Cruzador de combate
Tipo de espaçonave. São espaçonaves esféricas dos terranos na ordem de grandeza de 300 a 500 metros de diâmetro (sem a protuberância anelar). O tipo de nave mais comum encontrada com essa designação tem 500 metros de diâmetro de fuselagem. Cruzadores de combate são significativamente maiores do que os cruzadores pesados, que têm geralmente 200 metros de diâmetro. O tipo de espaçonave é diferenciado em cruzadores de combate leve e pesado. O tipo de grandeza seguinte é o couraçado. Cruzadores de combate geralmente têm fortes sistemas ofensivos que se orientam em naves de guerra. O número de suas armas, contudo, naturalmente é muito menor.
Comandante
Um cruzador de combate é comandado por um oficial do estado-maior; esse é pelo menos um major (por exemplo, no ano 2103 na nave Odin), geralmente um tenente-coronel (por exemplo, no ano 2329 na nave Lion), ocasionalmente um coronel (por exemplo, no ano 2106 na nave Alderamin).
Tipos especiais
Um tipo especial de cruzador de combate é o cruzador de combate ligeiro, também conhecido como cruzador de combate ofensivo ligeiro, ou abreviadamente cruzador de combate ofensivo. Comparado aos cruzadores de combate convencionais, ele é caracterizado por propulsores mais potentes e provavelmente armamento significativamente mais poderoso.
Estrutura
Os cruzadores de combate mais antigos na concepção da classe Solar têm 34 conveses principais, que são subdivididos em vários andares parcialmente. As centrais individuais estão situadas no coração da nave e são protegidas especialmente pela sua própria blindagem. 25 poços antigravitacionais e numerosas esteiras deslizantes fornecem um acesso rápido a todos os departamentos. Esses cruzadores de combate conseguem acelerações de 500 a 600 km/s² e têm uma propulsão linear para o voo em velocidade ultraluz.
Classes conhecidas usadas
Classe de nave terrana (Frota Solar)
- Classe Solar (por volta do século XXIV).
- Classe Sodom (século XXV).
Classe de nave arcônida (frota arcônida)
- Classe Fusuf (por volta do ano 8.000 AC).
- Classe Portadora (1170 NCG).
- Classe Termon (a partir de 1180 NCG).
História
Entre os arcônidas, os cruzadores de combate formavam a maior parte da frota e faziam parte integrante da ordem de batalha. Os arcônidas apreciavam esse tipo por sua agilidade e poder de fogo, com os quais podiam ser bem manobrados entre as formações inimigas e conduzidos golpes duros seletivamente. Esse uso corresponde aproximadamente ao uso de cruzadores pesados pelos terranos. Cruzadores de combate geralmente são usados pelos terranos para formar um ponto focal e também servem como naves de comando para grupos de ação. Seu poder de fogo também pode unir forças superiores.
Fontes
- PR117, PR294, PR1101, PR2523.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Schlachtkreuzer”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.