Energia moldada

Termo tecnológico. Ocasionalmente, também chamada “energia plástica”, trata-se da energia processada em formas sólidas.

Dados Gerais


O objeto, que consiste em energia moldada, é criado e mantido estável pelos chamados projetores de Fourier. As baterias dos projetores de Fourier são fornecidas com programas-padrão, sendo cada programa-padrão responsável por produzir um objeto específico - geralmente uma classe particular de objetos de formato uniforme. Os programas são chamados por sinais que devem ser previamente acordados com os projetores de Fourier por meio de uma sintrônica. Assim, um dispositivo pode converter energia em qualquer objeto pseudo-material aparentemente sólido. As perdas de radiação forçam um suprimento de energia para garantir a estabilidade dos objetos com energia moldada. A energia moldada com perdas de radiação muito baixas ou mesmo estrutura amplamente estável também é chamada de projeção de matéria. Alguns povos extraterrestres, como os lares, foram capazes de construir naves espaciais inteiras dessa maneira; entre os hathors esse material foi chamado de Estruturas. A energia moldada é usada em naves espaciais terranas principalmente para resolver tarefas mais simples, como criar conveses de carregamento, escotilhas de hangar ou passarelas. Essa técnica de criação de “moldagem” energética é muito difundida nos estaleiros. Após o uso, as estruturas criadas podem ser convertidas novamente em energia livremente utilizável com perda mínima. Com o aperfeiçoamento dessa tecnologia, a economia de energia pôde ser realizada em larga escala, pois nada é jogado fora após o uso, mas reaproveitado em sua forma mais pura. Por enquanto, a formação de energia plástica ainda depende de projetores que garantem o fornecimento de energia. A idade real da energia moldada pode começar quando uma estrutura, uma vez criada, mantém sua forma e permanece estável sem nenhum suprimento de energia adicional de projetores ou baterias. A tecnologia terrana aproveitou o conhecimento dos lares sobre moldagem e aquisição de energia. A energia necessária é retirada do hiperespaço (com a ajuda do captador hipertrop) e armazenada nas baterias gravitraf. A grande vantagem da energia moldada é que os objetos em questão podem ser dissolvidos novamente a qualquer momento. A energia flui de volta para um centro de energia moldada e pode ser utilizada imediatamente outra vez para novos propósitos. A partir da energia plástica, é concebível qualquer tipo de objeto de uso cotidiano — de talheres a arranha-céus. Outro exemplo é representado pelas fuselagens, paredes e conveses das naves CEV dos lares.

Modo de funcionamento


Para a geração de objetos energeticamente formados necessita-se de projetores especiais. Se a projeção é interrompida, então o objeto da energia moldada dissolve-se em poucos segundos. A grande vantagem é que objetos feitos de energia moldada podem ser 100% convertidos de volta em energia - e, portanto, não ocupam mais espaço. A energia não é perdida e pode ser usada imediatamente para outros fins. O campo de aplicação da energia moldada cobre um amplo espectro: De itens do dia a dia, como campos acústicos, assentos ou paredes divisórias variáveis, até portas de hangar energéticas, cúpulas pressurizadas ou edifícios inteiros, praticamente tudo é concebível. A energia moldada também é usada em tecnologia médica, por exemplo, para paredes protetoras antissépticas. Outra área de aplicação são as obras de arte e os monumentos. O objeto projetado pode ser visível, invisível ou transparente. Uma séria desvantagem da energia moldada é a forte radiação espalhada dos projetores de energia moldada (ou lançadores de energia moldada), que podem ser facilmente localizados a uma distância de várias dezenas de anos-luz.

A projeção de matéria

Uma versão mais avançada da energia moldada é a projeção de matéria. As projeções de matéria permanecem estáveis, com meia-vida de vários anos a milênios, mesmo depois que os projetores foram desligados. Eles podem ser construídos como matéria normal e depois convertidos de volta em energia. Essa técnica é usada, por exemplo, nas fábricas cósmicas. Os terranos também obtiveram os valores medidos dessa fonte para desenvolver eles próprios a projeção de matéria. Nathan usou a energia moldada para criar o ser Rafael. Os projetores corporais das estações dos viajantes da rede foram usados ​​para gerar temporariamente um corpo de projeção para uma consciência incorpórea. A superinteligência Aquilo usou projeções de matéria, por exemplo, para proteger e ocultar o acesso ao pavilhão da Charada Galáctica na agulha rochosa Stardust no planeta Aveda no sistema Stardust. Outra manifestação da projeção de matéria é a matéria efêmera dos spentas. Os progenitores-tt do Tribunal Atópico baseiam-se na técnica da projeção de matéria.

Energia moldada mais rápida que a luz

Os melhores cientistas do povo dos sooldocks desenvolveram o Arratur antes da guerra civil: Uma espécie de instalação de rádio com o qual se pode enviar energia moldada modulada no hiperespaço.

Sistemas de armamento

Energia moldada negativa

O povo dos irtuffenos (um dos clãs do Loolandre) tem um sistema de armamento com o qual a energia moldada negativa pode ser disparada. A energia moldada negativa então inunda um certo volume de espaço. Quando uma espaçonave se move por essa área em voo subluz, uma espécie de efeito de atrito remove a energia cinética dele até que a espaçonave chega a parar. A energia moldada negativa não pode ser repelida com campos paratron.

Bunker

O povo dos fyrenses (também um dos clãs do Loolandre) possui o chamado canhão de bunker. Provavelmente ele é extremamente volumoso. O canhão de bunker cria fios de energia energeticamente formados que podem envolver naves espaciais. Campos defensivos até a classe paratron e armas com efeitos energéticos normais são impotentes contra isso. Os fios de energia podem formar instalações e transmissores bipolares.

História


A energia moldada já era conhecida pelos hathors, que a chamavam de Estruturas. O Estruturas distingui-se na medida em que está a carregar-se repetidamente. A energia moldada é conhecida dos terranos desde o primeiro contato com os arcônidas, pois os campos defensivos das naves espaciais nada mais são do que energia moldada. Um tipo adicional da utilização da energia moldada eram as espaçonaves CEV dos lares. Tanto a fuselagem como também os conveses e paredes das espaçonaves lares consistiam em energia moldada. Os greikos também a empregavam, contudo apenas para fins pacíficos (por exemplo, camas de luz). A hiperimpotrônica Nathan usou energia moldada para criar o ser Rafael. Uma versão mais avançada da energia moldada é a projeção de matéria. Os siganeses construíram os primeiros projetores de matéria no início do século XXXVI, aos quais Perry Rhodan e a tripulação da nave SOL puderam recorrer no ano 3540 ao recuperar os repositórios de alta energia escondidos na Lua. Por volta do ano 1300 NCG, a LTL desenvolveu a projeção de matéria com base no conhecimento científico obtido durante a exploração da fábrica cósmica Matéria. As galerias de hangar da classe Descobridor, por exemplo, consistiam em projeções de matéria. Desde o hiperchoque de setembro do ano 1331 NCG, o uso da energia moldada diminuiu devido ao aumento da demanda de energia. A tecnologia de energia moldada mais desenvolvida, como a tecnologia espectral dos spheros ou as conchas e partes do interior das luzes de batalha da Monarquia Frequencial, dificilmente são afetadas pelo aumento da hiperimpedância.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR696, PR701, PR748, PR754, PR767, PR858, PR945, PR1127, PR1180, PR1302, PR1304, PR1307, PR1309, PR1324, PR1340, PR1343, PR1973, PR1987, PR2247, PR2394, PR2508, PR2524, PR2607, PR2724.
  • Atlan nº 823.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Formenergie”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Ciclos: O Concílio / Afilia / Bardioc / Os Castelos Cósmicos / A Hansa Cósmica / A Armada Infinita / Cronofósseis / Os Viajantes da Rede / Os Cantaros / Os Ennoxes / O Grande Vazio / As Ayindis / Os Tolkandenses / Matéria / A Residência Solar / O Império Tradom / O Oceano Estelar / Terranova / Stardust / Neuroverso / O Tribunal Atópico / O Herói de Árcon / Rei da Atlântida / As Aventuras da SOL / Em Nome dos Cosmocratas / Trilogia de Árcon / Centauri / Obsidian / Os Lordes-Juízes / A Estrela Escura / Intramundo / Poeira Flamejante / Marasin. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: