Zaltertepe

Terceiro planeta do sistema do sol gigante Hefderad Alfa, situado na Via Láctea.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Diâmetro equatorial: 57.218 km.
Tempo de rotação própria: 27,71h.
Temperatura média diurna: 28,9 ºC.
Gravidade superficial: 2,77 g.
Atmosfera: Oxigênio e nitrogênio, respirável.
Tipo/superfície: Mundo desértico seco de areia e detritos, relativamente sem vegetação.
Povos conhecidos (habitantes): Colonos ertrusianos, siganeses, zaltis.
Capital planetária: Nagelia.

Dados Gerais


A temperatura média diurna é de 28,9 ºC, e a atmosfera é composta de oxigênio e nitrogênio. A superfície é um deserto seco de areia e detritos, relativamente sem vegetação. Uma característica essencial de Zaltertepe é a sua gravidade de 2,77 g, que é muito elevada para terranos e descendentes de terranos. Devido à alta gravidade, as montanhas mais altas têm apenas pouco mais de 1.000 metros de altura. Outra característica especial são os terremotos frequentes, que são devidos às condições astrofísicas especiais do sistema Hefderad. Em contraste, a composição do ar e do clima é agradável para terranos. Os habitantes são colonos ertrusianos e siganeses. A capital é Nagelia, a única cidade do planeta.

História


Os primórdios

De acordo com o conhecimento atual, Zaltertepe não produziu seres vivos inteligentes. Há um tempo desconhecido, uma espaçonave de nômades estelares encalhou em Zaltertepe, de cujas pistas a menina terrana Baya Gheroel e o helk looweriano Nistor se depararam no ano 3587. Baya Gheroel pôde ver pelas esculturas de pedra descobertas em uma caverna na planície de Khancoban que a civilização das “criaturas de aparência estranha inimaginável” estava se recuperando da barbárie após algumas gerações e deixou o planeta com uma nave espacial recém-construída. No cume da rocha de Khancoban, os astronautas deixaram uma pirâmide de pedra que era um local de culto desconhecido para um monstro chamado Khancoban.

O assentamento através de ertrusianos e siganeses

No século XXXVI, a colônia foi fundada em Zaltertepe como refúgio secreto perante os lares e superpesados. Os poucos siganeses viviam como subcolonos secretos em uma árvore-garrafa, designada por eles de Lar, localizada na floresta urbana no meio de Nagelia, sem que os ertrusianos sob o comando de Tramton Kalackai percebessem algo disso. Este último apenas suspeitava de que um segundo grupo de um povo não descoberto seria o responsável por todos os pequenos incidentes no planeta. Enquanto isso, os siganeses deveriam resistir contra uma espécie de fungo perigoso no interior da árvore. Quando o helk looweriano Nistor e a menina Baya Gheroel, com o Olho de Laire, tiveram que pousar em Zaltertepe em janeiro do ano 3587, eclodiu entre os ertrusianos uma praga que foi igualmente causada pelo fungo agressivo. Isso mostrou ser uma mutação que surgira e proliferara pela irradiação dos aparelhos antilocalização siganeses. Depois que o perigo do fungo foi eliminado, ocorreu uma parceria duradoura entre ertrusianos e siganeses. Entrementes, Gheroel desapareceu do planeta com ajuda do Olho a fim de ajudar o mutante Boyt Margor. A visita dos siganeses Vavo Rassa e Rayn Verser vindos de fora serviu mais tarde para aborrecer, porque os ertrusianos suspeitavam de uma ação secreta dirigida contra eles. Após o esclarecimento do mal-entendido, ambos os grupos de povos viveram pacificamente juntos dali em diante. Em 11 de setembro do ano 3587, Zaltertepe foi fortemente danificado durante um tremor espacial, pelo que quase 80% da capital Nagelia foi destruída.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR913, PR914, PR926, PR975, PR2729.
  • Glossário: PR3011.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Zaltertepe”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: