Sociedade e Cultura

Conceitos sociais, religiosos, culturais, artísticos, esportivos e econômicos da narrativa.

Primeiro Mecânico de Sentimentos

Sociedade/Título. O termo “mecânico de sentimentos” designa uma paracapacidade, a capacidade parapsíquica de medir fluxos emocionais de pessoas isoladas ou mesmo de grupos maiores de pessoas e analisá-los, lendo assim os respectivos estados de humor. O Primeiro Mecânico de Sentimentos conhecido é Galbraith Deighton, cuja capacidade especial foi treinada na Emocioacademia, com sede na cidade de Terrânia.

Quarto Enviado de Thoregon

Título. Foi assim que a criatura humanoide de origem desconhecida encontrada por Kummerog se apresentou a ele.

Descrição Física


Era alto, com cerca de 2,20 m de altura, bastante esguio, e sua pele era prateada. Seu corpo tinha apenas 30 centímetros de largura, e seus membros eram extremamente finos e frágeis.

Velho da Montanha

Nome com o qual o ex-pesquisador da Imperatriz de Therm Douc Langur era conhecido pelos betschidianos em Chircool, onde ele vivia como um eremita no planeta. Ele morava em uma montanha ao norte do vilarejo dos betschidianos e às vezes intervinha em favor deles, permanecendo sempre invisível. Ele deu a Claude St. Vain, o líder dos betschidianos, uma arma de radiação para que pudesse proteger o vilarejo dos perigos. Havia um space-jet e um planador disponíveis para ele.

Xenopsicólogo

Cientista especializado, que se ocupa com o estudo dos fenômenos universais que ocorrem fora dos limites estritos de determinado planeta, ou seja, se ocupa com o estudo da mentalidade de seres estranhos à sua espécie. Isso só pode ser feito empiricamente, o que leva repetidamente a mal-entendidos e equívocos grosseiros. No entanto, um estudo da psique de seres inteligentes alienígenas é essencial para uma compreensão mais profunda e uma coexistência pacífica de todos os povos.

Doutrina de Szonkar

Filosofia desenvolvida originalmente pelo herreach Szonkar, da cidade de Proeoon, situada no planeta Trokan, a qual mudou o pensamento de gerações desse povo. Szonkar era um herreach bem baixinho, com pernas curtas e menos de dois metros de altura. Ele possuía um órgão nasal lendário, que cobria metade do rosto. Quando Szonkar inflava o órgão nasal, não conseguia mais enxergar direito - e isso acontecia com frequência. Ele tinha o hábito de comunicar claramente suas opiniões a outros herreachs.

Ark Summia

Processo de ativação do “setor lógico” ou “sentido extra” do cérebro dos arcônidas, um componente cerebral normalmente improdutivo nos indivíduos desse povo.

Novo Calendário Galáctico

Novo padrão de contagem de tempo oficial da Liga dos Terrranos Livres (LTL).

Generalidade


Com a fundação da Liga Hanseática Cósmica, a maioria da Via Láctea adotou um novo sistema de calendário. Os novos anos são registrados de acordo com o Novo Calendário Galáctico, que começou no ano 3588 como 1 NCG.

Galax

Padrão monetário instituído no ano 61 NCG com validade em toda a Via Láctea. No âmbito da Liga dos Terranos Livres (LTL), ela substituiu o solar. Isso ocorreu devido à reorganização das condições comerciais na Galáxia ligada à fundação da Liga Hanseática Cósmica. Um galax é dividido em 100 estelares. Como referência, no ano 424 NCG, uma xícara de café custava em torno de 50 estelares, e uma dose de bebida, por volta de 3 galaxes. O valor de 1 milhão de galaxes é chamado de 1 megagalax ou, no linguajar popular, “meia Via Láctea”.

Fator I

Título pelo qual era designado o líder da organização dos senhores da galáxia. Como nenhum senhor da galáxia conhecia o outro pelo nome, eles usavam a palavra “Fator” e um número, que baixava à medida que as capacidades da pessoa eram avaliadas em nível mais elevado. No ano 2406, descobriu-se que, na verdade, o Fator I era a arqueóloga e etnóloga lemurense Mirona Thetin. Quando sua identidade foi revelada, foi um tremendo choque para todos, principalmente para o arcônida Atlan, que se apaixonara por ela. Era uma mulher de beleza impressionante.

Páginas