Sociedade e Cultura

Conceitos sociais, religiosos, culturais, artísticos, esportivos e econômicos da narrativa.

Cortador de ventre

Profissão e título. Médico pessoal de personalidades de alto escalão. Título concedido no Grande Império dos arcônidas a médicos experientes, que se destacavam em sua carreira. Muitos deles tornavam-se médicos particulares de altas personalidades da sociedade e do governo. Alguns cortadores de ventre usavam um colar feito de uma liga do metal cholite em torno do pescoço como símbolo de seu alto cargo.

Representante proeminente: Fartuloon.

Guardião do calor

Título dado no planeta Matazema para aqueles dallazenos que possuem uma fonte de calor.

Generalidade


Eles são os dallazenos mais importantes. Esses dallazenos são reconhecíveis pelo rosto adornado com cores azuis e, no queixo, brilham três minúsculas pedras preciosas. As fontes de calor existiam numa nova colônia, sobre a qual se dizia que logo seria a cidade mais rica de Matazema.

Ladônia

Obra de arte alienígena. Essa era uma das psicopeças dos pré-zwotters, destruída no ano 3587. Esta psicopeça era uma escultura feita de material branco, representando uma figura humanoide entrelaçada com cordas semelhantes a lianas. A psicopeça Ladônia foi usada no ano 3587 por Boyt Margor para trazer os halutenses da base no planeta Varsok sob seu controle. Isso foi frustrado pelo Guardião da Luz Tengri Lethos que, em vez disso, usou a psicopeça para executar um salto evolutivo com os zaphars, uma forma de vida cristalina do planeta Toorgus.

Primeiro Terrano

Título do chefe de governo da Liga dos Terranos Livres (LTL). Com a fundação da LTL no ano 3586, foi eleito diretamente também o chefe de Estado - o qual também é responsável por todas as relações referentes à política externa do governo terrano - com o título de Primeiro Terrano. Em 1º de janeiro do ano 3586, Julian Tifflor foi eleito para ocupar o cargo. O resultado final das eleições não o surpreendeu de modo nenhum, pois as pesquisas já haviam indicado que ninguém tinha tão grandes perspectivas de vitória quanto ele.

Ganjo

Título honorífico do soberano dos ganjásicos na galáxia NGC 4594 ou Gruelfin.

Fonte Primordial

Conceito da sociedade dos lares, uma crença tradicional de que toda a vida se origina de uma fonte primordial e, no final, retornaria para esta. Essa crença é tão antiga quanto o próprio povo lare. Isso mostra que os lares - mais ou menos - acreditam em uma forma de renascimento. Para preservar essa tradição, eles realizam a Festa da Ponte Primordial. Ela é a maior de todas as festividades dos lares com base religiosa. Para eles, é realmente um acontecimento sagrado. Ela é celebrada a cada onze anos (correspondentes a cinco anos lares).

Inecialista

Profissional. Cientista que se ocupa com a integração extracerebral (abreviada para INEC, da qual deriva inecialismo, que é um ramo científico controverso e não oficial). Os inecialistas entendem-se, similarmente aos nexialistas, como generalistas e seguem o antigo lema: “O todo é maior do que a soma de suas partes”. Sua atuação, muitas vezes, é pouco convencional e é caracterizada pela improvisação. A integração extracerebral começou no início do século XXIV.

Robotólogo

Profissão. Também chamados de robóticos, são todos os cientistas e técnicos que se ocupam com a construção e manutenção de robôs. A formação de robotólogo é adquirida numa faculdade de robotologia. Foi onde, por exemplo, Galto Quohlfahrt adquiriu seus conhecimentos mais importantes em robotologia, antes de se infiltrar no meio dos pos-bis.


 

Técnico-rastreador

Profissão dos zaphoorenses. Eles pertenciam à tribo dos zaphoorenses da Irmandade dos Técnicos-Rastreadores, que viviam no castelo cósmico de Murcon. Os técnicos-rastreadores eram responsáveis pela gestão do patrimônio técnico dos zaphoorenses. Sua tarefa era se responsabilizar pelas espaçonaves de propriedade dos zaphoorenses. Eles eram as únicas pessoas da Grande Hospedaria (como todos os zaphoorenses chamavam o castelo cósmico) que entendiam algo sobre as espaçonaves e a viagem espacial.

Páginas