Cisalhamento discrônico
Fenômeno cronológico.
Dados gerais
Descreve o surgimento de um universo paralelo e a bifurcação resultante das respectivas sequências de tempo. A história de tal universo é perfeitamente consistente com a história de seu “gêmeo” até o ponto de ruptura. As reflexões da targia Aichatou Zakara durante uma conversa com a terrana Mahnaz Wynter abordam a questão de saber se existe ou poderia ter havido mais de um cisalhamento.
Efeitos conhecidos
O conhecido cisalhamento discrônico afeta o universo normal, do qual um universo paralelo se separou no ano… São conhecidos os seguintes efeitos do cisalhamento:
- 1) O Tribunal Atópico do universo normal retirou-se da Via Láctea, e Thez abandonou toda a influência sobre isso. Portanto, esse era um universo que não estava mais ancorado no futuro e prescindia de muito do que até então era importante. A isso também se incluiu o eiris da concentração de poder de Aquilo, que foi essencial para a formação de Thez. 2) A troca de objetos ou pessoas entre os dois “universos gêmeos” (vide, por exemplo, Peregrino, Ernst Ellert). 3) Perturbação maciça na funcionalidade da Cidade Onipresente, cujas breviaturas costumam escolher seus objetivos de forma totalmente errática.
O universo paralelo criado por Thez, por outro lado, é determinístico em termos do surgimento futuro dessa superinteligência.
História
[...]. Em julho do ano 1551 NCG, Opiter Quint e seus companheiros no planeta Peregrino receberam as primeiras pistas, ainda muito vagas, sobre o paradeiro de Aquilo e a natureza do cisalhamento discrônico. Em conversa com o habitante de Peregrino, Merowech, Ernst Ellert soube que a superinteligência não estava presente porque havia dado uma garantia e então tinha que honrar essa. Ao fazer isso, Aquilo deveria ter ido para o “outro lado”. Para não arrastar o mundo-disco também para o outro lado do cisalhamento, Aquilo desmembrou o corpo de Homunk e distribuiu seus membros em Peregrino. A cabeça do androide, encontrada por Ellert no enclave Enceladus, também alegava que Aquilo tinha uma obrigação com Thez e fez um tratado com os fauthenos, segundo o que deve cumprir seus deveres em sincronia com a gênese de Thez. Ernst Ellert seria Ellert do “outro lado”. Atlan obteve outras dicas vagas de Julian Tifflor durante uma conversa a bordo de uma sonda atópica. Consequentemente, diz-se que Thez se retirou do universo, no qual Atlan então deveria permanecer. Esse universo deveria ser aberto e determinável tanto pelo bem quanto pelo mal.
Fontes
- PR2909, PR2919, PR2950.
- Glossário: PR3026.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Dys-chrone Scherung”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.