogo típico em março do ano 2404 no Sistema dos Destroços, situado na galáxia Andrômeda.

Citação (episódio PR259): [...] “'Nem poderia ser um transmissor solar igual aos outros’, disse Atlan, rompendo o silêncio que já se tornara constrangedor. ‘Seja qual for o princípio que rege o funcionamento da complicada estrutura, essa só é usada em determinadas situações.’ Sorriu. ‘Por isso lhe dou o nome de transmissor de situação.’” [...].

Modo de funcionamento


Ao contrário dos transmissores solares, o objeto de transporte é envolvido externamente pelo gerador de impulsos de choque em um campo de semiespaço – chamado de campo de teletransporte induzido - e transportado como uma espaçonave com velocidade previamente selecionável por um túnel de semiespaço para o local de destino.

História


Os terranos foram confrontados pela primeira vez com os geradores de impulsos de choque durante a campanha de Andrômeda, no ano 2404. Os senhores da galáxia usavam-nos, entre outros, para a rápida realocação da frota ou para a reciclagem de naves destruídas. Estas eram irradiadas assim para sistemas com planetas-estaleiro, como o Sistema dos Destroços. Durante a crise do Enxame, os maahks colocaram à disposição dos terranos, no ano 3443, componentes de um transmissor de situação. No ano 3584, um grupo de conceptos instruídos por Aquilo usou um transmissor de situação modificado para dividir o planeta Castelo de Goshmo em duas partes e fazer de uma das metades Éden II, o lar dos conceptos.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR259, PR288, PR297, PR838, PR908.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Situationstransmitter”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: