Aralon

Quarto planeta do sistema estelar do sol amarelo Kesnar, situado na Via Láctea. O sistema está localizado no grupo estelar M-13. Costuma ser considerado o mundo principal dos aras, onde se encontram alguns de seus dirigentes, e é a central de vendas de produtos médico-farmacêuticos.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Distância para Árcon: 38 anos-luz.
Tipo: Mundo normal de oxigênio.
Duração do ano: 380 dias.
Período de rotação própria: 23h45 min.
Diâmetro equatorial: 12.518 km.
Gravidade superficial: 1,08 g.
Atmosfera: Similar à da Terra.
Povos conhecidos (habitantes): Aras ou médicos galácticos.
Capital planetária: Anteriormente, provavelmente Pasch.

Dados Gerais


Aralon é um mundo normal de oxigênio, um planeta verde, formado por continentes e oceanos, que, visto do espaço lembra a Terra. Suas instalações residenciais e industriais ficam sob a superfície. Um terço do planeta estava escavado, e é onde foram construídas as cidades. A maior parte da superfície estava coberta por gigantescos parques, é o único lugar onde os aras são vistos. O espaçoporto, uma área livre coberta de plástico, com formato quase circular e tendo os edifícios cercando o campo de pouso em forma de anel.

Cidades conhecidas

  • Forungs, Hosool, Moghura e Pasch.

Junto à costa, haviam sido construídos gigantescos túneis de acesso, que, por ocasião das inundações ou das ressacas, eram fechados hermeticamente por meio de dispositivos eletromagnéticos. Só os veículos policiais tinham permissão para voar sobre os edifícios das cidades subterrâneas.

Lugares e paisagens conhecidas

  • Grolturn (um dos mais importantes espaçoportos), Parque de Jetin (um grande jardim não muito longe de Pasch).

História


Por volta do ano 3500 AC, fundação do centro clínico principal. No curso do tempo, Aralon, um planeta altamente civilizado, foi transformado pelos aras num planeta-hospital, para onde acorrem doentes de todas as raças astronáuticas da Galáxia. No ano de 1984, os terranos tomaram conhecimento disso quando precisaram da cura para a hipereuforia que tinha afetado Thora e a maioria dos tripulantes da nave Titan. No ano 2326, o terrano Hendrik Vouner foi caçado ali por causa de seu ativador celular. No ano 2328, o físico terrano Tyll Leyden pesquisou ali o molkex junto com um grupo de cientistas aras. Em dezembro do ano 3580, os aras estiveram envolvidos na fundação da Coalizão da Dignidade dos Povos Galácticos (COPOG). No verão do ano 3587, Aralon foi isolado brevemente pelas espaçonaves-cunha dos orbitantes, enquanto se pesquisava lá as causas do câncer do tremor.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR44, PR45, PR78, PR109, PR154, PR175, PR176, PR376, PR960.
  • Fanzines: Nathan nº 07 e 08 (PRFCB).
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Aralon”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: