Adlateno

Povo inteligente e não humano, habitante da galáxia Plantagoo, cujos indivíduos servem aos galorneses como intermediários e auxiliares de realização. Eles estão tão intimamente envolvidos que podem ser considerados como um povo auxiliar. Seu planeta natal é um mundo desértico de nome desconhecido no sistema Paraeen, em cujo quarto planeta Bushtam os galorneses viveram por 3.000 anos.

Descrição Física


A aparência dos adlatenos pode ser descrita grosseiramente como humanoide. Os adlatenos têm em média cerca de 1,50 m de altura com uma largura de ombro de cerca de 30 cm. Seu corpo branco, cristalino e esbelto parece consistir apenas de ossos. Os pés parecem pistilos de cerca de 10 cm de diâmetro, com centenas de ossinhos de cerca de 1 cm de comprimento saindo das solas dos pés. O mais impressionante são as orelhas em forma de concha de aproximadamente 20 cm, que podem ser giradas em quase qualquer direção. O rosto, com a área da boca saliente, parece o rosto de um primata. Sua dieta é um tanto inusitada: os adlatenos se ancoram no chão de pedra com os pés batidos ou os mergulham em uma solução salina mineral. Dessa forma, eles obtêm os nutrientes de que precisam. No entanto, eles não obtêm a energia que seus corpos precisam dessa maneira. Eles simplesmente giram as orelhas em um ângulo favorável ao sol (o que acontece por reflexo) e convertem a energia solar incidente diretamente em energia química. Embora não se espere, seus corpos são capazes de feitos atléticos semelhantes aos de outros povos humanoides de estatura comparável.

Características Psicológicas


Psicologicamente, são muito obedientes. Essa seriedade com que cumprem suas tarefas pode chegar, às vezes, até a teimosia.

Adlatenos conhecidos


Alguns adlatenos conhecidos são:

  • Foremon (guardião do domo-cogumelo na planície do planeta Galorn), Ogondor (comandante da nave Hogobanden).

História


Os adlatenos têm sido um povo auxiliar leal dos galorneses por milhares de anos e agiram em nome de seus mestres onde quer que os galorneses não pudessem fazê-lo devido ao anonimato escolhido por eles mesmos. Eles se originaram no sistema Paraeen, onde evoluíram em um planeta desértico e foram descobertos pelos galorneses. Os adlatenos servem os galorneses em muitas áreas diferentes de responsabilidade. Por exemplo, muitos adlatenos foram usados como superintendentes dos robôs na construção do baluarte heliotiano. Outra área de tarefa essencial é o transporte do hormônio kasch-phee do planeta Tasch-Term para a Nuvem Pentriana. Ali, os adlatenos servem como comandantes das naves cúbicas dos tasch-ter-mans e são referidos por esses como divindades frágeis.


 

Créditos: 
  • Capa da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.

Fontes


  • PR1814, PR1835, PR1843, PR1853, PR1998.
  • Fanzine: Informativo Perry Rhodan nº 40.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Adlaten”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: