Cosmocrata

Conceito cosmológico. Também chamados de poderes da ordem, os cosmocratas são os mais altos representantes do princípio da ordem no multiverso e são o polo oposto aos caotarcas, com os quais estão em conflito perpétuo; esse conflito está literalmente acontecendo em todo o Universo.

Dados Gerais


Cosmocratas e caotarcas juntos são chamados também de Altos Poderes. Nada se sabe sobre a natureza, aparência ou mesmo forma real dos cosmocratas ou de suas contrapartes. O que é certo, no entanto, segundo o modelo das cascas de cebola da evolução cósmica, é que esses seres representam o nível acima das fontes e dos sorvedouros de matéria. Tudo que se conhece é que eles lutam para promover a ordem pelo Universo.

Formação

Geralmente, os cosmocratas se desenvolvem a partir de uma fonte de matéria.

Espaço vital

Por falta de um melhor entendimento, o seu espaço vital principal é referido meramente como “além das fontes de matéria”.

Primeira menção

Perry Rhodan ouviu o termo cosmocratas pela primeira vez no início do ano 3587 através de Laire, em conexão com a transferência pretendida da nave semeadora Pan-Thau-Ra para o hiperespaço.

Meio de poder


Cosmológico

As fontes de matéria têm influência tanto nesse lado (na área dos universos) quanto no outro lado (o habitat dos cosmocratas). Os detalhes exatos são desconhecidos. Os cosmocratas há muito tempo promovem a vida com naves semeadoras, enxames e instalações semelhantes, a fim de aproveitar suas tendências de promoção da ordem. Nesse lado das fontes de matéria os cosmocratas operam através de “encarnações” como Vishna e Taurec. Ainda assim, essas encarnações são somente projeções quadridimensionais que revelam muito pouco da verdadeira natureza dos seres por trás delas. Além disso, com isso eles perdem a maior parte de suas capacidades quase divinas.

Tecnologia cosmocrata

Uma instalação dos cosmocratas conhecida é a fábrica cósmica (uma verdadeira “fortaleza voadora”). Ali, é produzida a tecnologia cosmocrata de alta qualidade. Outra instalação importante era a Plataforma (uma enorme estação espacial onde Laire recebia os sete Poderosos). Além de naves espaciais e estações espaciais de alta qualidade, as fontes do tempo também estavam disponíveis para transpor longas distâncias em um tempo muito curto.

Espaçonaves e estações espaciais

Entre as espaçonaves dos cosmocratas, incluem-se os OVNIs, muito ágeis e rápidos, usados pelos ovninautas; e as naves semeadoras, que foram utilizadas pelos Poderosos para a distribuição dos bióforos.

Área de influência


Existem várias áreas no universo normal onde seus servos podem ser encontrados: as fontes de matéria e as galáxias Erranternohre (localização da fonte de matéria Gourdel) e Norgan-Tur (onde uma ordem dos cavaleiros das profundezas tem uma catedral).

Auxiliares


Eles estão constantemente à procura de novos ajudantes e povos auxiliares. Além das encarnações, os cosmocratas também fazem uso de emissários e agentes (como os ovninautas e Carfesch), que agem a seu favor neste lado das fontes de matéria e podem influenciar superinteligências e povos. Os agentes dos cosmocratas incluem ainda os sete Poderosos, que, com suas naves semeadoras, espalham vida e inteligência pelo Universo, e, como o Enxame, guiam o desenvolvimento do que eles semeiam. Outros auxiliares importantes dos cosmocratas foram os cavaleiros das profundezas, os povos dos cynos e dos sorgorenos, bem como os robôs humanoides Laire e Samkar. Até a perda de seu olho, Laire funcionou como um intermediário entre esse lado das fontes de matéria e o lado dos cosmocratas. Durante algum tempo os cavaleiros das profundezas foram importantes agentes dos cosmocratas, mas os cavaleiros, Perry Rhodan, Atlan e Jen Salik romperam suas ligações com eles, negando-se a agir exclusivamente no interesse dos cosmocratas. Muitas das raças não vêem mais os cosmocratas como deuses infalíveis, e escolheram tomar o controle de seus destinos através da formação do Terceiro Caminho.

Cosmocratas conhecidos


Não se sabe quantos cosmocratas existem, são conhecidos nominalmente Taurec, Tyrik (que enviou Carfesch) e Vishna.

História


No ano 3458, devido a uma violação das regras durante o jogo de xadrez cósmico, o superser Anti-Aquilo foi banido pelos cosmocratas para a Zona sem Nome por dez unidades relativas de tempo. No ano 3587, quando os castelos cósmicos foram desmantelados pelos desmontadores e transportados de volta para além das fontes de matéria, e as fontes do tempo foram desativadas, Ganerc interpretou isso como evidência de que a fonte de matéria deveria ser manipulada em breve pelos cosmocratas. Durante o mesmo período, os ovninautas foram incumbidos de encontrar uma cura para o câncer do tremor, pois os cosmocratas achavam que a Humanidade era importante demais para deixá-la se extinguir. Os loowers foram contatados e libertados de seu trauma de ver nos cosmocratas seu inimigo. Eles começaram uma nova vida no planeta Alkyra II. Com a ajuda dos ativadores celulares especiais de Perry Rhodan e Atlan, a manipulação da fonte de matéria pôde ser revertida no final do ano 3587. Laire levou Atlan para a área além das fontes de matéria. O último encontro dos galácticos com um “emissário” dos cosmocratas ocorreu no ano 1220 NCG na galáxia Hirdobaan, onde eles se defrontaram ali com o “oitavo Poderoso”, Aachthor. Voltago, que teve um importante papel nesses eventos, também era um “emissário”. Ele foi, mais ou menos, criado por Taurec pela tecnologia cosmocrata.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR649, PR908, PR944, PR960, PR969, PR970, PR978, PR981, PR982, PR1000, PR1799.
  • Fanzines: Nathan 08 (PRFCB), Informativo Perry Rhodan 39.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Kosmokraten”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de).
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: