Terrânia

Cidade e capital da Terra, situada no antigo deserto de Gobi. Também já foi ao mesmo tempo capital do antigo Império Solar. Designada também como Terrânia City ou Cidade de Terrânia. A partir de janeiro do ano 3586, Terrânia tornou-se a sede da Liga dos Terranos Livres (LTL).

Generalidade/Estrutura


O nome

Primeiramente foi chamada de Galáxia. Passou a se chamar Terrânia a partir do dia 19 de junho do ano de 1980, para exprimir a confiança na união de todos os povos da Terra.

Origem e evolução

Essa cidade se formou em torno da base da antiga Terceira Potência, da qual era a sua capital. No ano de 1981, era a mais moderna metrópole da Terra. Em outubro do ano 2040, do lago salgado de Goshun, que ficava nas proximidades, não se via mais nada. Os palácios de concreto, verdadeiros arrojos da arquitetura, fechavam a visão. O pequeno lago já não assumia a menor importância, ainda mais que sua água muito salgada nunca contribuíra para a florescência que se verificara no antigo deserto de Gobi. No ano 2044, Terrânia crescera e continuava a crescer a cada dia que passava. As construções não eram realizadas ao acaso; os edifícios e as ruas iam surgindo em conformidade com planos previamente traçados, circunstância que concorria para melhorar o aspecto da cidade. Terrânia parecia ter atravessado um processo de crescimento orgânico... e realmente atravessara. No ano 2404, os planejadores da cidade, nos últimos quatro séculos, já se haviam perguntado muitas vezes como Terrânia se teria desenvolvido, se Perry Rhodan, no fim do século XX, tivesse tido a ideia de fundar o centro do seu poder em alguma área já muito habitada. Provavelmente, então, teriam que construir embaixo da terra. Somente a situação ideal para esse fim específico, no ex-deserto de Gobi, então desabitado, tinha possibilitado uma concentração tão gigantesca de seres humanos, em condições de vida dignas. Mesmo assim — havia, naquela época, gente importante, em cargos de responsabilidade, estava pensando se não seria melhor transferir a capital para a superfície do mar. Rhodan, entretanto, nem queria ouvir falar desses planos. Terrânia não era apenas a capital do seu reino cósmico, mas com ela entrelaçavam-se inúmeras lembranças. Ali se fizera história de significação cósmica — e dali se iniciara a expansão da Humanidade. No ano 2437, a cidade fora quase toda destruída no ataque dos dolans dos ulebs. Entre os anos 3430 e 3431, depois do ataque dos ulebs, surgiu uma nova Terrânia, mais concentrada, mais pragmática, maior — e muito mais bela. Em maio do ano 3584, a cidade tinha se transformado em ruínas, após a queda da Terra no Abismo e seu despovoamento. No final do ano 3585, após a Terra retornar e ocupar seu lugar no Sistema Solar, colunas de robôs apareceram em todos os lugares, bem como máquinas especializadas e grupos de pessoas que trabalhavam incansavelmente para trazer a cidade de volta à sua vida original. O comércio tentou se orientar, os serviços públicos começaram a se estabelecer e as fábricas começaram a funcionar.

Símbolo

A imagem familiar da Via Láctea rodando lentamente através do nada.

Bairros da cidade conhecidos

  • Afcartz, Atlan Village.

Espaçoportos

  • Espaçoporto comercial e civil, Terrânia Space Port.

Passagens de ruas conhecidas

  • Administrations Way, Alameda Kepler, Artery Subway, Avenida Cassiopéia, Avenida Crest, Avenida Mercant, Avenida Órion, Avenida Vega, Betelgeuse Road, Fomalhaut Freeway, Jefferson Road, Mercury Avenue, Rua Fermi, Thora Road.

Rios e lagos

  • Crest Lake, Lago Goshun.

Dignos de ver, instalações de parque, etc.

  • Mausoléu de Ellert, Monumento da Stardust, Parque Gobi, Praça Crest, Praça dos Cosmonautas, Praça Nabluz, Torre Cibernética, Zoológico de Terrânia.

Outros pontos conhecidos de Terrânia

  • Academia Espacial de Terrânia, Administração-Geral, Clínica Arcônida, Edifício Cherryl, Hotel Bennerton, Império Alfa, Instituto de Tecnologia de Terrânia, Jardim Suspenso Árabe, Luna Hotel, Saturn Hills, Solar Hall, Terrânia Hall, Torre dos Preços, Universidade de Terrânia.

População

No ano de 1975, contava já com 230.000 habitantes. Em junho do ano de 1980, a população cresceu nos últimos anos para 800.000 habitantes. O coronel Freyt estimulara a imigração de técnicos e cientistas. No ano de 1984, o censo registrou 1,5 milhão de habitantes. No ano 2040, havia cerca de 14 milhões de habitantes. No ano 2329, havia cerca de 50 milhões de habitantes. Entre os anos de 2400 e 2405, a cidade, com sua silhueta graciosa, contava com cerca de 60 milhões de habitantes. Em maio do ano 3584, a cidade mais bela da Terra estava despovoada. A partir do ano 3585, Terrânia voltou a ser ocupada novamente, depois que milhares de pessoas voltaram para repovoar a Terra.


Créditos: 

Fontes


  • PR21, PR22, PR50, PR84, PR403, PR412, PR700, PR806, PR833, PR879, PR925, PR963, PR1007, PR1020, PR1099, PR1151, PR1155, PR1858, PR2700, PR2703, PR2721, PR2724, PR2730, PR3005, PR3090.
  • Desenho técnico (edição impressa): PR778/PR779.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Terrania”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: