Cruzador
Tipo de espaçonave. As espaçonaves do tipo cruzador representam a base de muitas frotas espaciais (assim temos na Frota Solar, na Frota da Liga e na frota arcônida).
Dados Gerais
A versatilidade de ação deste tipo de nave é muito grande. Em geral, esta designação refere-se à naves de até 500 metros de diâmetro ou proporções equivalentes. Cruzadores são definidos por sua capacidade de operar de forma independente e sem apoio logístico direto por um longo tempo. Eles servem neste contexto como plataforma tanto para operações científicas como também militares. Seu equipamento de bordo é dispendioso em conformidade e precisa, por causa da ausência prolongada de bases e estações, satisfazer todas as áreas de cobertura necessárias (armazenamento de peças sobressalentes e produção, assistência da tripulação, equipamentos de nave auxiliar). Em ações militares vem ainda um correspondente armamento defensivo e ofensivo forte, assim como, além disso, uma capacidade de comunicação e localização para longas distâncias.
Classes de cruzadores
Militarmente, os cruzadores utilizados em geral são divididos nas seguintes classes:
- Cruzador ultraleve (a partir do ano de 1975 também chamado de girino pelos terranos, a partir do ano 2404 também chamado de corveta), cruzador leve, cruzador ligeiro, cruzador pesado, cruzador de combate (classe Solar, tópsidas), cruzador MF (classe Ceres, classe Odin e classe Vesta).
Em batalhas espaciais, muitas vezes eles são agrupados em grupos maiores. Esses protegem as naves de combate de grande porte próprias e servem para atacar unidades inimigas de grande porte. Em todas as categorias, os cruzadores podem, dependendo da área de tarefas primárias, possuir uma capacidade de transporte distinta das naves auxiliares. Ao contrário da Frota Solar, quase todos os cruzadores das frotas dos séculos XII e XIII NCG tinham instalações de hangar muitas extensas, através da tecnologia da energia moldada também podem ser usados para outros objetivos. Outros povos também conhecem o tipo de nave do cruzador. Um exemplo é a nave Broddom, um cruzador dos kraneses.
Fontes
- PR151, PR227, PR250, PR450, PR492, PR537, PR684, PR730, PR1013, PR1014.
- RP 72, RP 161.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Kreuzer”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.