Szuker
Individuo artificial. Ele é um androide residente na cidade de Gaalo, também chamado de guardião androide.
Descrição Física
Szuker é humanoide e tem 1,85 m de altura. Sua pele é de cor azul, da mesma cor azul forte de seus criadores, com um brilho metálico. Seu rosto é caracterizado principalmente pela falta de nariz e os olhos pretos.
Características Psicológicas
Em suas ações, o androide segue as normas morais e éticas dos galorneses. Por isso, ele é incapaz de violência aberta e iniciada por si mesmo. Suas relações com os residentes da cidade de Gaalo são determinadas, mas atenciosas. Ele sempre dá uma impressão melancólica e totalmente triste.
História
Quando os galorneses deixaram Galorn por volta do ano 1 do calendário terrano antigo, o planeta se tornou alvo de aventureiros. Mas não havia muito para conseguir, porque o planeta havia sido explorado há muito tempo e o centro da capital planetária Gaalo estava inacessível devido aos campos de interferência. Portanto, esses infelizes vegetavam nas ruínas das cidades baixas. Quando os galorneses viram isso, eles criaram Szuker para cuidar deles e zelar por eles.
Nota: Não há informações concretas sobre se Szuker foi realmente o primeiro e único guardião androide ou apenas o último de vários deles. Porém, por ser um produto da alta tecnologia galornesa, nada fala contra ele, especialmente porque as lendas que circulam em Gaalo falam apenas de um guardião deixado para trás.
Embora os residentes não sejam bem-vindos na cidade, Szuker não pode se esquivar da responsabilidade por eles. Por isso, ele fornece-lhes os bens de que precisam para sobreviver (alimentos, aquecedores em miniatura etc.). Contudo, ele deixa as atividades necessárias para todo um exército de robôs em forma de tigela. Devido às circunstâncias externas em constante deterioração, bem como à convivência próxima de representantes dos diversos povos que nem sempre se enfrentam pacificamente, sempre houve na cidade uma certa agressividade e hostilidade subliminares. No entanto, Szuker não podia e não devia permitir conflitos abertos. Apesar disso, se houvesse confrontos, o guardião androide usaria o único meio de poder disponível para ele: ele submetia toda a população. Szuker só conseguiu impor uma paz pelo menos superficial na cidade por meio desse sinal de aviso. Apenas na cidade central, chamada Coração-Cinco, Szuker cumpre totalmente sua tarefa. Ali, ele não permite novos residentes, o que é fácil para ele porque Coração-Cinco é cercada por um muro intransponível, cujas poucas passagens ele mantém fechadas. Dessa forma, isolado da azáfama das cidades baixas, ele conseguiu garantir a sobrevivência imaculada dessa área central de Gaalo. Isso é particularmente importante, pois também está localizado ali o Campo das Inscrições, cuja calma e dignidade não podem ser perturbadas em nenhuma circunstância. Quando Perry Rhodan e Reginald Bell apareceram em Gaalo em novembro do ano 1288 NCG, o guardião androide inicialmente os ignorou, como quaisquer outros recém-chegados. Isso só mudou quando os dois terranos conseguiram invadir o centro da cidade. No entanto, ele desistiu de sua tentativa de prendê-los quando descobriu que Rhodan usava um passantum. Isso deixou claro para ele que ele tinha diante de si amigos dos galorneses, especialmente do segundo enviado de Thoregon. Szuker deu a Rhodan e a Bell um tradutor e, depois que Rhodan o convenceu de estar em uma importante missão em Plantagoo, deu-lhe um cristal de memória com dados importantes sobre essa galáxia. Em seguida, ele deixou os dois irem embora. Em abril do ano seguinte, o dragão instalado sob o Campo das Inscrições começou a enviar de volta as partes agressivas das personalidades galornesas que haviam se acumulado ao longo de milhares de anos. Szuker também foi atacado pela agressividade. Quando Rhodan e Bell quiseram penetrar na cidade novamente nesse momento, o guardião androide tentou esmagá-los por meio de campos de repulsão. Para distrair Szuker, eles enviaram sondas controladas remotamente. Quando o androide também tentou agir contra elas, ele acidentalmente se esmagou. Para proteger o dragão, os galorneses mais tarde dissolveram as favelas. Portanto, provavelmente não haverá sucessor para Szuker.
- Capa da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.
Fontes
- PR1815, PR1816, PR1864, PR1875.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Szuker”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.