Nopaloor
Capital de Yaanzar, que, com 150 milhões de habitantes, é a maior cidade do planeta, e também é a localização do mercado de cérebros.
Dados Gerais
A cidade se estende até o horizonte; ela esticou seus braços em todas as direções do país como um polvo gigante. Nopaloor está crescendo rapidamente, é um símbolo da densidade populacional em muitos planetas na galáxia Naupaum. Quem olhar para a cidade de cima terá uma excruciante sensação de confinamento. Em um futuro não muito distante, Nopaloor cobrirá toda a superfície do planeta. Nesse ponto, a natureza será sufocada, uma atmosfera artificial terá que ser criada, e os moradores terão que ser supridos com alimentos sintéticos. A diversidade de edifícios forma um emaranhado sem ordem reconhecível, de forma que a orientação neles é difícil até mesmo para os moradores. A cidade dispõe de inúmeros espaçoportos, um dos quais é Nopaloor-Tschychtran. Milhares de plataformas antigravitacionais operam na cidade; elas complementam uma rede completamente sobrecarregada de transmissores e máquinas voadoras privadas. O transporte é gratuito, pois os sistemas de transporte são financiados a partir de receitas tributárias. O antigo sistema de canais de Nopaloor está localizado no subsolo. O sistema de esgoto está encerrado em grande parte, já que toda a água residual é direcionada para os sistemas centrais de limpeza, onde é reprocessada. O sistema de esgoto em desuso leva para as catacumbas de Nopaloor. O Templo dos Cérebros Lamuriosos está localizado no bairro de Subdrogg. Outros bairros incluem áreas e centros comerciais com ruas estreitas, mas também áreas residenciais com alamedas largas e espaçosas, bem como áreas de entretenimento bem iluminadas, com grandes máquinas de diversão com tecnologia antigravitacional, bem como colunas positrônicas de jogos de azar e conversores hiperespaciais, nos quais os visitantes podem desfrutar do prazer duvidoso de caminhar entre as dimensões. O complexo da clínica de transplante de Doynschto está localizado na extremidade sul da cidade, no meio de um pequeno parque. Ali, existem várias fontes, por isso foi decidido proibir a construção nessa região.
O Yaanzardoscht
O Yaanzardoscht é um enorme complexo de edifícios que serve como sede do governo. É ali que reside o Tschatro, o homem mais poderoso e ditador do sistema Zoornom, bem como os reguladores de transplante.
O Banco Tschatro
Nas instalações do Yaanzardoscht, o Banco Tschatro, cérebros especiais que foram vítimas de um crime ceynach também são armazenados a mando do Tschatro. O Comando de Busca de Ceynachs, composto pelos dois últimos sobreviventes do povo dos yulocs, Torytrae e Noc, também está localizado ali.
História
Nopaloor deu seus primeiros passos há milhares de anos. No decorrer do tempo, novas avenidas e bairros foram surgindo em torno do centro da cidade, e o antigo núcleo se transformou gradualmente numa área que ninguém aprecia visitar e muito menos ter como residência. Nos estratos mais baixos da cidade velha, encontram-se as catacumbas, testemunhas de um passado há muito esquecido, no qual ocorreram perseguições religiosas, e onde os seguidores de uma nova fé se refugiavam. Sobre as catacumbas, passam os restos dos sistemas de esgoto, que foram construídos muito tempo depois e sobre os quais, por sua vez, se empilham os bunkers daqueles séculos em que o planeta foi devastado por guerras, e os oponentes haviam se enfrentado com armas nucleares. No ano 3457, os únicos que conhecem a cidade velha são os que vivem ali; nas suas catacumbas, vive um povo de proscritos e criminosos, ou seja, a ralé sombria de todos os mundos de Naupaum.
Fontes
- PR623, PR624, PR625, PR626, PR628, PR634, PR645.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Nopaloor”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.