Van Moders

Terrano. Ele era um cientista genial especializado em robótica. Estudou os pos-bis. Graças a ele foi possível transformá-los em amigos dos terranos.

Descrição Física


Tinha uma figura atarracada com um nariz achatado que lhe dava um rosto de boxeador. Sua aparência desmentia sua genialidade.

Características Psicológicas


Aos vinte e dois anos, sua genialidade fez com que tivesse a visão decisiva sobre a natureza e tecnología dos pos-bis.

História


Ele nasceu no ano 2090. Ele era um robólogo, e devido às idéias que desenvolvia, era chamado de "o pavor ideológico". Aos 16 anos, Van Moders já estudava robótica na Universidade Springfield. Antes dos 20 anos recebeu o diploma e a oferta para ingressar no departamento científico da Frota Solar. Dois anos depois, foi voluntário na Missão Outside, que tinha por objetivo contatar os pos-bis. Estudou os pos-bis, foi o primeiro a falar do engaste hipertóictico e, por meio de suas teorias e trabalho, foi capaz de fornecer aos terranos vantagens importantes para lidar com eles. Em dezembro do ano 2112, Moders completamente sobrecarregado foi adormecido com medicação pelo médico dr. Brandstroem. Embora os colegas de Moders, incluindo Pierre Martell, reclamassem disso com Reginald Bell, acabou sendo uma dádiva de Deus. Moders não apenas acordou bem descansado, mas no momento em que acordou, percebeu como funcionava o engaste hipertóictico. O robótico pesquisou o funcionamento do bloco biopon e o engaste hipertóictico. Ele descobriu o problema com o circuito do ódio e devolveu o poder sobre a parte positrônica ao Plasma Central do Mundo dos Cem Sóis. Durante a batalha terrana contra os pos-bis, um planeta recebeu o nome de Van Moders. Graças a ele foi possível transformá-los em amigos dos terranos. A partir do ano 2130, Moders foi o chefe de uma equipe responsável por supervisionar o planejamento e a construção do computador lunar de grande porte. De um ponto desconhecido no tempo, ele recebeu duchas celulares regulares. Quase 200 anos depois, no ano 2326, a impotrônica Nathan foi quem condenou seu criador à morte. Todos os 182 destinatários de uma ducha celular foram registrados por Nathan em uma lista encomendada por Michael Freyt. Ela continha - com a data prevista de morte - os nomes das 25 pessoas que foram tão importantes para o Império Unido após a aniquilação de Peregrino por Aquilo que podiam ser consideradas por um dos ativadores celulares encontrados, bem como os nomes dos condenados também marcados com sua data prevista de morte. O nome de Van Moders não apareceu como um daqueles a quem Rhodan foi autorizado a dar um ativador celular.

Nota: Não se sabe como ele passou os últimos anos de sua vida.

Trabalhos científicos


Sua obra principal, “O Robô Perfeito”, fora estudada a fundo pelo cientista Goshmo-Khan muitos anos antes do ano 3460. Em seu famoso livro intitulado “Ilusão ou Realidade”, Van Moders especulou se o Universo inteiro era uma ilusão criada por uma gigantesca biopositrônica intangível.

Curiosidades


No ano 1552 NCG, a Torre Van Moders nomeada em sua homenagem na cidade Suntown no Mundo dos Cem Sóis era o ponto de coordenação entre a LGL e os pos-bis.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR130, PR132, PR133, PR136, PR137, PR138, PR139, PR140, PR142, PR145-PR149, PR275, PR678, PR2986.
  • RP 212.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Van Moders”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: