Paracapacidades

Dons parapsíquicos e sobrenaturais de mutantes e povos específicos.

Rastreador cappin

Devido ao fragmento cappin e suas reações aos pedoimpulsos, Alaska Saedelaere é valioso para os terranos como rastreador cappin. No entanto, inicialmente surgiram dificuldades com Lorde Zwiebus, que podia sentir o fragmento cappin e, portanto, considerava Alaska como um cappin. Durante a expedição do tempo no ano 3433, o fragmento cappin no rosto de Saedelaere, através de uma biorradiação, conseguiu se impor. Desse modo, ele feriu gravemente a médica drª. Cláudia Chabrol.

Telecineta

Designação para um ser que possui a capacidade parapsíquica que permite a movimentação de coisas e objetos à distância com a simples força da vontade. Alguns mutantes conseguiram suas capacidades devido às mudanças genéticas causadas por radiações atômicas. A estrutura de seus cérebros sofreu alterações em consequência dessas radiações. Certas capacidades ociosas da mente foram despertadas e desenvolvidas. Um povo conhecido dotado de capacidades paranormais é o dos ilts ou ratos-castores: todos eles são telecinetas naturais.

Metabioagrupadora

Pessoa detentora da capacidade parapsíquica do metabioagrupamento. O portador desse dom é capaz de retirar ácido timonucleico do núcleo celular, pode obrigar os vacúolos a migrar para fora do plasma celular, tem a possibilidade de provocar a divisão das células, estender o citoplasma granuloso até formar um fio e insuflar ergastoplasma no núcleo celular. Dessa forma, pode induzir mutações fascinantes nas células. Até lhe é possível reagrupar bilhões de culturas de células ao mesmo tempo, provocando sua explosão. É a capacidade mutante de Irmina Kotschistowa.

Teleportação

Paracapacidade. A teleportação é a capacidade psi que permite, ao ser dotado psionicamente dela, a transferência de um lugar para outro através da concentração mental - pela força única e exclusiva da vontade. O “salto” por um continuum superior ocorre sem perda de tempo; isso é comparável a uma transição de uma espaçonave. A atmosfera no ponto de rematerialização é, aparentemente, deslocada sem problema pelo corpo do teleportador. O vácuo que ele deixa atrás de si no salto é preenchido pela atmosfera espremida para dentro com um audível plop!

Pedotransferidor

Designação de paradotados. São indivíduos do povo cappin que tiveram partes improdutivas ou ociosas de seus cérebros ativadas, tornando-se dessa forma capazes de assumir outras criaturas pela chamada pedotransferência. Eles utilizavam essa capacidade para espionar e subjugar outras raças.

Telepsimatia

Capacidade parapsi. Permite transportar qualquer tipo de matéria diretamente para dentro de outro corpo, onde ela é rematerializada novamente, mesmo sem aparelho de recepção, tal qual podiam fazer antigamente os lendários transmissores fictícios do superser Aquilo. É bem verdade que, para isso, o paradotado precisa abranger o alvo opticamente, ou então criar uma concepção dele por meio de um contato individual através de radiações. Ribald Corello possui o dom da telepsimatia.

Supercarregador individual

Capacidade parapsi. Por trás dessa designação, esconde-se uma capacidade que qualquer sacerdote anti do culto de Baalol possui. Ribald Corello também a possuía. Com essa capacidade, é possível reforçar em muitas vezes qualquer campo defensivo energético. Empregado de outra maneira, isso também permite que alguém utilize a hiperenergia de outra forma.


 

Piloto do vácuo

Capacidade parapsíquica. Designação dada aos vincraneses que trabalham como pilotos de espaçonaves no interior da nebulosa escura Punho de Provcon. Também são chamados de rastreador de vácuorastreador de passagens ou rastreador de trilha. São chamados assim devido à sua capacidade de rastrear as passagens pelas trilhas energéticas variáveis dentro da nebulosa. Cientistas terranos continuam pesquisando o segredo desse sexto sentido dos vincraneses. Enquanto isso, estes mantêm o monopólio de pilotos do vácuo.

Páginas