Archetim

Entidade. Era uma superinteligência positiva que agiu na Via Láctea por volta de vinte milhões de anos AC. Mais tarde, ela também foi chamada por seus povos auxiliares de Archetim, o Protetor.

Dados Gerais


Ele pacificou os povos de Phariske-Erigon, como a Via Láctea era chamada nessa época, e as galáxias vizinhas. Isso aconteceu cerca de cinco mil anos antes da sua extinção. Pouco se sabe sobre a própria superinteligência e suas peculiaridades. No entanto, ele é descrito como mais antigo e mais poderoso que Aquilo.

Povos auxiliares conhecidos


  • Aeganos, cyprons (aliados), enders, ex-hattayehhs, habbanuus, kaya'kayas, roptas, schohaakenos (povo auxiliar mais importante), sunturns, torrs.

História


Nada se sabe sobre a criação de Archetim e sua origem. Desde a época da sua fase corpórea, ela ainda carregava um medo instintivo da escuridão.

Aproximadamente no ano 20 milhões AC

Ele apareceu em Phariske-Erigon no ano 20.064.820 AC e começou a pacificar as galáxias vizinhas. Sua chegada foi anunciada pelas borboletas. Na época de seu aparecimento em Phariske-Erigon, o Sistema também foi criado, que governou a galáxia mundialmente em seu nome. O planeta Oaghonyr se tornou a sede de Archetim e o centro espiritual da Galáxia no ano 20.064.032 AC. Ele residia ali no Abrigo de Archetim. No ano 20.061.409 AC, houve os primeiros contatos com os algorrianos e com os cavaleiros das profundezas da Catedral de Xanthar. Archetim morreu como resultado da tentativa de remover a negasfera de Tare-Scharm. O seu cadáver — o seu psi-corpus (designação para o “cadáver” de uma superinteligência falecida) — foi enterrado no Sol enquanto o seu reino desmoronou e desapareceu. Milhões de anos depois, o ser espiritual Aquilo, ainda fraco, descobriu esse psi-corpus, que fez do Sol a “joia hexadimensional”. Aquilo se fortaleceu nele até que amadureceu e se tornou uma superinteligência completa.

Aproximadamente no ano 14 milhões AC

Por volta dessa época, a entidade Peregrino se alimentou do psi-corpus para se tornar a superinteligência Aquilo.

Aproximadamente no ano 7 milhões AC

Por volta dessa época, a entidade negativa Gon-Orbhon tentou se alimentar do psi-corpus para se tornar uma superinteligência também. Aquilo o avisou e eventualmente o prendeu em um hipercasulo.

No século XIV NCG

No ano 1304 NCG, a superinteligência negativa Fonte das Almas surgiu no sistema Árcon. Como não teve nenhum contato com o corpus psi antes de sua criação, ela não tinha afinidade com ele e, portanto, não podia simplesmente acessá-lo. Seu plano era deixar Morkhero Fonte das Almas se tornar uma superinteligência no Sistema Solar e então se reunir com ela. Isso foi evitado por uma tentativa de assassinato de Morkhero, realizada por agentes kralasenses e da USO.

No século XV NCG

Posteriormente, o corpus de Archetim, junto com os corpora de outras superinteligências, serviu para construir o Neuroverso, e o seu lugar dentro do Sol foi ocupado logo depois pelo corpus da superinteligência falecida Tafalla.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR2234, PR2267, PR2279, PR2287, PR2323, PR2382, PR2400, PR2404, PR2445, PR2449, PR2494, PR2576, PR2596, PR2597, PR2599, PR2607, PR2616, PR2672, PR2685, PR2699.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “ARCHETIM”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2020.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: