Vargarteno
Povo não humano e inteligente, nativo do planeta Origem da Perfeição, situado na galáxia Erranternohre.
Aparência e Características Fisiológicas
São seres com cerca de dois metros de altura com corpo em forma de ovo, que podem formar até oito extremidades, dependendo da necessidade. Os órgãos sensoriais e os instrumentos de fala estão dispostos de maneira similar a nódulos no interior do corpo, e, quando necessário, partes da superfície do corpo assumem uma estrutura transparente. Seu sangue é semitransparente, de cor amarelada.
Reprodução
Os vargartenos são seres unissexuais que se reproduzem por autodivisão. Na maioria dos casos de uma autodivisão, isso leva ao fato de que uma parte retém a identidade do corpo precursor, enquanto a outra parte, embora carregada com o conhecimento prévio, mas “nasce” com uma nova identidade. Em cada autodivisão há um perigo de que a identidade do vargarteno se perca e ambos os “descendentes” surjam como novos seres. O período entre os primeiros sinais de uma divisão iminente e sua conclusão é de aproximadamente uma semana. Nos primeiros dias os afetados claramente consomem mais alimentos, de modo que o volume do corpo quase duplica. Na fase final, os centros visuais, os órgãos de fala e os nódulos nervosos duplicam, antes de formar uma constrição ao longo do eixo longitudinal do corpo, que eventualmente leva a uma bipartição do corpo.
Ingestão de Alimentos
A ingestão de alimentos ocorre em toda a superfície do corpo como parte de um banho de nutrientes. Normalmente, para isso são procuradas panelas de nutrientes particulares, mas também são encontradas dezenas de salas de jantar com dezenas de panelas de nutrientes.
Vargartenos Conhecidos
- A Luz na Escuridão, Einigan, Marbonnaj, Narmaluk, Ongelsken, Onglosnakar, Zwadivar.
Sociedade
Um vargarteno que manteve sua identidade em muitas autodivisões, goza de grande reputação na sociedade. Embora a outra parte seja de fato considerada como um novo ser, ela não é comparável a uma criança terrana por causa do conhecimento já disponível no nascimento, mas sim é considerado como um “irmãozinho”, a quem uma afeição especial está ligada. Servidores públicos de alto escalão renunciam à possibilidade de novas autodivisões.
Moeda
A moeda comum chama-se sverd.
Tecnologia
Espaçonaves
As espaçonaves dos vargartenos eram capazes apenas de velocidade subluz.
História
No ano 3587, a sociedade vargartena corresponderia à dos terranos do final do século XXI, caso esses não tivessem entrado em contato com os arcônidas. O voo espacial fora desenvolvido cerca de 100 anos antes e, posteriormente, foi particularmente importante no contexto da coleta de norans. Não havia interesse geral no desenvolvimento de propulsões mais rápidas do que a luz, por meio das quais poderiam deixar o seu sistema solar; uma excepção a isso representava Ongelsken. Para volta do ano 3490, os vargartenos perceberam que os norans expelidos do planeta Lar do Calor para o espaço poderiam ser usados para a produção de energia. Uma vez que no período subsequente, a população de vargartenos aumentou para dez bilhões, a importância de norans para a sociedade vargartena cresceu. No ano 3587, os vargartenos já cobriam mais da metade de suas necessidades energéticas com os norans. Em meados do ano 3587, Alaska Saedelaere, vindo de Derogwanien com a célula de luz de Ganerc-Callibso, chegou ao sistema dos vargartenos para se encontrar ali com a BASE. Seu objetivo subsequente era localizar o castelo cósmico do ex-Poderoso Bardioc embutido no microcosmo e recuperar a chave auxiliar para o Olho de Laire. Inicialmente, Alaska Saedelaere apenas observou os vargartenos, que nesse momento estavam em uma fase de coleta de norans. Nesse contexto, ele percebeu, em particular, o conflito entre Ongelsken e Zwadivar, de um lado, e Marbonnaj por outro. Pouco tempo depois, o castelo de Bardioc materializou-se no espaço normal, depois que a tropa de ovninautas liderada por Scallur tinha ativado o transdutor drugun. Como Alaska sabia que o castelo deveria ser levado para além das fontes de matéria em uma segunda etapa, ele tentou recuperar a chave auxiliar sem esperar pela BASE. Enquanto procurava no castelo, ele descobriu que o tempo nele passava trinta vezes mais rápido do que o normal. O transdutor drugun foi destruído pela radiação hiperenergética dos norans, assim o transporte para além das fontes de matéria inicialmente não poderia ocorrer. Finalmente, os vargartenos também chegaram ao castelo, o que lhe permitiu estabelecer rapidamente um entendimento para benefício mútuo. Enquanto o pessoal de Zwadivar o ajudou com sucesso na busca pela chave auxiliar, eles puderam saquear o castelo.
Fontes
- P945, P946.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Vargarten”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2.