Saúde e Biologia

Conceitos de medicina, biologia, fauna, flora e assemelhados da narrativa.

Thunam

Flora. Planta muito produtiva, cultivada pelos herreachs no planeta Trokan.

Dados Gerais


A erva finamente ramificada cresce até dois metros de altura e produz frutas em intervalos curtos, que serve como um importante alimento para os herreachs. A thunam é extremamente pouco exigente e prospera surpreendentemente bem nos campos estéreis. Para os herreachs, é recomendado cultivar os campos com a thunam alternadamente com a bloom, uma outra erva, ou cultivar ambas na vizinhança.


 

Peste do centro

Termo da medicina e expressão terrana que designa um tipo de doença. Os homens entendidos em medicina têm um nome latino bem comprido para ela.

Alergia de Kybsoon

Doença, uma enfermidade discricionária, também chamada de síndrome de Kybsoon. A alergia foi denominada em referência a um médico dos primeiros anos das viagens espaciais terranas e que foi o primeiro a estudá-la.

Munarquon

Saúde e Nutrição. Ele é um medicamento que tem sido utilizado, pelo menos no ano 3587, pelos terranos como psicofármaco.

Jewelly

Fauna. São seres que foram utilizados no interior do helk Nistor. Eles ganharam seus nomes a partir da exclamação “por Jewely!”, emitida pelo siganês Sirke Fogel.

Cristais canibais

Termo biológico da fauna. Forma de vida cristalina encontrada no Vale dos Ossos, no planeta Terzrock, também chamado de Big Planet, situado na Grande Nuvem de Magalhães.

Skri-marton

Órgão semiesférico, com cerca de cinco centímetros de altura, que se encontra na parte de trás do lóbulo que constitui a terminação superior do corpo em forma de rim de um loower. Na língua dos loowers, skri-marton significa “a morada da fonte”. O mais peculiar em relação a esse órgão notável é o fato de que o skri-marton não está presente no nascimento, mas forma-se somente nos loowers que são destinados ao honroso cargo de mestre da fonte, através de profundos pensamentos enteléquicos, assim como pela longa meditação dirigida à fonte de matéria.

Pilobolus zaltertepeus matris

Nome dado pelos siganeses da subcolônia de Zaltertepe ao fungo que representava uma ameaça grave para sua existência naquele planeta no ano 3587. Primeiramente, o fungo foi percebido pelos siganeses apenas como uma ameaça para a árvore-garrafa em que a colônia de siganeses vivia. Era característica do fungo que não podia ser interrompido, nem mesmo diante de metal-plástico, secretava bilhões de cápsulas de esporos em determinados intervalos, que agem mortalmente na inalação em siganeses.

Vurguzz

Tipo de bebida alcoólica, um suco verde com vitaminas de porcentagem alcoólica muito alta. Ela é produzida como extrato alcoólico da fruta vurga que cresce apenas no planeta Vurga, situado na Via Láctea. Essa fruta, também chamada baga vurga, é do tamanho de um punho e semelhante ao kiwi. Diz-se que ela tem o efeito de prolongar a vida. O planeta Vurga foi descoberto por uma nave da Frota Explorer (a Ex-313) que caiu lá. O nome “vurguzz” vem alegadamente de Gucky; na terminologia iltiana, “uzz” significa algo como lágrimas do céu.

Páginas