Conversor Kalup

Dispositivo tecnológico, abreviado simplesmente como kalup, cuja denominação completa é conversor de compensação kalupiano em homenagem ao seu inventor, o dr. Arno Kalup. Era um componente da primeira propulsão linear desenvolvida pelos terranos, a qual foi usada desde o início do século XXII.

Dados Gerais


É um tipo de máquina terrana destinada a um novo sistema de propulsão de naves espaciais. Substituiu o antiquado sistema de transição por hipersaltos. É um aparelho que consome quantidades enormes de energia.

Modo de funcionamento

Seu princípio de funcionamento não se baseia em que a nave acelere durante o processo; ele simplesmente gera um campo esférico de compensação, consistindo em linhas de campo de seis dimensões superpostas, que neutraliza as influências energéticas da quarta e da quinta dimensões. Dessa forma, surge no interior do campo esférico um estado estável de zona de libração, que não se confunde nem se assemelha com a forma existencial do hiperespaço ou do espaço einsteiniano. No interior dessa zona de semiespaço, os feixes de impulsos, que, em condições normais, só atingem a velocidade da luz, são capazes de alcançar velocidades que, conforme a regulagem do campo de compensação, chegam a dez ou a vários milhões de vezes a velocidade da luz. Permite um voo suave e sem as dores causadas pelos hipersaltos.

Velocidade e alcance

A velocidade de deslocamento está diretamente relacionada à quantidade de energia introduzida. Dependendo do grau de blindagem, caracterizado pela compressão energética do campo de compensação, resulta em níveis de velocidade de até milhões de vezes a velocidade da luz. No ano 2400, um propulsor linear comum tinha um alcance de 300.000 anos-luz.

Outros desenvolvimentos

A partir do final do ano 2402, os novos kalups compactos eram conversores menores, no entanto, cada um com um máximo de 400.000 anos-luz, que permitia um alcance significativamente maior. Depois que queimavam, eles poderiam ser ejetados. O conceito tornou possível substituir um conversor inteiro pelo Plano AZTAC em poucas horas a bordo de um tênder de frotas ou em um estaleiro. No planeta Siga, os siganeses construíram um kalup compacto chamado de microkalup, que, no ano 2404, equipou a nave especial Helltiger.

História


Foi inventado pelo professor dr. Arno Kalup a partir dos dados obtidos dos druufs. Em março do ano 2102, foi testado pela primeira vez na nave Fantasy.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR100, PR250, PR268, PR277, PR356, PR368.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Kalupscher Kompensationskonverter”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2.
Seção do Site: