Cavan (Glynth)
Termo biológico da fauna. Espécie de animal semelhante a um cavalo, nativo do planeta Glynth, situado em Thantur-Lok (como o aglomerado estelar M-13 é chamado pelos arcônidas).
Descrição
Os cavans são semelhantes aos cavalos terranos, mas têm pernas mais longas e dentes pontiagudos. Suas quatro pernas finas terminam em garras fendidas. A cauda longa tem dois metros de comprimento. O pescoço também é alongado. O crânio frontal é coberto por grandes placas córneas. Possuem dois grandes olhos facetados. As bordas das aberturas de ar são protegidas por protuberâncias córneas. A crista óssea na testa se estende pelo pescoço e continua como uma crina rígida de cerdas. As orelhas são curtas. Os cavans de Glynth são carniceiros sociais. Eles são usados pelos glyncônidas, como os neoarcônidas que colonizaram Glynth se chamam, como animais de tração e montaria.
História
No planeta Exota Alfa, esses animais velozes e resistentes foram importados há muito tempo; no entanto, ninguém sabe quando isso aconteceu nem quem introduziu os cavans ali. Nesse planeta, os cavans estavam sendo utilizados também para puxar arados nas plantações. No ano 2340, os arcônidas Tharc Yser e Mart Keenra utilizaram cavans para suas viagens em Glynth. Em junho do ano 1402 NCG, Perry Rhodan, Gucky e Sahira Saedelaere, filha de Alaska Saedelaere, estavam em Glynth para viajar dali para o planeta Iprasa. Em busca de Tharc Sanaire, eles receberam três cavans dos glyncônidas para viajar da Ilha do Deus Insondável para a Ilha do Deus Sonhador.
Fontes
- AT18.
- RP-20.
- PR-Árcon nº 9.
- Poeira Flamejante nº 5.
- Glossário: AT0018.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Cavan (Glynth)”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2022.