Zeut (planeta)

Antigo quinto planeta do Sistema Solar, situado entre Marte e Júpiter. Zeut é um vocábulo lemurense. O planeta foi denominado Taimon pelos cappins.

Nota: No episódio PR265, devido a um erro do autor, afirma-se que Zeut era o antigo quarto planeta.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Outro nome: Taimon (cappins)
Distância média para o Sol: 425 milhões de km
Diâmetro equatorial: 10.388 km
Tempo de translação: 298/2,98 anos
Tempo de rotação própria: 37,78 h
Inclinação axial: Bastante elevada, 24º
Gravidade: 0,96 g
Atmosfera: Oxigênio e nitrogênio
Tipo/superfície: Mundo normal fresco com oito continentes (KopteySchweipon, os outros não são conhecidos nominalmente). Schweipon era o continente-base dos cappins. Os sete continentes restantes tinham ficado sem serem povoados. Nos mesmos no máximo havia instalações de defesa. Nos mesmos havia vida orgânica apenas temporária, cujo ciclo de vida era adaptado às condições desse mundo extremado
Habitantes: Domicílio do metal TEP ou material transformador emocional parabiológico; colonos lemurenses
Capital: Havaler (ano 196.516 AC), no continente Koptey

Dados Gerais


Zeut era, ao lado de Pordypor, o planeta natal dos paramags, o único planeta conhecido na Via Láctea que consistia em grande parte de metal TEP. Possuía diâmetro equatorial de 10.388 km, tempo de rotação de 37,78 h, gravidade de 0,96 g e atmosfera de oxigênio e nitrogênio. O seu registro como quinto planeta era apenas uma medida para melhor classificação, pois, na realidade ele seguia uma órbita que era mais parecida com a de um cometa e que justificaria pelo menos uma vez cada numeração para o planeta – de um até dez. Ela correspondia a uma elipse em forma de tubo e que ficava em diagonal por cima das órbitas dos outros planetas do sistema. Sua revolução em torno do Sol levava cerca de duzentos e oitenta anos terranos. Durante esse tempo, ele se aproximava do Sol mais ou menos até a distância mediana de Mercúrio e afastava-se novamente até muito além da órbita de Plutão. Essa órbita extremada, naturalmente, trazia consigo oscilações de temperaturas extremas e influências de marés. Sob a maior distância do Sol, a atmosfera de oxigênio congelava e ruía de forma cristalina sobre o planeta. Durante a fase de aproximação, novamente passava à sua forma gasosa. Durante quase cento e noventa e cinco anos terranos – durante a época do frio – a vida repousava numa espécie de sono profundo. Depois, durante a acentuada aproximação do Sol, ela despertava para uma vida quase explosiva.

A flora e a fauna


Além de flores, também havia animais. Havia três espécies principais de animais ali: arckers, croccisores e spicoulos. Essas tinham se adaptado às condições extremas de vida e só acordavam durante os curtos períodos com condições favoráveis à vida. Eram animais semi-inteligentes que trabalhavam em conjunto. A vida em Zeut viu-se forçada a concluir estranhas alianças. Observadores externos forçosamente teriam que acreditar que, em Zeut, não poderia haver o surgimento de vida inteligente, nem mesmo se a mesma fosse levada para lá de fora. Por isso, o planeta foi escolhido pelos cappins (takeranos) como mundo industrial secreto há 200 mil anos atrás.

Governo & Política

Planeta colonial mais importante dos lemurenses no Sistema Solar.

História


Por volta do ano 200.000 AC

No ano 196.516 AC, Zeut ou Taimon era um planeta-base dos takeranos, onde, na cidade Havaler, foi construído o Satélite da Morte ou satélite solar para o Sol, sob o projeto Proconis. Além disso, eles transferiram de Gammon-Pestak em Taimon algumas das matérias-primas necessárias em Lotrom (Terra). Uma expedição de viagem no tempo terrana sob o comando de Perry Rhodan, com a participação de Ovaron, instalou secretamente uma bomba sextadim no satélite. O planeta, em seguida, tinha uma órbita muito elíptica em torno do Sol (periélio: 400 milhões de km, afélio: 450 milhões de km), de modo que durante o afélio originava um único deserto de gelo.

Ano 51.988 AC

Nesse ano, os paramags descobriram Zeut como o único outro planeta que contém TEP na Via Láctea durante suas expedições de pesquisa. No entanto, por sabotagem, a enorme espaçonave-meteoro que eles enviaram não chegou a Zeut, mas em vez disso caiu em Asporc.

Do ano 50.950 até o ano 50.840 AC

Muito tempo após o desaparecimento dos cappins, Zeut foi guiado por colonos lemurenses para uma órbita solar mais favorável.

No ano 50.068 AC

Zeut foi atacado por um comando dos halutenses (bestas-feras) durante a guerra com os lemurenses e completamente destruído. Após sua destruição, o seu metal TEP desapareceu completamente no hiperespaço. A nuvem de gases e destroços resultante da destruição do planeta orbitou o Sol durante milênios a fio, e sua amplitude naquela época causou na Terra uma redução da radiação solar, que postereiormente levou à uma era glacial. Os fragmentos restantes circulam o Sol desde então como anel de destroços, o chamado cinturão de asteroides, com os maiores pedaços recebendo nomes: Ceres (diâmetro: 975x909 km, gravidade: 0,028 g), Pallas (diâmetro: 585 km) Vesta (diâmetro: 531 km) e Juno (diâmetro: 247 km).

No ano de 1981

Em setembro do ano de 1981, o Supercrânio, aliás Clifford Monterny, morreu no cinturão em sua fuga do Exército de Mutantes, quando sua nave colidiu com um pedaço de detritos.

No ano 3444

No ano 3444, em conexão com os Antigos Mutantes, ocorreu um contato dos terranos com os paramags. Em julho do ano 3444, os neoparamags tentaram penetrar em Zeut com a ajuda de um transdeformador de referência TEP por meio da sua capacidade de paratransdeformação. No entanto, como Zeut já tinha sido destruído pelas bestas-feras, eles queriam se apoderar do cinturão de asteroides, porque suspeitavam que lá ainda havia metal TEP, mas só conseguiram pequenos fragmentos dos asteroides contendo TEP e finalmente puderam ser forçados a sair do Sistema Solar.

No ano 3459

Em fins de março do ano 3459, Gucky pode impedir no asteroide Ceko-338-Gunnipa (uma base secreta da União Centro Galáctica, diâmetro: 4x2 km) que o mágico Alpar Goronkon pudesse revelar o segredo sobre Atlan fingir sua execução para os lares.


 

Créditos: 

Fontes


  • Fontes: PR27, PR264, PR265, PR398, PR437, PR441, PR442, PR443, PR444, PR595, PR656, PR806.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Zeut (Planet)”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: