Sociedade e Cultura

Conceitos sociais, religiosos, culturais, artísticos, esportivos e econômicos da narrativa.

Doutrina de Szonkar

Filosofia desenvolvida originalmente pelo herreach Szonkar, da cidade de Proeoon, situada no planeta Trokan, a qual mudou o pensamento de gerações desse povo. Szonkar era um herreach bem baixinho, com pernas curtas e menos de dois metros de altura. Ele possuía um órgão nasal lendário, que cobria metade do rosto. Quando Szonkar inflava o órgão nasal, não conseguia mais enxergar direito - e isso acontecia com frequência. Ele tinha o hábito de comunicar claramente suas opiniões a outros herreachs.

Ark Summia

Processo de ativação do “setor lógico” ou “sentido extra” do cérebro dos arcônidas, um componente cerebral normalmente improdutivo nos indivíduos desse povo.

Novo Calendário Galáctico

Novo padrão de contagem de tempo oficial da Liga dos Terrranos Livres (LTL).

Generalidade


Com a fundação da Liga Hanseática Cósmica, a maioria da Via Láctea adotou um novo sistema de calendário. Os novos anos são registrados de acordo com o Novo Calendário Galáctico, que começou no ano 3588 como 1 NCG.

Galax

Padrão monetário instituído no ano 61 NCG com validade em toda a Via Láctea. No âmbito da Liga dos Terranos Livres (LTL), ela substituiu o solar. Isso ocorreu devido à reorganização das condições comerciais na Galáxia ligada à fundação da Liga Hanseática Cósmica. Um galax é dividido em 100 estelares. Como referência, no ano 424 NCG, uma xícara de café custava em torno de 50 estelares, e uma dose de bebida, por volta de 3 galaxes. O valor de 1 milhão de galaxes é chamado de 1 megagalax ou, no linguajar popular, “meia Via Láctea”.

Fator I

Título pelo qual era designado o líder da organização dos senhores da galáxia. Como nenhum senhor da galáxia conhecia o outro pelo nome, eles usavam a palavra “Fator” e um número, que baixava à medida que as capacidades da pessoa eram avaliadas em nível mais elevado. No ano 2406, descobriu-se que, na verdade, o Fator I era a arqueóloga e etnóloga lemurense Mirona Thetin. Quando sua identidade foi revelada, foi um tremendo choque para todos, principalmente para o arcônida Atlan, que se apaixonara por ela. Era uma mulher de beleza impressionante.

Reator instantâneo

Título. Designação dada a Perry Rhodan pelos psicólogos da então Força Espacial dos Estados Unidos por causa de sua reação extremamente rápida, quase sobre-humana, diante de perigos iminentes que põem sua vida em risco. Isso resultou de sua capacidade de se adaptar rapidamente a uma nova situação ou reagir a eventos em um tempo extremamente curto. Essa habilidade fez dele um excelente piloto de provas da Academia de Voo Espacial da Califórnia (AVEC) e, muitas vezes, foi muito útil para ele mais tarde.

Cortador de ventre

Profissão e título. Médico pessoal de personalidades de alto escalão. Título concedido no Grande Império dos arcônidas a médicos experientes, que se destacavam em sua carreira. Muitos deles tornavam-se médicos particulares de altas personalidades da sociedade e do governo. Alguns cortadores de ventre usavam um colar feito de uma liga do metal cholite em torno do pescoço como símbolo de seu alto cargo.

Representante proeminente: Fartuloon.

Guardião do calor

Título dado no planeta Matazema para aqueles dallazenos que possuem uma fonte de calor.

Generalidade


Eles são os dallazenos mais importantes. Esses dallazenos são reconhecíveis pelo rosto adornado com cores azuis e, no queixo, brilham três minúsculas pedras preciosas. As fontes de calor existiam numa nova colônia, sobre a qual se dizia que logo seria a cidade mais rica de Matazema.

Ladônia

Obra de arte alienígena. Essa era uma das psicopeças dos pré-zwotters, destruída no ano 3587. Esta psicopeça era uma escultura feita de material branco, representando uma figura humanoide entrelaçada com cordas semelhantes a lianas. A psicopeça Ladônia foi usada no ano 3587 por Boyt Margor para trazer os halutenses da base no planeta Varsok sob seu controle. Isso foi frustrado pelo Guardião da Luz Tengri Lethos que, em vez disso, usou a psicopeça para executar um salto evolutivo com os zaphars, uma forma de vida cristalina do planeta Toorgus.

Páginas