Ambriador

Galáxia-anã irregular que faz parte do Grupo Local, que é a concentração de poder da superinteligência Aquilo. O nome lare Forn-Karyan significa “Pequeno Ciclone”.

Nota: No glossário do episódio PR2427 (da edição alemã), Ambriador também é referida como IC 5112. Isso é um erro, o nome correto é IC 5152.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Nome de catálogo: IC 5152
Outro nome: Forn-Karyan (larion)
Distância para a Via Láctea: 5,348 milhões de anos-luz
Tipo: Irregular
Massa: 250 milhões de massas solares
Velocidade radial: 116 km/s
Povos conhecidos: Alteranos, kartaninos, keloskianos, lares, maahks, moefonenses, pos-bis, screews, ueebas
Concentração de poder: Aquilo

Dados Gerais


A galáxia se estende por uma área espacial de 8.400 por 7.000 por 1.500 anos-luz. Hipertempestades extremamente fortes ocorrem constantemente na área de Ambriador. Isso cria condições hiperdimensionais que tornam difícil ou impossível o uso de qualquer tecnologia 5-D. Não é possível entrar em contato com áreas fora da galáxia via hiper-rádio. Transmissores, propulsores de transição e canhões conversores não funcionam ou não funcionam de forma confiável dentro de Ambriador. As sintrônicas também não funcionam se não puderem ser adequadamente protegidas contra as condições hiperdimensionais de Ambriador. Além disso, a galáxia age como um “ímã” sobre toda a matéria, que é sugada pelos abismos de Tryortan pelo menos nas proximidades do Grupo Local, mas provavelmente também em outras galáxias. Essa matéria - maioritariamente deformada, mas em casos raros também mais ou menos intacta - é transportada para Ambriador sem qualquer perda de tempo. Dessa forma, diferentes povos do Grupo Local e de outras galáxias chegaram a Ambriador em momentos diferentes. Nenhum desses efeitos foi observado desde o aumento da hiperimpedância no ano 1331 NCG. Todas essas características especiais surgiram do acidente da espaçonave Tragtdoron em Ambriador. Uma esfera material de Tragtdoron que caiu parcialmente de volta ao espaço normal dobra o espaço, o tempo e a “pentadimensionalidade” e cria uma conexão entre eles. Tem, portanto, um efeito perturbador na estrutura espaço-tempo e no hiperespaço; essencialmente, não é a galáxia em si, mas Tragtdoron que é o atrator do hiperespaço que atrai a matéria sugada pelos abismos de Tryortan.

Sistemas estelares conhecidos

  • Alter, Blossom, Challenge Sun, Early Bird, Fênix, Gêmeos Woolver, Golth, Illindor, Kanton, Lágrimas de Archer, Orombo (sol), Takrone.

Planetas e luas conhecidos

  • Alter IV, Altera, Astaro, Big Bad Blue, Blo VII, Bluebelle, Caligo, Challenge, Dreydon, Ferrenth, Fort Blossom, Fort Kanton, Gar-Lan, Gloygtrem, Golthonga, Green Hills, Hat-No, Hera, Kogar, Larhat, Mundo dos Oitante Sóis, Nova Szechuan, Orombo, Pakuri, Pasiuk-Xi, Sor-Oggan, Strega, Terra Incognita, Xi’An.

Outros setores

  • Ereton/A: Recife de hipertempestade com diâmetro de 50 anos-luz, a aproximadamente 125 anos-luz de Illindor. Pertence a um setor de 1.000 anos-luz onde fortes hipertempestades ocorrem com mais frequência. Esse setor fica na linha direta entre o sistema Blossom e Illindor.

Quadrantes e povos

  • Westside: Área de influência do Império de Altera, povoada por descendentes de terranos. População: Aproximadamente 29 bilhões de alteranos. Ali é falado o alteraniano.
  • Northside: Área de influência dos pos-bis.
  • Eastside: Escassamente povoado por maahks, screews, moefonenses e vários outros povos, incluindo os kartaninos.
  • Southside: Área de influência do Trovent lariano. A língua franca ali é o larion.
  • Região central: Keloskianos e ueebas vivem em Pakuri.

História


Por volta do ano 15.000 AC, Tragtdoron encalhou em Ambriador e começou a mudar as condições hiperfísicas da pequena galáxia.

Os colonos estrangeiros

Cerca do ano 6.000 AC (11.000 anos antes do início da Guerra dos Pos-bis do ano 1307 NCG): Os keloskianos souberam desse evento e voaram para Ambriador com várias naves espaciais para proteger o objeto. Pouco depois, oito naves Boxes dos pos-bis chegaram a Ambriador. Os pos-bis colonizaram o Mundo dos Oitenta Sóis e se espalharam por Ambriador. Evitaram o contato com outros povos. Eles foram pacificados pelos keloskianos com o circuito Sete Cabeças e participaram da construção da balsa de Tragtdoron. No ano 2409 DC: Um comboio de naves colonizadoras terranas foi transportado por um abismo de Tryortan para Ambriador. Onze naves fizeram um pouso de emergência em Altera. Uma décima segunda nave ficou perdida. Nos séculos seguintes, os alteranos construíram um pequeno reino estelar: o Império de Altera. Em um momento desconhecido, uma frota lariana composta por 22 espaçonaves CEV partiu de Larhatoon para voar para outra galáxia do Hetos dos Sete. As naves foram transferidas por um abismo de Tryortan para Ambriador, que os lares denominaram Forn-Karyan (que significa “Pequeno Ciclone”). Três naves CEV foram perdidas. Depois de séculos, as naves restantes alcançaram o sistema Illindor e ali fundaram o Trovent. Como os povos do Eastside estavam apenas começando a se expandir e os lares se comportavam de forma arrogante e agressiva com os demais povos, praticamente não houve contato comercial e nenhum intercâmbio cultural entre os povos dos quatro quadrantes de Ambriador. Em um momento desconhecido, a Hansa Cósmica explorou os arredores de Ambriador, contudo, cancelou a exploração devido às condições ali prevalecentes. Nenhuma informação foi obtida sobre as condições dentro da galáxia. No final do século XIII NCG, alteranos, lares e pos-bis se reuniram para uma conferência informal para trocar experiências sobre os abismos de Tryortan. Contudo, devido a diferenças irreconciliáveis, não houve mais encontros pacíficos entre esses povos nos anos seguintes. Conflitos armados sobre hipercristais irromperam repetidamente entre alteranos e lares, provocados principalmente pelos lares. Esses conflitos atingiram um clímax sangrento no início do século XIV NCG, mas terminaram com a eclosão da Guerra dos Pos-bis.

Durante a Guerra dos Pos-bis

No ano 1307 NCG: Os até então neutros pos-bis tomaram medidas agressivas contra os outros povos com a indagação (citação) “Vocês são a verdadeira vida?” depois que o cientista lare Verduto-Cruz separou parcialmente o circuito Sete Cabeças do circuito do ódio do Plasma Central do Mundo dos Oitenta Sóis. Em 5 de abril do ano 1343 NCG: Perry Rhodan, Mondra Diamond, Startac Schroeder, bem como os dois pos-bis Nano Jardineiro de Alumínio e Drover e o willy das esteiras Mauerblum voaram do planeta Rundron com uma esfera prateada querionense para Altera. Através de Caligo e do Mundo dos Oitenta Sóis eles chegaram a Pakuri, onde souberam dos planos dos keloskianos em conexão com Tragtdoron. Em 5 de junho, Perry Rhodan e seus companheiros, bem como os keloskianos, chegaram a Tragtdoron. O objeto foi reparado e saiu de Ambriador no dia 6 de junho. Anteriormente os pos-bis foram pacificados pelos keloskianos e deveriam assumir a tarefa de uma força protetora galáctica no futuro. Com a reparação de Tragtdoron, as condições em Ambriador começaram a normalizar. No entanto, esse processo levaria vários séculos.

Durante a ameaça de Traitor

Desde pelo menos no 1346 NCG, Traitor também atuava em Ambriador convertendo planetas em gabinetes para o caotênder Vultapher. Todos os mundos principais dos reinos estelares de Ambriador estavam firmemente nas mãos da Frota Terminal. Em julho do ano 1346 NCG, os condutores da paz Kantiran da Vivo-Rhodan e o semicyno Cosmuel Kain voaram com a Thereme (uma cápsula Oreon) para Ambriador e entregaram alguns torpedos queimadores estruturais aos alteranos. Através da utilização desses e do aparecimento inesperado da Tragtdoron, foi evitada a cabinetização de Altera. Os alteranos também queriam usar os torpedos para proteger planetas habitados por outros povos.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR2426, PR2427.
  • PR- A Guerra dos Pos-bis nº 1 até 6.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Ambriador”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: