Abruse
Entidade cristalina, uma forma de vida que chegou a abranger muitas galáxias no Arresum (o chamado “lado negativo” do Universo, oposto ao Parresum, o “lado positivo” ou o “nosso” lado).
Dados Gerais
O nome vem das ayindis, sendo que com os barrayds o termo comum é abrutian. Sua radiação é capaz de matar qualquer forma de vida que dela se aproxima, fazendo essa vida ressurgir em forma cristalina. Com exceção das áreas vitais cada vez menores das ayindis e dos barrayds, o Arresum aos poucos ficou completamente sob a influência destruidora da vida do Abruse. No entanto, no Arresum, essa radiação não tem efeito em coisas vivas que vêm do Parresum.
História
No ano 1218 NCG, uma expedição com a nave de longa distância BASE, liderada por Perry Rhodan, conseguiu encontrar e destruir o coração do Abruse, uma nuvem de poeira cristalina que, na verdade, é o próprio inimigo, provocando o fim do Abruse. Em seguida, foram criadas três regiões de vida no Arresum, nas quais a superinteligência Aquilo depositou os vinte bilhões de consciências que ele havia absorvido no ano 3581 AD. Pouco depois, descobriu-se que o Abruse havia sido criado através de experiências malsucedidas dos sete Poderosos, que fizeram surgir a antivida, e essa se desenvolveu para o Abruse.
Fontes
- PR1702, PR1708.
- Fanzines: Informativo Perry Rhodan nº 38, Nathan nº 09 (PRFCB).
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Abruse”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.