Clareadora

Categoria de espaçonave extraterrestre. É um dos quatro tipos básicos de naves-cunha que foram produzidos pela Instalação do cavaleiro das profundezas Armadan de Harpoon, a qual está localizada na zona periférica do centro da Via Láctea.

Dados Gerais


As clareadoras representam o segundo tipo de nave-cunha em progressão de tamanho, sendo o primeiro as exploradoras. Seu comprimento básico e largura são de 400 metros. A sua altura é de 125 metros na popa e 60 metros na proa. A fuselagem de metal é cor de ferrugem. Sua tripulação original é formada por orbitantes. Como todas as naves-cunha, essas também têm as pontas da proa levemente inclinadas para baixo, de modo que, vistas numa perspectiva de cima, fazem lembrar quase a forma de um triângulo isósceles, que se assemelha a um enorme bico de pássaro em ataque. A sua propulsão, assim como o de todos os outros tipos de naves-cunha, consiste em propulsores de campo com uma capacidade de aceleração de cerca de 800 km/s². Eles constroem um campo energético artificial que, em interação com o espaço circundante, proporciona a impulsão da nave. O sistema de armamento ofensivo usado pelas clareadoras consiste no radiador desregulante e no radiador de antimatéria, que são os dois tipos de armas conhecidos dos orbitantes. As clareadoras surgem sempre como comandos avançados quando os orbitantes ocupam um novo sistema estelar. Elas servem para sondar a situação e investigar condições inseguras.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR963, PR985.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Keilraumschiff”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2.
Seção do Site: