Condensador potencial

Dispositivo tecnológico extraterrestre de redução molecular.

Estrutura


Pouco se sabe sobre a estrutura das instalações encontradas nos polos de Horror. A estação polar norte, composta por quatro cúpulas de dez quilômetros de altura e também com um diâmetro de base de dez quilômetros, foi destruída pela tripulação da Crest II em dezembro do ano 2400, quando a nave ficou sob a influência dela. A estação polar sul foi danificada por um comando posterior e pela nave Androtest II; contudo, não chegou a ser destruída.

Modo de ação


Através da condensação do potencial atômico e subatômico, objetos antigos e seres vivos localizados na área de efeito da radiação emitida são reduzidos por um fator de mil vezes. Os átomos não são comprimidos, mas sofrem uma redução em sua estrutura, juntamente com seu potencial energético. O equilíbrio do potencial elétrico entre os núcleos atômicos e os elétrons torna-se mil vezes menor do que antes. Com isso, os átomos individuais não se contraem simplesmente em mil vezes seu volume, o que significaria que a massa e o peso teriam que permanecer tão altos quanto no estado normal (comparável à compressão atômica em estrelas muito pesadas). Pelo contrário, a massa e o peso dos corpos afetados diminuem na mesma proporção que o tamanho deles.

História


Os únicos condensadores potenciais que os terranos encontraram estavam estacionados nos polos norte e sul do planeta oco Horror, situado no espaço vazio intergaláctico entre a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda. Esse aparelho foi utilizado como uma arma secreta pelos senhores da galáxia, instalado na superfície de Horror. Foi criado durante a guerra entre os superiores e os chamados pensadores do nível amarelo. Seus construtores foram os "pensadores". Através da radiação do dispositivo, toda a superfície de Horror foi reduzida por um fator de 1.000. Em dezembro do ano 2400, a nave Crest II e sua tripulação passaram por essa experiência ali. A estação polar norte foi destruída durante o processo de redução de tamanho pelos canhões de impulso da Crest II e uma bomba conversora. Nesse momento, no entanto, a concentração potencial não pôde mais ser interrompida. Na esperança desesperada de reverter o processo, a estação do polo sul, idêntica à do polo norte, foi atacada por um comando de ação da Crest II. No entanto, o comando de ação só conseguiu abrir um buraco na parede da cúpula. Mesmo um ataque posterior da Androtest II não pôde prejudicar a estação.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR211, PR212, PR213, PR215, PR216, PR217.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Potential-Verdichter”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: